17 de setembro de 2012

“O Falcão Maltês”


Sabia que existe em Blu-ray?
O Falcão Maltês
C&N
Certo dia, o roteirista John Huston, que começava a fazer sucesso em Hollywood, confidenciou ao cineasta Howard Hawks que gostaria de dirigir um filme. Hawks aconselhou Huston a tentar a sorte com O Falcão Maltês, que já havia recebido duas versões para as telas grandes, sem fazer sucesso em nenhuma delas. De acordo com o cineasta, sua ideia era à prova de falhas: como o livro assinado por Dashiell Hammett era quase um roteiro pronto, tudo o que Huston precisaria fazer seria filmá-lo cena por cena.
Empolgado com a ideia, Huston pediu à sua secretária que datilografasse todo o livro em forma de roteiro, e saiu de férias. Seu plano era voltar e começar a trabalhar nesta versão para apresentar à Warner, detentora dos direitos do livro. Não teve tempo: executivos da Warner acabaram colocando as mãos na transcrição de sua secretária e deram o sinal verde para que a produção começasse, antes mesmo que Huston tivesse tempo de lê-lo.
Nascia assim um dos filmes que se tornaria um dos pontos cardeais do cinema noir norte-americano, e estabeleceria um novo padrão para os filmes sobre detetives particulares.
A história de como o projeto surgiu dá o tom da produção, onde cada problema resultava em ganho para o filme. A mais curiosa delas diz respeito ao ator que interpretaria o personagem central, o detetive Sam Spade.
Diferente dos antigos detetives da literatura, Spade mescla cérebro e violência, sendo muito mais um tipo “durão e bom de briga” que um mestre na área da dedução. É um personagem mais adequado aos tempos em que foi escrito, quando as grandes cidades norte-americanas começavam a pagar o preço pelo seu crescimento na forma da criminalidade e corrupção.
Para interpretá-lo, o estúdio queria George Raft. O ator, um dos principais nomes do estúdio à época – e um dos poucos com direito de escolher seus trabalhos – recusou o convite, confidenciando a amigos que não aceitaria ser dirigido por um novato. Foi quando o cineasta lembrou-se de um jovem ator chamado Humphrey Bogart, com pinta de durão, que fazia diversos filmes de gangster (que eram o carro chefe da Warner) e o convidou para o papel.
Bogart se adequou perfeitamente ao papel, esbanjando carisma e segurança ao conduzir a trama sobre o detetive que se envolve com um grupo de pessoas que disputam, entre si, a misteriosa estatueta que dá título ao filme. Como em todas as histórias noir, alguns tipos são clássicos: a garota sedutora, o capanga ambicioso, o vilão educado. E, claro, nenhum deles é confiável.
Lançado em Blu-ray pela Warner – que mudou seu título, visto que, no Brasil, o longa se chamava Relíquia Macabra até seu lançamento em DVD – o filme é obrigatório para os amantes de cinema. Além de mostrar Bogart em seu papel de destaque, e com um elenco de peso que reúne nomes como Mary Astor, Peter Lorre e Sidney Greenstreet (os dois últimos voltariam a contracenar com Bogie em Casablanca), o longa é um verdadeiro retrato do cinema policial da década.
E o mérito disso cabe a Huston, que realizou o filme com maestria, dando os primeiros passos em uma carreira que duraria décadas e colecionou muito mais acertos que erros, com destaque para sua parceria com Bogart, de quem seria grande amigo até a morte do ator. A Warner o reconhece como um de seus maiores clássicos – a estatueta original permanece no museu do estúdio – e o mesmo deve ser feito por todo amante do cinema. É o típico caso do filme que os estúdios não conseguem mais fazer: simples, direto e inteligentíssimo. Felizmente este pedaço da história de Hollywood está disponível em alta definição. Sorte nossa!
O Falcão Maltês (The Maltese Falcon - EUA - 1941 - 100’) Direção: John Huston Com: Humphrey Bogart, Mary Astor, Peter Lorre, Sydney Greenstreet e Walter Huston, entre outros.
Blu-ray: Menu interativo: Seleção de cenas Tela: Widescreen (16:9) Áudio: Não Informado Idioma: português, inglês e espanhol Legendas: português, espanhol e inglês Extras: Warner Nigth at The Movies / Sergeant Yourk Treatrical Trailer / Newsreel / The Gay Parisian / Haiawatha' s Rabbit Hunt / Meet John Dougthboy / Behind The Story: Commentary by Eric Lax / The Maltese Falcon: One Magnificent Bird / Becoming Attractions: The Trailers of Humphrey Bogart / Breakdowns of 1941 / Makeup Tests / Audio Vault: 2/8/1943 Lux Radio Broadcast / Screen Guild Theater Broadcast / Academy Award Theater Broadcast / Trailers: Satan Met a Lady (1936) e The Maltese Falcon
Distribuição: Warner Bros

Nenhum comentário:

Postar um comentário