13 de setembro de 2012

Os Mercenários 2


Os Mercenários 2
Uma festa para convidados cuidadosamente selecionados.
C&N
A maioria das comédias românticas se apoia em clichês. Fãs do gênero sabem disso, mas querem ser enganadas. Querem viver mais uma vez a doce ilusão, o romantismo ideal que dificilmente acontece no mundo real sem deixar cicatrizes profundas. E daí que não existe príncipe encantado? Claro que há outra parte do público que não aguenta mais ver a mesma história de novo e de novo.
É a mesma coisa com os filmes de ação para a ala masculina. Muitos homens, aliás, eram garotos na época em que o gênero bombou com muita testosterona e pouco cérebro. Resultado do boom das academias na década de 1980, os heróis de ação precisavam ser musculosos – Sylvester Stallone, Arnold Schwarzenegger – ou, no mínimo, durões e invencíveis – Chuck Norris –, ou cheios de elasticidade e rapidez, personificando as artes marciais no lado ocidental – Jean-Claude Van Damme. Sobretudo, machos, essa palavra cada vez mais desvalorizada. Quem se importa se é impossível acreditar na vitória de um único homem, na verdade um soldado contra todo um exército?
Só que o tempo passou. A pegada mudou. Mesmo que um herói como Jason Bourne só possa existir no cinema, o público agora acredita em protagonistas do gênero mais parecidos fisicamente com o homem comum do dia a dia. É outro foco. Se Os Mercenários 2 (The Expendables 2, 2012) não dá a mínima para o contexto atual, o filme que reúne os grandes heróis de ação dos anos 1980 chama apenas os fãs de Rambo, Comando Para Matar, Braddock, e O Grande Dragão Branco para uma festa retrô. Essa é a sua maior virtude e, também, o maior erro.
Afinal, o roteiro foi estupidamente construído em ciclos alternados de “corre, esmurra, atira, explode, destroi e mata” com pequenos intervalos para descansar o cérebro do espectador – ou, quem sabe, dar um tempo para os fãs conversarem rapidamente entre si sobre o que foi legal e engraçado na cena de ação anterior.
Quem liga se Stallone & Cia. não voltaram para esta sequência de Os Mercenários apostando num roteiro mais inteligente? Sim, sempre foi possível fazer filmes de ação com cérebro. Alguns dos atores envolvidos nessa assumida brincadeira já protagonizaram bons exemplos, como Duro de Matar (Bruce Willis) e O Exterminador do Futuro 1 e 2 (Schwarzenegger). Ora, por que não reuni-los num filmaço, bem estruturado, envolvente, já que investiram mais dinheiro nessa continuação? Até porque o tom de homenagem sem compromisso foi a válvula de escape para o primeiro filme, feito com um orçamento mais modesto, com Stallone e tantos outros brucutus arriscando todas as ficham num comeback de comunicação direta e restrita aos fãs do gênero, que sabem o que significa um “I’ll be back” ou “Yippee-ki-yay”. Ou que sempre sonharam em saber quem sairia vencedor de uma luta entre Stallone e Van Damme.
A conversa agora deveria ser diferente. Todos voltam para o 2 com mais prestígio, principalmente Stallone. Então cadê a qualidade? Temos apenas um repeteco da ideologia “corre, esmurra, atira, explode, destroi e mata”, numa escala maior, afinal há um budget permitindo cenas de ação mais elaboradas.
Mas são filmes como Os Mercenários 2 que fizeram muita gente – algumas até inteligentes e – a desdenhar desse tipo de produção, restringindo-a a passatempo de espectadores pouco exigentes. Ok, Os Mercenários 2 é melhor que o primeiro filme. Mas isso não quer dizer muita coisa. Ainda assim, pão e circo são justificados em momentos impossíveis de segurar na cadeira a vibração do menino que cresceu com esses sujeitos, como a entrada de Chuck Norris. Digna de aplausos, admito. Mas pela nostalgia. Pela diversão.
Portanto, não espere uma brincadeira com a idade dos astros num tom mais sofisticado de um Cowboys do Espaço, que conquista a simpatia de qualquer um. Apenas saiba que você vai ver uma festa para convidados cuidadosamente selecionados. E você sabe se é um deles ou não.
Os Mercenários 2 (The Expendables 2 - EUA - 2012 - 103’) Direção Simon West Com: Sylvester Stallone, Dolph Lundgren, Jet Li, Jean-Claude Van Damme, Bruce Willis, Chuck Norris e Arnold Schwarzenegger, entre outros.
Distribuição: Imagem Filmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário