‘Novas da
Tela’
O Fim de Semana em que
Hollywood deu Graças a Deus.
C&N
As
bilheterias
pós Dia de Ação de Graças subiram bastante este ano, mas
não por causa de programação infantil característica deste
período, nos anos anteriores. Mantendo a tendência iniciada há
algumas
semanas, os prováveis concorrentes ao Oscar, que atraem um público
mais
velho, deram sua contribuição.
No
ano passado, cinco das 10 mais no fim
de
semana pós Thanksgiving eram filmes infantis, incluindo “A
Invenção de Hugo Cabret”, que ficou na 5ª posição quando
estreou em pequeno circuito.
Este
ano, os seis filmes voltados para o público adulto – quatro dos quais com
índice
Metacritic de 81% de aprovação ou mais (“Argo”,
“Lincoln”,
“Silver Linings Playbook” e “007
– Operação Skyfall”), estão mudando as regras do jogo para
lançamentos
de fim de ano.
Cinco deles
estão
agora em grandes circuitos, quando, nos anos anteriores, os grandes
filmes estreavam em um número limitado de cinemas para expandir na época do
Natal. A razão? A antecipação das indicações ao Oscar.
As
bilheterias totais ficaram mais de um
terço acima do mesmo período de três dias pós Thanksgiving no ano passado.
Embora
um pouco abaixo do fim de semana anterior, quando estreou “A
Saga
Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2” e, em termos de ingressos
vendidos foi um dos melhores dos últimos anos. No período de cinco dias (a
maioria dos filmes estreou na quarta-feira) a soma das bilheterias ficou na
quantia recorde US$ 290 milhões, facilmente ultrapassando os US$ 270,5
arrecadados em 2009. Considerando um fim de semana normal de três
dias, a
soma total das bilheterias chegou a US$ 288 milhões, e facilmente
eclipsou o fim de semana 46 de 2009 (US$ 268 milhões).
As
continuações se mantiveram muito bem,
com
“A
Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2” e “007 -
Operação Skyfall” ultrapassando a barreira dos
US$ 200 milhões em casa. A grande notícia é que, apesar da baixa do final do verão, já
está
claro que a bilheteria total
de
2012 irá ultrapassar a de 2011. Graças a uma enxurrada de filmes
oscarizáveis e à estabilização do preço dos ingressos. Veja as bilheterias do outono:
Maiores bilheterias
2012 desde setembro
|
| ||
Semana
|
Soma das 12
+
|
Diferença c/
anterior
(%)
|
Filme nº 1 na
semana
|
09 a 11
nov
|
US$
162
milhões
|
30,50%
|
“007 -
Operação
Skyfall”
|
02 a 04
nov
|
US$
124
milhões
|
53,40%
|
“Detona Ralph”
|
26 a 28 out
|
US$
81
milhões
|
-
32,90%
|
“Argo”
|
19 a 21 out.
|
US$
121
milhões
|
0,30%
|
“Atividade
Paranormal”
|
O5 a 07
out
|
US$
120
milhões
|
0,30%
|
“Busca
Implacável
2”
|
28 a 30 set
|
US$
106
milhões
|
42,20%
|
“Hotel
Transilvânia”
|
21 a 23 set
|
US$
75
milhões
|
8,70%
|
“Marcados Para
Morrer”
|
14 a 16 set
|
US$
69
milhões
|
33,10%
|
“Resident Evil
5”
|
E
agora, as dos filmes em
cartaz:
1. “A
Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2” –
Em
sua segunda semana, manteve a liderança apesar de três estreias. Faturou US$
43,070,000 (-69%), em 4070 cinemas, com uma MPS (média por sala) de US$
10,582,
acumulando uma receita de US$ 226,951,000 em 10 dias, já estando 3% acima da
Parte 1 à mesma altura.
2. “007
- Operação Skyfall”
– Entrou na terceira semana de exibição,
mas
manteve a posição da semana passada. Faturou US$ 36,000,000 (-12%) em
3526 cinemas (+21), e fez uma MPS de US$ 10,230, acumulando uma bilheteria
de
US$ 221,700,000. A ótima sustentação (ainda abriu para mais salas)
provocou o incrível boca a boca que atraiu para os cinemas até quem não
tinha
visto os últimos filmes do agente britânico. “007
- Quantum of Solace”, que também entrou na terceira semana no fim de
semana de Ação de Graças, faturou no ano passado US$ 18, 8 milhões. “Skyfall”, que já é a maior
bilheteria
de um filme da James Bond (sem corrigirmos as anteriores pela
inflação),
tem chances de voltar à primeira posição no próximo fim de semana, sem
estreias
de peso, e atingir os US$ 300 milhões.
3. “Lincoln”, também está na 3ª semana, manteve a posição da semana
anterior, mas aumentou a bilheteria em 19%. Faturou US$ 25,020,000 (+19%) em
2018 cinemas (+243), com uma MPS de US$ 12,398. Totaliza US$ 62,177,000. O
filme
de Spielberg teve uma ótima estreia e abriu logo para muito
mais
salas, o que significa que caiu no agrado do público tanto quanto
havia
agradado a crítica, e é sem sombra de duvida um dos grandes
lançamentos
do ano. O filme estrelado por Daniel Day Lewis faturou mais do que as
outras duas estreias wide, e sua média por sala foi quase tão alta
quanto
a de “Silver Linings Playbook”, embora
estivesse em cartaz em seis vezes mais salas. Facilmente deverá ultrapassar
a
marca dos US$ 100 milhões.
4. “A
Origem dos Guardiões”
- Estreia da Paramount, recebeu uma nota
“A”
da pesquisadora Cinemascore (público) e 57% de críticas positivas,
contabilizadas pelo Metacritic. Faturou US$ 24,025,000 em 3653 cinemas, com
uma
MPS de US$ 6,823. Foi a estreia com as melhores resenhas da semana. Sua
bilheteria ficou abaixo do esperado, e perdeu também para a estreia de filme
semelhante no Thanksgiving do ano passado: “Os Muppets”
(US$ 29 milhões). Terá que ter vida longa para cobrir os custos de
US$
145 milhões. Seu diretor,
Peter Ramsey, entra para a história por ser o
primeiro afro-descendente a dirigir um filme realizado por computação gráfica.
5. “As
Aventuras de Pi” – Estreia
da 20th Century-Fox, também recebeu uma nota “A” do
público entrevistado pela Cinemascore e 78% de críticas positivas apuradas
pelo
Metacritic. Faturou US$ 22,000,000 em 2902 cinemas, com uma MPS de US$
7,516.
Acumulou US$ 30,150,000 desde a estreia antecipada na 5ª feira. Teve uma
abertura acima das expectativas, o que permite sonhar com a recuperação do
investimento de US$ 120 milhões, sem os gastos com marketing.
6. “Detona
Ralph”
- A animação
da
Disney já está na quarta semana, e desceu da quarta para a sexta posição.
Faturou US$ 16,760,000 (-9%) em 3259
cinemas
(-363), com uma MPS de US$ 5,140. Bilheteria acumulada: US$ 149,512,000.
Apesar
da estreia de “A
Origem
dos Guardiões”, perdeu muito pouco de receita
em
relação à semana anterior, e poderá chegar aos US$ 200 milhões.
7.
“Red Dawn” –
Estreia. Recebeu uma nota “B” da
Cinemascore e 32% de críticas positivas apuradas pelo Metacritic. Faturou US$ 14,600,000 em 2,724 cinemas,
com
uma MPS de US$ 5,358 se saindo melhor do que o previsto. Bilheteria
acumulada
US$ 22,000,000
8. ”Flight” – O
filme
da Paramount está na 4ª semana de exibição e caiu da 5ª para a
8ª
posição. Faturou US$ 8,600,000 (-2%) em 2638 cinemas (+26), com uma MPS de
US$
3,260, acumulando uma bilheteria de US$ 74,880,000. Diante da concorrência
de
“Skyfall” e de estar em cartaz em
apenas 2000 salas, o filme até que se saiu bem, mas tem potencial para mais.
Felizmente custou somente US$ 35 milhões, podendo chegar aos US$ 100
milhões, ou
perto.
9. “Silver Linings
Playbook”
- em sua segunda semana subiu da 17ª posição para a
nona.
Faturou US$ 4,623,000 em 367 cinemas (+351), com uma MPS de US$ 12,597,
acumulando uma bilheteria de US$ 6,451,000. Foi um bom desempenho para uma
comédia romântica, mais ou menos no nível de “Os
Descendentes” há um ano. Embora sua MPS tenha significado 70% da do
filme de Alexander Payne, aquele não enfrentou uma concorrência com o peso
da
atual.
10. “Argo”
está
em
cartaz há sete semanas e caiu da 6ª para a 10ª posição. Faturou
US$
3, 875,000 (-4) em 1255 cinemas (-955), com uma MPS de US$ 3,088, acumulando
uma
bilheteria de US$ 98,114,000. Apesar da concorrência, de ter perdido 40% das
salas e da duração, “Argo” continuou entre os 10 mais
da
semana.
Independentes
O segmento independente
continuou enfrentando forte concorrência dos filmes de estúdio, com maiores
orçamentos, maiores astros e diretores, e destinados ao mesmo tipo de
público
das estreias independentes, e, além do mais em exibição num cinema perto de
casa. Mas, mesmo assim houve agradáveis surpresas:
“Silver
Linings Playbook”, de David O. Russell,
estrelando Bradley Cooper, Jennifer Lawrence, Robert De Niro e Jack Weaver,
ficou entre as 10 maiores bilheterias da semana, e com uma ótima média por
sala
de US$ 12,596 por sala.
“Hitchcock”, estrelando Anthony
Hopkins e
Helen Mirren, estreou em 17 cinemas, faturando US$ 300,799 com uma MPS de
US$
17,694.
“Rust and
Bone”, estrelando Marion
Cotillard,
foi lançado em dois cinemas em NY e Los Angeles. Faturou US$ 30,196 milhões
com
uma MPS de US$ 15,098.
“Anna Karenina”, de
Joe
Wright, com
Keira
Knightley e Jude Law, abriu para 66 cinemas na sexta-feira. Faturou US$
831,732
com uma MPS de US$ 12,062. Sua bilheteria cresceu 159% entre sexta-feira e
sábado.
Nenhum dos
independentes
em cartaz nos EUA tem data de lançamento marcada no Brasil.
InternacionalEmbora perdendo 51%
da bilheteria de estreia, “A
Saga
Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2” ainda monopolizou o circuito
internacional pelo segundo fim de semana consecutivo, faturando US$ 97,5
milhões
em cerca de 13.500 cinemas de 74 países, faturou US$ 350,8 milhões, cerca de
US$
80 milhões menos do que o campeão de bilheteria internacional “A
Saga
Crepúsculo: Amanhecer - Parte 1”, no ano passado.
A
Parte
2 liderou na maioria dos mercados
mais importantes, embora tenha caído para a segunda posição na Austrália
(destronado pela estreia de “Skyfall”) e na Rússia (onde “A
Origem
dos Guardiões” liderou). Na Alemanha, faturou
US$
15,2 milhões em 765 cinemas – um recorde para um título da série.
Na
2ª colocação ficou “007 -
Operação Skyfall”, que faturou US$ 41,3 milhões em 7975
cinemas
de 60 países. A bilheteria acumulada no exterior pelo 23º filme de James
Bond
está em US$ 507,6 milhões.
“As
Aventuras de Pi”, de Ang Lee, abriu na primeira
colocação
na China (US$ 10,5 milhões em 4500 cinemas), Taiwan (US$ 2,2 milhões), Hong
Kong
(US$ 1,4 milhões) e Índia (US$ 3,4 milhões). No total, faturou
US$ 17,5 milhões em 5458 cinemas dos quatro países. A Imax revelou
que o
filme fez US$ 3 milhões em 97 salas gigantes na China, Hong Kong e Taiwan,
com
uma MPS de mais de US$ 30,000.
Em
sua segunda semana no exterior, “A
Origem
dos Guardiões” estreou em oito países,
faturando US$ 10 milhões em 3.869 cinemas, totalizando US$ 13,5 milhões no
exterior. Está em cartaz em cerca de 50 mercados, incluindo Alemanha,
Itália,
França, México e Coréia do Sul.
“Argo” teve boa sustentação na França (US$ 1,4 milhão em 360
cinemas, ficando na 4ª colocação). Acumula uma bilheteria internacional de
US$
50 milhões.
O
melhor desempenho de uma
cinematografia
local foi Therese Desqueyroux, na França, uma adaptação
do
romance de Francois Mauriac de
1927.
O filme, lançado em Cannes 2012 é estrelado por Audrey
Tautou. Trata-se do último filme do diretor Claude Miller, morto em abril de 2012. Lançado em 350 cinemas faturou
estimados
US$ 1,2 milhão, ficando na 5ª colocação em seu país de origem.
Bilheterias
norte-americanas - Filmes de Estúdio no final de semana
(fonte:
Rentrak)
|
Filme
|
Semana (US$)
|
Total (US$)
|
1.
|
“A Saga Crepúsculo:
Amanhecer - Parte 2”
|
43, 070,000
|
226,950,682
|
2.
|
“007 - Operação
Skyfall”
|
36,000,000
|
221,720,000
|
3.
|
“Lincoln”
|
25,020,000
|
62,177,000
|
4.
|
“A Origem dos
Guardiões”
|
24,025,000
|
32,607,000
|
5.
|
“As Aventuras de
Pi”
|
22,000,000
|
30,150,000
|
6.
|
“Detona
Ralph”
|
16,760,000
|
149,512,000
|
7.
|
“Red Dawn”
|
14,600,000
|
22,004,000
|
8.
|
“Flight”
|
8,600,000
|
74,880,000
|
9.
|
“Silver Linings
Playbook”
|
4,623,000
|
6,450,643
|
10.
|
“Argo”
|
3,875,000
|
98,114,000
|
Bilheterias
internacionais - Filmes de Estúdio no final de semana
(fonte:
Rentrak)
|
Filme
|
Semana (US$)
|
Global (US$)
|
Países
|
1.
|
“A Saga Crepúsculo:
Amanhecer - Parte 2”
|
140,570,000
|
350,800,000
|
74
|
2.
|
“007 - Operação
Skyfall”
|
77,300,000
|
568,400,000
|
61
|
3.
|
“As
Aventuras de Pi”
|
39,500,000
|
17,500,000
|
5
|
4.
|
“A
Origem dos Guardiões”
|
34,025,000
|
13,500,000
|
9
|
5.
|
“Lincoln”
|
25,020,000
|
-
|
1
|
6.
|
“Detona
Ralph”
|
18,860,000
|
41,200,000
|
20
|
7.
|
“Red Dawn”
|
14,600,000
|
-
|
2
|
8.
|
“Argo”
|
9,875,000
|
50,000,000
|
48
|
9.
|
“Flight”
|
9,323,000
|
3,400,000
|
6
|
10.
|
“Silver Linings Playbook”
|
6,223,000
|
1,600,000
|
12
|
Wanda de Andrade é
especializada
em mercado cinematográfico
Nenhum comentário:
Postar um comentário