13 de setembro de 2012

Entendendo o Caos


Loucos por Séries
Entendendo o Caos
C&N
O Caos não é complicado de entender, desde que você saiba que ele não tem relação com a famosa teoria que é explicada pelo personagem matemático de Jeff Goldblum em Jurassic Park, e nem é o nome da organização criminosa que caça constantemente o agente 86 do Controle. Caos é o novo reality show que começa a ser apresentado pelo The History Channel a partir do dia 25 de setembro, uma noite de terça. A série, produzida pela Zepelim, vai mostrar esse bar da noite de Sampa, que também é um ponto onde colecionadores de diversos lugares do país, vem para tentar encontrar algo que ainda falta em suas alucinadas coleções. Os dois sócios, Tibira e Carrô, são os protagonistas, junto com os vendedores Rafa e China que fazem do Caos, na badalada Rua Augusta, em São Paulo, uma referência absoluta para o universo cool e alternativo da cidade mais cosmopolita do Brasil.
A série foi inspirada em outros programas que vem sendo exibida com sucesso pelo The History Channel, Trato Feito e Caçadores de Relíquias, que expõe o dia a dia de um grupo especial de pessoas que lidam com pessoas dos tipos mais diferentes de colecionadores. Vendo o primeiro episódio dos vinte produzidos para essa primeira temporada brasileira, dá para perceber que o universo onde essa dupla irá mergulhar tem todo o tipo de corpo celeste. Num primeiro momento, Carrô quer ajudar uma consumidora a achar um raro disco de Rita Lee. Ela sai a procura pelos sebos paulistanos até conhecer outro raro colecionador de discos. Numa negociação que mostra como será o desenvolvimento dos episódios, Carrô acaba conseguindo o disco para a consumidora e conquistando num novo colecionador. Ao mesmo tempo, a missão de Tibira é mais tecnológica, quando aparece outra pessoa interessada em vender um antigo projetor de filmes Super-8. Depois de avaliar o aparelho e ter uma ideia de quanto conseguirá no negócio, surge um colecionador típico, que sabe tudo sobre o produto, dando uma aula sobre o aparelho e é duro na negociação com Tibira.
Com as equipes de gravação da Zepelim grudadas nos apresentadores, o público vai conhecendo de colecionadores tranquilos aos mais obsessivos com seus objetos de consumo. Caos cruza da comédia ao drama em questão de segundos, dependendo do andamento das negociações. E esta aí, exatamente por que o programa merece ser assistido. Os obsessivos que surgem nada são diferentes do que torcedores fanáticos por seus times de futebol. Mas são, para uma série de TV como essa, ingredientes necessários para conquistar o público. Veja Caos e descubra que aquela vontade que você tem de colecionar algo diferente tem gente que está a anos-luz à sua frente.
Caos - The History Channel - Quando: 3ª feira, 25 de setembro, às 23 horas
Paulo Gustavo Pereira apresenta o programaLoucos Por Sériesno canal Imagine TV’ (TVA/Telefônica), e o programaAlmanaque dos SeriadospelaClicTV’. Também é editor da revistaSci-Fi Newse autor doAlmanaque dos Seriados’ (Ediouro) eAnimaq - Almanaque dos Desenhos Animados” (Matrix Editora).

Nenhum comentário:

Postar um comentário