
‘Novas da
Tela’
Comédia com afrodescendentes lidera a semana, enquanto a ‘Sony’ lidera o trimestre.
C&N
“Think like a Man” abriu com
estimados US$ 33 milhões em 2015 cinemas, com uma média por
sala
de US$ 16,377, a terceira maior do ano de um filme lançado em
nível nacional, atrás somente das estreias de “Jogos
Vorazes” (US$ 36,871) e “O
Lorax:
Em Busca da Trúfula Perdida” (US$ 18,830) e
muito
acima de “Para Sempre”, “Protegendo o Inimigo” e “Anjos
da
Lei”.
A
abertura de “Think Like a Man”
foi melhor inclusive do que a de muitos filmes semelhantes,
incluindo os
de Tyler Perry, com exceção de
“Madea Goes to Jail” (US$ 41
milhões). O filme recebeu uma nota ‘A’ da pesquisa CinemaScore, que sobe para
‘A+’ entre os espectadores homens e os menores de 25 anos.
“Think Like a Man”
reforçou o bom ano que a Sony está vivendo. O estúdio
teve até agora quatro filmes na primeira colocação na abertura, sendo três
através do selo de filmes de arte Screem Gems, incluindo “Think Like a Man”, “Para
Sempre” (US$ 124,3 milhões ) e “Anjos da Noite: O Despertar” (o maior
faturamento
nacional e internacional da série). “Anjos da Lei”
da própria Sony
também é um sucesso, já
tendo
faturado US$ 127 milhões, e ainda entre as Top 10, em
sua
sexta semana de exibição. O estúdio já faturou US$ 455 milhões, e
deverá
chegar ao meio bilhão antes do início da temporada de verão. Considerando
que a
Sony tem “Homens de Preto 3”,
“Este é o Meu Garoto” e “O
Espetacular Homem-Aranha” na temporada de verão, vai ser
difícil alguém tirá-la da liderança.
“Um
Homem de Sorte” (The
Lucky One) estreou na segunda posição, com estimados US$ 22,8 milhões. É
a
segunda melhor abertura de um roteiro de Nicholas Sparks, atrás somente de
“Querido John”
(US$ 30,5 milhões). Este é o sétimo filme baseado num livro de
Nicholas
Sparks. “Um
Homem
de Sorte” recebeu uma nota ‘B+’
da
pesquisa CinemaScore. Foi
também a melhor abertura de Zac
Efron
desde “17
Outra Vez”, que abriu com US$ 23,7 milhões. Outros dois
filmes
anteriores de Efron, “Noite de Ano Novo” e “A
Morte e Vida de Charlie” abriram com menos de US$ 15 milhões
cada.
Apesar da
concorrência direta de “Um
Homem
de Sorte”, “Jogos
Vorazes” teve sua menor queda. O filme caiu 32%,
faturando
estimados US$ 14,5 milhões, totalizando US$ 356,9
milhões (a 19ª maior bilheteria de todos os tempos). Em cartaz há 31
dias,
“Jogos
Vorazes” está a apenas US$ 500,000 de “Harry Potter e as Relíquias da Morte -
Parte
2” e poderá fechar com uma
bilheteria
maior do que a de Potter: US$ 381 milhões.
Ficando na
4ª posição, “Chimpanzee” teve uma ótima
estreia
para um documentário. Faturou estimados US$ 10,2 milhões e foi
a
melhor estreia de um documentário sobre a natureza. O público lhe conferiu
uma
nota ‘A’ na pesquisa CinemaScore, e recebeu 77%
de
críticas positivas, segundo o site Rotten Tomatoes.
“Os
Três Patetas”, em
sua
segunda semana, foi um pouco afetado pelo ótimo desempenho de “Chimpanzee”. A adaptação dos
irmãos
Farrelly caiu 46%,
faturando
estimados US$ 9,2 milhões.
“The
Cabin in the Woods” caiu 47% ao faturar US$ 7,75
milhões, o que representa uma ótima sustentação para uma comédia de
horror,
que recebeu uma nota ‘C’ do público na semana passada. E que
significa que o boca a boca positivo funcionou. Em 10 dias, faturou perto de
US$ 27 milhões.
Independentes
- Três filmes independentes com ótimas críticas
estrearam na
semana, mas o preferido foi “Marley”, já disponível em
VOD.
“Marley”
(Magnolia) faturou US$ 260,000
em
42 cinemas, com uma média por sala (MPS) de US$
6,190; “Goodbye
First
Love” (IFC-Sundance Selects) fez US$
21,200 em quatro cinemas, com uma MPS de
US$
5,300; “The Day He
Arrives” (Cinema Guild) faturou US$
3,000 em
uma única sala. Trata-se do quinto filme do
diretor
sul-coreano Hong Sang-soo a ser lançado nos
EUA e o melhor resenhado, mas o público não fez juz.
“Darling
Companion” (Sony
Pictures
Classics) faturou US$ 46,296 em quatro salas, com
MPS de US$ 11,574. É o segundo lançamento
seguido da
Sony de um diretor da velha geração. Na semana passada foi “Damsels in Distress”, de
Whit Stillman, e agora “Darling Companion”,
de
Lawrence Kasdan (“Corpos Ardentes”, 1981, e “O
Reencontro”, 1983). “Darling Companion” tem no elenco
três vencedores do Oscar: Kevin Kline, Diane
Keaton e Dianne Wiest, mas não recebeu boas críticas. O
que
não impediu que o público mais velho fosse conferir.
“My Way”
(Well Go USA) fez US$
16,200 em 22 cinemas, com MPS de US$
736.
Trata-se do filme mais caro já produzido na Coréia e foi um grande
sucesso em seu país. Estreou no cinema mais desejado dos EUA, o Arclight, em Hollywood ,
o
que não impediu que faturasse nele somente US$ 1,500 no
fim
de semana. Lá, as aberturas de US$ 10,000 são normais; “The Moth Diaries”
(IFC-Midnight), já disponível em VOD, faturou
somente
US$ 2,400 em dois cinemas com MPS de US$
1,200
Continuações: o
controvertido “Bully”
(Weinstein) em sua quarta semana, faturou US$
505,000 em 263 cinemas, mais 105 do que na semana
anterior.
Fez uma média por sala de US$ 1,920, totalizando US$
1,530,000; “Damsels in Distress”
(Sony Pictures Classics), na sua segunda semana,
faturou US$ 122,524 em 46 cinemas (+24) com
MPS de US$ 2,664, e bilheteria total de
US$ 319,812.
“Monsieur Lazhar” (Music Box) - em sua 2ª semana,
faturou US$ 157,311 em 33 cinemas (+14), com
MPS de US$ 4,767. Bilheteria acumulada: US$
310,966. Apesar de abrir para mais 14 salas, a
MPS caiu somente 20%, o que é um ótimo sinal.
“Jiro Dreams of Sushi”
(Magnolia), na sua
sétima
semana faturou US$ 160,000 em 70 cinemas. Saiu
de
cartaz em nove salas e perdeu somente 9% de receita; “Salmon Fishing in the Yemen”
(CBS), na sétima semana de exibição faturou US$
670,000 em 446 cinemas. Abriu para mais 11 salas,
mas
manteve uma média por sala de US$ 1,502, acumulando uma
bilheteria
de: US$ 7,059,000. Ficou na 12ª colocação
no
ranking das bilheterias. “Footnote” (Sony
Pictures Classics), em cartaz há oito
semanas,
faturou US$ 190,775 em 93 cinemas (+9), com uma
MPS de US$ 2,051; Acumula uma bilheteria
total de US$ 1,356,496.
Internacional - A melhor bilheteria
internacional da semana
foi
“Battleship - A Batalha dos Mares”
(Battleship) que faturou US$ 58,4 milhões em
9038 cinemas de 50 países, totalizando US$
129,6 milhões. O que ainda está longe do orçamento de mais
de
US$ 200 milhões. Mas deverá chegar lá. A Universal resolveu lançar o
filme um mês antes da estreia nos EUA e Canadá, para não
enfrentar
as Olimpíadas e outros eventos esportivos de peso. Ficou na
primeira posição em 16 países.
Na
segunda posição internacional
ficou o relançamento da Fox “Titanic 3D”, que caiu 65%
em
relação ao fim de semana anterior, com uma receita US$ 34,3
milhões, em 79 países. A China contribuiu com US$ 24
milhões, totalizando US$ 105 milhões. A bilheteria total
de
“Titanic 3D” está em US$
225,7 milhões.
Na
3ª posição ficou “Jogos
Vorazes”, que já totaliza US$ 215,8 milhões no
exterior. No fim de semana faturou US$ 13 milhões em 71
países.
“American
Pie: O Reencontro” ficou na 4ª posição, depois de faturar
US$ 9,5 milhões em 37 países. Abriu na primeira
posição no Brasil, com US$ 2,2 milhões em 227
cinemas. Totaliza US$ 56 milhões no mercado
internacional.
“Fúria de Titãs” foi o
quinto
filme mais visto no exterior, depois de faturar US$ 8
milhões,
ultrapassando a marca dos US$ 200 milhões (US$ 201 milhões).
E
por último, mas não menos importante,
“Para
Roma com Amor” (To Rome, With Love), o
último filme de Woody Allen,
abriu
na Itália na 1ª colocação. Lançado em 495
cinemas,
faturou estimados US$ 4 milhões. Abre em junho nos EUA
e
Canadá.
Balanço -
Nos EUA, o 16º fim de semana faturou US$
133,000,000 contra US$ 130,300,000
faturados no mesmo fim de semana do ao passado. Um aumento de US$
2,700,000, que significam uma alta de 2,1%.
Balanço 1º trimestre - No
exterior, a temporada de verão começa semana que vem, com a
estreia
de “Os Vingadores - The
Avengers”, filme da Disney que custou US$ 220
milhões, estrelando Robert Downey Jr., Chris Evans,
Samuel L. Jackson e Scarlett Johansson. Estreia em 40
países, considerados pela Disney como 70% do
mercado.
As
bilheterias internacionais nos três
primeiros meses de 2012 (US$ 2,950 bilhões) estão quase empatadas com
as
de 2011 à mesma altura (US$ 2,934 bilhões). Nos três primeiros meses
de
2011, as bilheterias internacionais das
majors ficaram 7% acima das de 2010, atingindo a
soma recorde de US$ 13,5 milhões).
A Warner
Bros. faturou no mercado
internacional, no primeiro trimestre, US$ 732
milhões, 45% mais do que em 2011, graças principalmente à
volta de “Sherlock Homes: O Jogo das
Sombras”
(US$ 254 milhões) e “Viagem
2:
A Ilha Misteriosa” (US$ 214 milhões). Lidera o
segmento.
A
segunda major no mercado
internacional, nos primeiros três meses do ano,
foi
a 20th Century Fox, a primeira
colocada do ano passado. Faturou no período US$ 605,4 milhões
no
exterior, com uma queda de 4%.
A
3ª colocação ficou com a Paramount Pictures (5º lugar
em
2011) que registrou um faturamento de US$ 572,1 milhões,
4%
maior do que o de 2011. Seus maiores trunfos foram “Missão: Impossível - O Protocolo Fantasma”,
“Gato de Botas”, da
DreamWorks
Animation, e “A Invenção de Hugo Cabret”.
A
Disney caiu ligeiros 0,3% no
mercado internacional, depois de faturar US$ 425
milhões.
A
pior queda internacional no período foi da Sony, que faturou US$
369,9
milhões, cerca de 30% menos do que há um ano, quando lançou “O
Turista”, “Besouro Verde” e “Invasão do Mundo: Batalha de Los Angeles”.
A
Universal faturou, até o fim
de
março, US$ 202,1 milhões,
31% acima do primeiro trimestre de 2011, graças a títulos como
“Protegendo o Inimigo” (US$ 72,6
milhões).
Bilheterias -
Filmes de Estúdio no final de semana (fonte:
Rentrak)
Filme
Semana
(US$)
Bilheteria Total
(US$)
“Think Like a Man”
33.000.000
33.000.000
“Um Homem
de Sorte”
22.805.000
22.805.000
“Jogos Vorazes”
14.500.000
356.900.460
“Chimpanzee”
10. 205.000
10.205.000
“Os Três Patetas”
9.200.000
29.355.446
“Cabin in the Woods”
7.750.000
26.980.172
“American Pie: o Reencontro”
5.231.925
48.275.685
“Titanic 3D”
5.625.000
52.828.570
“Anjos da Lei”
4.600.000
127.066.181
“Espelho, Espelho Meu”
4.114.000
55.205.753
Wanda de
Andrade
é jornalista
especializada em mercado
cinematográfico
Nenhum comentário:
Postar um comentário