5 de dezembro de 2012

Stefan Zweig vai ao Cinema


Stefan Zweig vai ao Cinema
Homenagem da Cinemateca Brasileira ao escritor austríaco
C&N
A Cinemateca Brasileira promove neste mês uma mostra em homenagem ao escritor austríaco Stefan Zweig (1881-1942). Em parceria com a Casa Stefan Zweig, e com a curadoria do jornalista Alberto Dines, autor da biografia Morte no Paraíso – a tragédia de Stefan Zweig (1981), a mostra exibe uma série de adaptações de obras do autor para o cinema, entre elas o filme O Medo (1954), de Roberto Rossellini, estrelado por Ingrid Bergman, e a produção brasileira A Coleção Invisível (2012), de Bernard Attal, ainda inédita nas salas brasileiras. Hoje, dia 05, às 20h, durante a abertura da mostra, Alberto Dines conversa com o público após a projeção do filme de Bernard Attal.
Nascido em Viena, filho de uma abastada família judaica, Zweig estudou literatura e filosofia em sua cidade natal. Depois de publicar poemas em revistas literárias, lançou seu primeiro livro em 1901, o volume de versos Silberne Saiten. A partir de então, iniciou sua colaboração com a imprensa e um intenso intercâmbio intelectual, marcado por viagens pela Europa e por outros continentes, por muitos livros e pela convivência com personalidades centrais da vida cultural europeia como os escritores Rainer Maria Rilke, Arthur Schnitzler, James Joyce e o inventor da psicanálise Sigmund Freud.
Transitando por gêneros diversos, ainda se aventurou na escrita de roteiros. Sua rica experiência artística foi também influenciada pelos trágicos acontecimentos ocasionados pela Segunda Guerra Mundial. Seus livros foram queimados publicamente pelo regime nazista. Em meados dos anos 1930, viajou para a América Latina, passando pela Argentina e pelo Brasil. Diante da queda de Paris e do avanço das tropas de Hitler, Zweig voltou a seu “paraíso tropical” em 1940 e, no ano seguinte, ao lado da esposa, instalou-se definitivamente em Petrópolis. Em 1942, num gesto atribuído ao desespero causado pela guerra e pela escalada nazista, Zweig se suicidou ao lado de Lotte Altmann, sua segunda mulher.
Stefan Zweig vai ao Cinema
Onde: Cinemateca Brasileira - Largo Senador Raul Cardoso 207 (próxima ao Metrô V. Mariana) Tel. (11) 3512-6111 www.cinemateca.gov.br
Quando: abertura 05/12, às 20h Quanto: R$ 8 e R$ 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário