17 de setembro de 2012

O Corvo


O Corvo
O escritor Edgar Allan Poe é o personagem principal deste suspense
C&N
Desde 1908, a obra literária de Edgar Allan Poe (1809-1849) tem sido fartamente aproveitada pelo cinema. São mais de 200 produções extraídas de seus textos. As mais conhecidas são aquelas que Roger Corman fez em série nos anos de 1960, utilizando quase sempre os mesmos cenários e os mesmos atores. Especialmente Vincent Price. Mas o autor americano também tem sido personagem de alguns filmes. “O Corvo” (The Raven) parece ser o mais recente.
A belíssima poesia com o mesmo título que Poe publicou em 1845 com grande sucesso, não possibilitou aqui nenhuma versão livre. Em vez disso, temos uma história fantasiosa ou hipotética durante os últimos dias de vida do escritor (John Cusack em atuação distante e algo comprometedora). Ela se passa em Baltimore, e enfoca os crimes em série que estão acontecendo. Todos parecem inspirados pela criação de Poe. Ele chega a ser suspeito nas investigações do detetive Fields (Luke Evans, visto como Aramis no recente “Os Três Mosqueteiros”), especialmente depois do sumiço da rica Emily Hamilton (Alice Eve), que está tendo um romance com o escritor, para contrariedade do pai dela (Brendan Gleeson, excelente).
O elemento mais atraente da proposta é essa ligação entre os textos de Poe e os crimes. São frases ou situações descritas pelo escritor que ganham sinistra realidade nos atos praticados. Além disso, o roteiro original de Hannah Shakespeare e do estreante - e ator - Ben Livingston permite que o espectador possa fazer a sua própria investigação, tirar as suas conclusões e chegar ao verdadeiro criminoso antes de ser revelado. Apenas o romance do protagonista e Eve não se impõe, seja pelos diálogos frágeis ou até mesmo pelos intérpretes.
O Corvo” também se beneficia da bonita e ao mesmo tempo vigorosa direção de James McTeigue. Em seu quarto longa, o realizador de “V de Vingança” confirma o rigor plástico de seu estilo. Sem enveredar pelos clichês dark que seriam aceitáveis em um filme que envolve o mundo tenebroso do consagrado autor de “Os Crimes da Rua Morgue”, o diretor apõe uma visualização de cores quentes. Apesar disso e do esmero, tal estilo não dilui a tensão e a melancolia deste suspense que evita se acomodar na ação física, e adota um clima mais racional e triste, permeado por diálogos que tem muito da prosa de Poe. Esse rumo faz a diferença. Para melhor.
Alfredo Sternheim é cineasta, jornalista e escritor
O Corvo (The RavenEstados Unidos / Hungria / Espanha - 2012 - 110’) Direção: James McTeigue Com: John Cusack, Luke Evans, Alice Eve, Brendan Gleeson, Kevin McNally, Oliver Jackson-Cohen, Jimmy Yuill, Sam Hazeldine e Pam Ferris, entre outros.
Tela: full frame (16x9) Áudio: Dolby Digital (5.1) Idioma: português e inglês Legenda: português e inglês
Distribuição: Paris Filmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário