26 de novembro de 2012

Last Resort


Loucos por Séries
A Nave da Revolta Afundou...
C&N
O comandante de uma nave de guerra questionar ordens superiores já rendeu vários momentos importantes no cinema, como A Caçada ao Outubro Vermelho. Agora, transformar essa ideia numa série de TV era um risco grande que poderia resultar numa série densa e interessante, mas exatamente por essas qualidades, poderia gerar insatisfação no publico médio americano e tirar a série do ar. E infelizmente, foi isso mesmo que aconteceu com Last Resort, que o AXN vem exibindo como parte da temporada 2012 / 2013 do canal.
A série mostrava a complicada situação envolvendo o capitão Marcus Chaplin, interpretado pelo soberbo Andre Braugher, que contesta uma ordem enviada fora dos canais oficiais para que o USS Colorado, submarino nuclear comandado por Chaplin, bombardeasse o Paquistão. Em questão de minutos, não só a confirmação não acontecia, como o Colorado e sua tripulação são caçados impiedosamente pelas forças navais americanas. Com 18 ogivas nucleares, Marcus ruma o submarino para uma pequena ilha no Atlântico, onde espera conseguir informações sobre quem ordenou o ataque ao Colorado e criado a falsa informação que o submarino atacou o Paquistão, matando milhares de habitantes.
Uma história assim renderia uma boa minissérie ou uma série de duas temporadas no padrão inglês, com seis episódios, estilo Sherlock. Como transformar cada episódio na parte de um grande todo, envolvendo conspiração dentro do governo americano, a luta para sobreviver na ilha governada por um traficante de armas e drogas, e ainda evitar um motim dentro do submarino, numa história envolvente? O criador da série, Shawn Ryan, também responsável pela brilhante The Shield, até que tentou, mas a série acabou desagradando a audiência, obrigando a ABC a cancelar o seriado.
A boa notícia, se é que podemos chamar assim, é que os executivos da emissora determinaram que Last Resort deverá ter 13 episódios no total. Ou seja, Ryan e os roteiristas de Last Resort estão trabalhando para dar uma conclusão plausível para toda a trama, dando-lhe o formato de uma minissérie. Na história recente na televisão americana, outras séries do Primetime também tiveram esse problema, mas os produtores acabaram salvando o que sobrou do programa, dando uma conclusão quase boa para séries como Surface, Day Break, Missing e Jericho.
Pena para o AXN que apostou na intensidade da trama, colocando Last Resort nas noites de terça, dando um resultado de audiência muito bom. Ainda não se sabe o que irá substituir a série tanto na ABC como no AXN. Minha especulação fica em cima da inédita Zero Hour, estrelada por Anthony Edwards (E.R.-Plantão Médico), prevista para entrar no ar pela ABC em janeiro, abrindo a midseason do canal. É só especulação, mas não custa torcer para que uma boa produção entre no lugar de outra que tinha tudo para brilhar, mas foi ofuscada pela tradicional guerra por números.
Paulo Gustavo Pereira apresenta o programaLoucos Por Sériesno canal Imagine TV’ (TVA/Telefônica), e o programaAlmanaque dos SeriadospelaClicTV’. Também é editor da revistaSci-Fi Newse autor doAlmanaque dos Seriados’ (Ediouro) eAnimaq - Almanaque dos Desenhos Animados” (Matrix Editora).

Nenhum comentário:

Postar um comentário