26 de novembro de 2012

Frankenweenie


Frankenweenie
Quem é, de fato, esse garoto?
C&N
Frankenweenie (2012) é o melhor Tim Burton desde… desde… desde… Enfim, o diretor nunca vai parar de homenagear seus filmes e mestres favoritos. Sempre se repetindo, pagando o preço por isso, mas sendo fiel aos seus princípios. O que é bom e ruim ao mesmo tempo.
E Frankenweenie resume sua filmografia. Está tudo lá – a vizinhança curiosa e sem nada pra fazer, além das “voltas” de Winona Ryder e Vincent Price, de Edward Mãos-de-Tesoura. Há também a paixão pelos monstros, pelos contos de horror, e qualquer ser incompreendido por uma sociedade puritana e conformista, que estranha o que (ou quem) é diferente aos seus olhos. Ou seja, essas pessoas são os verdadeiros monstros das histórias de Burton. E o que lembra isso? Frankenstein, claro.
Burton vem recontando o clássico de Mary Shelley em pedaços desde sempre. E, de certa forma, para crianças. Pelo menos, agora, ele assume de vez que esse é o seu cinema.
Ainda assim, quem conhece Frankenstein não terá muitas surpresas. Para as crianças, no entanto, é a descoberta de um território incomum para a idade.
Burton propõe a elas a apresentação sob medida de um gênero e o entendimento sutil sobre o que é a morte e a valorização da vida – coisas que muitos pequenos aprendem durante a convivência com um bichinho de estimação. Não é por acaso que a criatura do jovem Victor Frankenstein, que mais parece a versão mirim de Johnny Depp (habitual colaborador do diretor), é um cãozinho.
Rodado em preto e branco, não dá pra saber em Frankenweenie o que é stop-motion e o que é CGI. A ausência de cores vivas ajuda a camuflar isso. Não é uma crítica, mas um aspecto técnico interessante. Ou somente mais um indício de que Tim Burton poderia fazer mais, muito mais. Há um talento evidente, mas aprisionado em seus próprios sonhos (ou pesadelos) de um passado de influências cinéfilas – algo que Burton expõe logo na primeira cena de Frankenweenie, com o menino exibindo seu filme caseiro aos pais. Você tem alguma dúvida sobre quem é, de fato, esse garoto?
Frankenweenie (EUA - 2012 - 87’) Direção: Tim Burton Com as vozes de: Catherine O'Hara, Martin Short, Martin Landau, Winona Ryder, Christopher Lee e Charlie Tahan, entre outros. Distribuição: Walt Disney Pictures
www.hollywoodiano.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário