‘Novas da
Tela’
“Era do Gelo 4”, sucesso
internacional
C&N
Foram três
estreias que, junto com as continuações, atingiram a
todos
os públicos, com ótimos resultados de bilheteria. O campeão do fim de semana
foi
“O Legado de
Bourne”, mas outras duas estreias wide, “Os
Candidatos” e “Um Divã Para
Dois”, também se saíram bem.
“Batman: O Cavaleiro das Trevas
Ressurge” caiu duas posições, ficando com a terceira colocação. “O
Vingador do Futuro”, depois de uma abertura morna na semana passada,
teve um desempenho ainda pior. Fica a lição: dar a Cesar o que é de
Cesar
e deixar com Schwarzenegger o que é de Schwarzenegger. No exterior,
“Era do Gelo 4” continua sua carreira de
sucesso. Eis as maiores bilheterias da semana nos EUA:
1. “O
Legado Bourne” (estreia,
Universal) -
Bilheteria: US$ 38,1milhões; 3745 salas; MPS (média por sala): US$ 10,749.
Os
espectadores deram a nota “B” na pesquisa Cinemascore.
A segunda maior continuação do
verão (a
outra foi “O Espetacular Homem Aranha”)
correspondeu às expectativas, embora ficasse aquém dos dois filmes
anteriores da
série, que receberam críticas mais favoráveis. “O
Ultimato de Bourne” faturou, na abertura, US$ 62 milhões, em 2007.
Mas,
mesmo assim, o resultado deverá impulsionar a carreira de Jeremy Renner, o
novo
Bourne. Renner se tornou conhecido depois do sucesso de “Guerra ao Terror”, que deu a
Katherine Bigelow o Oscar sonhado por James Cameron, em 2008. Em 2010,
trabalhou
com Ben Affleck em “Atração Perigosa” e foi indicado
ao
Oscar por seu desempenho. Em seguida, trabalhou em “Missão Impossível – O Protocolo
Fantasma” e “Os
Vingadores”. Agora está próximo da lista “A” de atores como
Tom Cruise, Johnny Depp e Adam Sandler, que se deu mal
nesse verão.
Tony
Gilroy, co-roteirista dos outros
filmes da série Bourne, é o diretor. Mas se a série vai ter
mais
um filme com seu novo astro e seu novo diretor, vai depender da barreira dos
US$
100 milhões na bilheteria doméstica e do desempenho no mercado
internacional, já
que “O Legado Bourne” custou, no
mínimo,
US$ 125 milhões.
2. “Os
Candidatos” (estreia, Warner) –
Bilheteria: US$ 27,440,000; 3205 salas; MPS: US$ 8,562; nota Cinemascore:
“B”
Comédias
políticas
não
fazem muito sucesso. Mas, talvez por ter sido lançado na hora certa, “Os
Candidatos” superou as expectativas. A arrecadação do fim de semana
ficou um pouco abaixo das de outras comédias de verão com Will Ferrell, como
“O
Âncora: A Lenda de Ron Burgundy”
(US$ 28,4 milhões) e “Quase Irmãos”(US$ 30,9 milhões)
e
mais longe ainda de “Os Outros Caras” (US$35,5
milhões) e
“Ricky Bobby - A Toda velocidade” (US$ 47 milhões). O que não
impede que a abertura de “Os Candidatos” possa ser
considerada
muito boa, já que ninguém está muito interessado em comédias sobre campanhas
políticas. Para o diretor Jay Roach, a bilheteria de “Os
Candidatos” foi muito boa, já que seu filme mais recente, “Um
Jantar para Idiotas” faturou somente US$ 23,5
milhões na
estreia. Comparando às bilheterias dos sucessos anteriores de Roach, as
franquias “Austin Powers”
e “Entrando Numa Fria”, a receita
de
“Os Candidatos” ficou abaixo, mas
mostrou que um bom diretor de comédias consegue levantar até um filme de um
gênero pouco popular.
3. “Batman: O Cavaleiro das Trevas
Ressurge” (4ª semana,
Warner) –
Bilheteria: US$ 19,540,000; 3690 salas (-552); MPS: US$ 5,295.
Há quatro
anos, quando “Batman: O Cavaleiro das Trevas”
estava em seu quarto fim de semana, começaram as Olimpíadas de
Pequim. E
a queda da bilheteria foi de apenas 38%. Este ano a queda de “O
Cavaleiro das Trevas Ressurge” foi de 45,3%. Depois de liderar as
bilheterias por três fins de semana consecutivos, caiu da primeira para a
terceira posição, mas “Batman: O Cavaleiro das Trevas
Ressurge” já arrecadou US$ 390,2 milhões, a 15ª maior bilheteria de
todos os tempos.
4. “Um
Divã para Dois” (estreia, Sony) –
Bilheteria US$ 15,600,000; 2361 salas; MPS: US$ 6,607; nota Cinemascore:
“B”
Estrelada por Meryl Streep,
a
comédia “Um Divã para Dois”,
que estreia no Brasil nesta sexta-feira pela Imagem,
custou modestos US$ 20 a 30 milhões. Os filmes anteriores de
Streep, “Julie e Julia” e “O
Diabo Veste Prada” terminaram suas carreiras com o equivalente a
quase
cinco vezes a bilheteria de estreia, embora não tenham enfrentado a
concorrência
das Olimpíadas. Como a história gira em torno de um casal de mais de 60
anos,
como “Alguém tem que Ceder”, com
Diane
Keaton e Jack Nicholson, que faturou o equivalente a mais de US$
160
milhões atualizados pela inflação, pode ser que “Divã” atinja o mesmo patamar,
embora
o antecessor tenha se beneficiado dos feriados de Natal.
A Sony revelou que 66% da
audiência eram de mulheres e 69% delas tinha mais de 40 anos.
5. “Diário de um Banana: Dias de
Cão” (2ª semana, Fox) –
Bilheteria: US$ 8,200,000; 3398 salas (+7); MPS: US$ 2,413
Em sua segunda semana, “Diário de um Banana: Dias de
Cão”
perdeu 44% da bilheteria da semana anterior, o que significa uma sustentação
muito melhor do que a dos filmes anteriores da franquia, que caíram 54%.
6. “O
Vingador do Futuro” (2ª semana, Sony) –
Bilheteria: US$ 8,100,000; 3601 salas; MPS: US$ 2,249.
Perdeu estimados 70% da
bilheteria,
não devendo ultrapassar os US$ 50 milhões. A bilheteria total está em US$
44,2
milhões. Se não se salvar no mercado internacional, poderá ser um dos
grandes
fiascos do ano. E “O Vingador do Futuro” ainda não
enfrentou a volta de Arnold Schwarzenegger, que estrelou o filme
original, em “Os Mercenários 2”.
7. “A
Era do Gelo 4” (5ª semana, Fox) –
Bilheteria: US$ 6,750,000; 3103 salas (-439); MPS: US$ 2,175.
A caminho dos US$ 150 milhões de
bilheteria acumulada, o quarto filme da série “A
Era do Gelo” está se segurando bem. Perdeu somente 21,6% da receita,
mas
não deverá chegar aos US$ 200 milhões como os outros filmes da
franquia.
8.
“O
Ursinho Ted” (7ª semana,
Universal)
– Bilheteria: US$ 3,300,000; 2208 salas (-559); MPS: US$ 1,494.
Depois de ter caído somente 25%
na
semana passada, a comédia perdeu 41%, mas manteve a sétima posição. Como
ainda
não estreou em muitos países, pode-se esperar uma bilheteria total de US$
400
milhões, e uma continuação.
9. “Ela
Dança, Eu Danço 4” (3ª semana,
Lionsgate)
– Bilheteria: US$ 2,900,000: 1898 (-708) salas; MPS: US$ 1,502.
Com uma queda de 50%, desceu
da
sexta para a nona colocação.
10.
“Vizinhos Imediatos de 3º Grau”
(3ª
semana, Fox) – Bilheteria US$
2,200,000; salas 2461(-707); MPS: US$ 893.
Em seu
terceiro
fim
de semana, perdeu 51,9% da bilheteria, caindo da sétima para a 10ª posição,
empatando com “O Espetacular Homem-Aranha”
que, na sexta semana, caiu da oitava para a 10ª posição, depois de
perder 840 salas. Mas o fato de ainda estar entre as Top 10 na
sexta semana de exibição, e ter acumulado uma bilheteria total de US$ 700
milhões no mundo todo, também é bastante espetacular.
Balanço - Enfrentando o final das
Olimpíadas, o público dos cinemas foi ligeiramente
menor em
relação ao mesmo fim de semana do ano passado. Ao mesmo tempo, as
seções
mais tarde ainda sofrem o efeito do tiroteio de 20 de julho no
Colorado. As 12 maiores bilheterias da semana faturaram juntas cerca de US$
138
milhões, ligeiramente acima do mesmo período do ano passado.
Independentes - Dois filmes passados em
Nova
York - “2 Days in New York”, de Julie
Delpy,
e “Red Hook Summer”, de Spike
Lee -,
lideraram as bilheterias independentes, que tem tido filmes de sucesso como
“Celeste e Jesse Para Sempre”,
“Killer Joe,”
“Beasts of the Southern Wild” e
"The
Queen of Versailles". Entretanto, a
expansão de “Ruby Sparks” mostrou que o novo
filme de Jonathan Dayton e Valerie Faris não tem o mesmo potencial de “Pequena Miss Sunshine”.
Spike Lee lançou seu “Red
Hook Summer” em quatro salas em Nova York e Nova Jersey, faturando
US$
42,100 com uma média por sala de US$ 10,525. O filme vai abrir em mais seis
mercados, em 24 de agosto.
Em seu
segundo fim de semana, “Celeste e Jesse Para Sempre”,
lançamento no Brasil da Sony em 16 de novembro, faturou US$ 134,000
em 18
cinemas, com uma MPS US$ 7,472.
O fim de
semana
também
viu o filme de Wes Anderson, “Moonrise Kingdom”,
chegar aos US$ 40 milhões, podendo ultrapassar “O
Exótico Hotel Marigold” como a maior bilheteria independente do ano.
“Ruby
Sparks”, da Fox Searchlight, ultrapassou a marca de US$ 1
milhão,
faturando US$ 453,000 em 261 salas, totalizando US$ 1,3 milhão.
“2
Days in New York”, da Magnolia Pictures, dirigido por
Julie
Delpy, estreou em dois cinemas, faturando US$ 27,000, com uma MPS de US$
13,500, a mais alta da semana. Divulgado como uma continuação de “2
Days in Paris”, o filme é estrelado por Delpy e Chris
Rock. Embora seja um bom resultado, não se compara com “Paris”, que abriu em 10 cinemas
e
fez uma média por sala de US$ 17,364. Fechou com US$ 4,433,994.
"360"
(Magnolia Pictures), de Fernando Meirelles, abriu de dois para
nove cinemas, com uma bilheteria de somente US$ 10,000. Com uma média por
sala
de US$ 1,111, o filme totaliza US$ 26,473, apesar de contar com Anthony
Hopkins, Ben Foster, Rachel Weisz e Jude Law no
elenco.
“Killer Joe” (LD
Entertainment), de William Friedkin, apesar da classificação
NC-17
(proibido para menores de 17 anos) continuou apresentando bons resultados. O
thriller estrelado por Matthew McConaughey (que está numa ótima fase)
abriu de 14 para 36 cinemas, em seu terceiro fim de semana. Faturou US$
146,000
com uma MPS de US$ 4,056. Totaliza US$ 431,179 e tudo indica que será um
entre
somente 14 filmes com censura 17 anos a cruzar a marca do US$ 1
milhão.
“Moonrise Kingdom” (Focus
Features), em seu 12º fim de semana é um dos maiores sucessos
independentes
do verão. Saiu de 687 salas para 447, e perdeu 50% da bilheteria. Mas ainda
faturou US$ 624,871, com uma MPS de US$ 1,398, totalizando US$ 42,085,269,
tendo
chances de ultrapassar “Hotel Marigold”.
Internacional - Mais
uma vez, “Batman o Cavaleiro das Trevas Ressurge”
liderou as bilheterias
internacionais.
Faturou US$ 34,2 milhões, com uma perda de 49% em relação à semana anterior.
Já
arrecadou US$ 445,3 milhões, e poderá ultrapassar “O Cavaleiro das
Trevas” (US$ 468,6 milhões) no próximo fim de semana. No mundo todo,
“Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge”
acumula
uma bilheteria total de US$ 835,4 milhões. E ainda não estreou na China e
Itália, tendo chances de ultrapassar US$ 1 bilhão.
O
sucesso internacional
“A Era do Gelo 4” faturou mais US$ 16,2 milhões em 61
países,
totalizando US$ 620,5 milhões. É a terceira maior bilheteria de um filme de
animação de todos os tempos, e um entre somente 20 filmes a faturar mais de
US$
600 milhões no exterior.
“O
Legado Bourne” debutou no mercado internacional com US$ 7,7 milhões em 13 mercados menores. No próximo fim
de
semana abre em mais três países.
Bilheterias
norte-americanas - Filmes de Estúdio no final de semana
(fonte: Rentrak)
|
Filme
|
Semana (US$)
|
Total (US$)
|
1.
|
“O Legado
Bourne”
|
40,265,000
|
40,265,000
|
2.
|
“Os
Candidatos”
|
27,440,000
|
27,440,000
|
3.
|
“Batman: O Cavaleiro das
Trevas Ressurge”
|
19,540,000
|
390,149,000
|
4.
|
“Um Divã para
Dois”
|
15,600,000
|
20,053,000
|
5.
|
“Diário de um Banana: Dias de
Cão”
|
8,200,000
|
30,554,000
|
6.
|
“O Vingador do
Futuro”
|
8,100,000
|
44,188,000
|
7.
|
“A Era do Gelo
4”
|
6,750,000
|
144,064,000
|
8.
|
“O Ursinho
Ted”
|
3,290,000
|
209,915,000
|
9.
|
“Ela Dança, Eu Danço
4”
|
2,850,000
|
30,165,000
|
10.
|
“Vizinhos Imediatos de
3º
Grau”
|
2,200,000
|
31,374,000
|
10.
|
“O Espetacular
Homem-Aranha”
|
2,200,000
|
255,543,000
|
Bilheterias
internacionais - Filmes de Estúdio no final de semana
(fonte: Rentrak)
|
Filme
|
Semana (US$)
|
Global (US$)
|
Países
|
1.
|
“Batman: O Cavaleiro das
Trevas Ressurge”
|
53,740,000
|
835,448,819
|
59
|
2.
|
“O Legado
Bourne”
|
48,065,491
|
48,065,491
|
14
|
3.
|
“Os
Candidatos”
|
29,540,000
|
29,540,000
|
2
|
4.
|
“O Vingador do
Futuro”
|
26,800,000
|
71,688,392
|
39
|
5.
|
“O Ursinho Ted”
|
23,589,920
|
323,114,830
|
26
|
6.
|
“A Era do Gelo
4”
|
22,950,000
|
767,664,052
|
63
|
7.
|
“Valente”
|
19,077,000
|
374,420,000
|
41
|
8.
|
“Um Divã para
Dois”
|
15,600,000
|
20,053,057
|
1
|
9.
|
“Ela Dança, Eu Danço 4”
|
12,750,000
|
62,764,762
|
28
|
10.
|
“Madagascar
3: Os
Procurados”
|
10,535,000
|
548,099,764
|
41
|
Wanda de
Andrade
é jornalista
especializada em mercado
cinematográfico
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