‘Novas da
Tela’
“Batman:
O Cavaleiro das Trevas Ressurge” leva a medalha de
ouro
C&N
O novo Batman perdeu somente 41% da
bilheteria e faturou US$ 42,7 milhões em seu terceiro fim de semana. No
domingo
“O Cavaleiro das Trevas”
ultrapassou a marca dos US$ 350 milhões, se tornando o terceiro
filme a
chegar lá em menos tempo, atrás somente de “Os
Vingadores” (10 dias) e “Batman: O Cavaleiro das Trevas”
(14
dias). Já arrecadou US$ 354,6 milhões, US$ 39 milhões a menos do que seu
predecessor à mesma altura.
“O Vingador do Futuro”, refilmagem com grande orçamento do sucesso de Arnold Schwarzenegger, de 1990, abriu com US$ 26 milhões em 3601 cinemas. Menos do que a adaptação anterior de outro livro de ficção científica de Philip K. Dick, “Minority Report“ (US$ 35,7 milhões), mas um pouco à frente de “O Vingador do Futuro” (US$ 25,5 milhões) original. O remake recebeu a nota "C+" da pesquisa CinemaScore. “O Vingador do Futuro”, assim como outro filme do gênero, “Battleship – A Batalha dos Mares”, estrearam duas semanas depois de outra adaptação forte: “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge” e “Os Vingadores”, que faturaram quase a mesma coisa (US$ 26 milhões para “O Vingador do Futuro”, US$ 25,5 milhões para “Battleship”). Ambos tiveram concorrência de continuações fortes na segunda semana. “Battleship” enfrentou “Homens de Preto 3” e “O Vingador do Futuro” vai enfrentar “O Legado Bourne” a partir de sexta-feira. Com a classificação Cinemascore “C+” não se deve esperar um boca a boca muito forte, e não será surpresa se “O Vingador do Futuro” fechar com uma bilheteria total próxima da de “Battleship – A Batalha dos Mares”: US$ 65,2 milhões total.
O terceiro filme da série “Diário de um Banana”, “Diary of a Wimpy Kid: Dog Days” estreou com US$ 14,7 milhões em 3391 cinemas. Menos do que os dois filmes anteriores da série, que fizeram US$ 22,1 milhões e US$ 23,8 milhões, respectivamente, em suas aberturas. Mesmo que uma nota "A-" da pesquisa CinemaScore, lhe garanta uma boa sustentação, será difícil atingir os US$ 52,7 milhões totais faturados por “Diário De Um Banana 2: Rodrick é o Cara”.
Na quarta posição, “A Era do Gelo 4” perdeu 37% da bilheteria da semana anterior, faturando US$ 8,4 milhões. Já totaliza US$ 131,9 milhões, mas os analistas dizem que terá dificuldades para chegar à bilheteria de US$ 176,4 milhões de “A Era do Gelo 3”. Se vinga no mercado internacional.
“Vizinhos Imediatos de 3º Grau” (The Watch) ficou na quinta posição, com US$ 6,35 milhões, uma queda de 50% em relação à semana anterior. Totaliza somente US$ 25,4 milhões em 10 dias, devendo ter o mesmo destino do que a comédia anterior deste verão “Este é o Meu Garoto” (US$ 36,9 milhões).
“Ela Dança, Eu Danço 4” caiu 55% em sua segunda semana, apesar de ter aberto para mais 39 salas. Faturou US$ 5,3 milhões, totalizando US$ 23,1 milhões, devendo ter o pior desempenho da franquia.
“O Vingador do Futuro”, refilmagem com grande orçamento do sucesso de Arnold Schwarzenegger, de 1990, abriu com US$ 26 milhões em 3601 cinemas. Menos do que a adaptação anterior de outro livro de ficção científica de Philip K. Dick, “Minority Report“ (US$ 35,7 milhões), mas um pouco à frente de “O Vingador do Futuro” (US$ 25,5 milhões) original. O remake recebeu a nota "C+" da pesquisa CinemaScore. “O Vingador do Futuro”, assim como outro filme do gênero, “Battleship – A Batalha dos Mares”, estrearam duas semanas depois de outra adaptação forte: “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge” e “Os Vingadores”, que faturaram quase a mesma coisa (US$ 26 milhões para “O Vingador do Futuro”, US$ 25,5 milhões para “Battleship”). Ambos tiveram concorrência de continuações fortes na segunda semana. “Battleship” enfrentou “Homens de Preto 3” e “O Vingador do Futuro” vai enfrentar “O Legado Bourne” a partir de sexta-feira. Com a classificação Cinemascore “C+” não se deve esperar um boca a boca muito forte, e não será surpresa se “O Vingador do Futuro” fechar com uma bilheteria total próxima da de “Battleship – A Batalha dos Mares”: US$ 65,2 milhões total.
O terceiro filme da série “Diário de um Banana”, “Diary of a Wimpy Kid: Dog Days” estreou com US$ 14,7 milhões em 3391 cinemas. Menos do que os dois filmes anteriores da série, que fizeram US$ 22,1 milhões e US$ 23,8 milhões, respectivamente, em suas aberturas. Mesmo que uma nota "A-" da pesquisa CinemaScore, lhe garanta uma boa sustentação, será difícil atingir os US$ 52,7 milhões totais faturados por “Diário De Um Banana 2: Rodrick é o Cara”.
Na quarta posição, “A Era do Gelo 4” perdeu 37% da bilheteria da semana anterior, faturando US$ 8,4 milhões. Já totaliza US$ 131,9 milhões, mas os analistas dizem que terá dificuldades para chegar à bilheteria de US$ 176,4 milhões de “A Era do Gelo 3”. Se vinga no mercado internacional.
“Vizinhos Imediatos de 3º Grau” (The Watch) ficou na quinta posição, com US$ 6,35 milhões, uma queda de 50% em relação à semana anterior. Totaliza somente US$ 25,4 milhões em 10 dias, devendo ter o mesmo destino do que a comédia anterior deste verão “Este é o Meu Garoto” (US$ 36,9 milhões).
“Ela Dança, Eu Danço 4” caiu 55% em sua segunda semana, apesar de ter aberto para mais 39 salas. Faturou US$ 5,3 milhões, totalizando US$ 23,1 milhões, devendo ter o pior desempenho da franquia.
Em
compensação, a comédia sensação do
verão
“Ted” continua bombando em seu
sexto
fim de semana. Com o melhor boca a boca do verão, perdeu somente 26% da
bilheteria (a menor queda da semana) faturando US$ 5,5 milhões, tendo
ultrapassado no sábado a marca dos US$ 200 milhões.
“O
Espetacular Homem-Aranha”, na quinta semana de
exibição,
perdeu somente 36% da receita, apesar de
ter
saído de cartaz em quase um quarto dos cinemas. Totaliza quase US$ 700
milhões
na bilheteria global.
“Valente”, na
sétima semana de exibição, caiu da 7ª para a 9ª posição depois de perder 33%
da
receita e faturar US$ 2,89 milhões em 2110
cinemas.
“Magic
Mike”,
na
sexta semana perdeu 47% da bilheteria, faturou US$ 1,38 milhão em 1202
cinemas (-873).
Independentes - Foram duas as estreias
independentes mais importantes da semana: “Celeste and Jesse Forever”,
ainda
sem data de estreia no Brasil, e “360”, de Fernando
Meirelles.
"360", de
Fernando Meirelles, com Rachel Weisz, Jude Law,
Anthony
Hopkins e Ben Foster no elenco, já está disponível em
VOD (video on demand) e foi lançado em somente dois
cinemas. Estreou no Festival de Toronto 2011, onde recebeu críticas
fracas e teve pouco sucesso de público. Estreia no Brasil em 17 de agosto.
Entre as
continuações
com estreia programada no Brasil estão “Ruby Sparks”, “Para
Roma com Amor”, ”Intocáveis”
e “Moonrise Kingdom”.
“Ruby
Sparks”,
comédia de Jonathan Dayton e Valerie Farismtem que tem no elenco Zoe
Kazan, Antonio Bandeiras, Paul Dano e Alia Shawkat, entrou na
segunda
semana de exibição. Faturou US$ 400 mil em 64 cinemas (+51), com uma média
por
sala de US$ 6,250, totalizando US$ 643 mil. Embora sofrendo com os jogo
olímpicos, foi ajudado por um bom boca a boca e deverá abrir para mais 35
cidades (só estreou em NY e Los Angeles) nesta sexta-feira. Estreia em 28 de
setembro no Brasil, pela Fox.
“Para Roma com Amor” na sétima
semana, está em cartaz em 382 cinemas. Acumula uma bilheteria de US$ 14,291,718. Perdeu
somente 17% da receita, embora tenha saído de cartaz em 110 cinemas. Deverá
se
manter em cartaz pelo menos até o final de agosto.
"Intocáveis” está em exibição há 11
semanas, e continuou em cartaz nos mesmos 194 cinemas da semana passada,
mas,
surpreendentemente, sua média por sala subiu. Totaliza US$ 5,660,000,
podendo
chegar aos US$ 10 milhões, inacreditáveis no mercado norte-americano para um
filme francês, legendado. Detalhe: os irmãos
Weinstein investiram muito menos em marketing do que estão habituados
a
gastar com seus lançamentos.
“Moonrise Kingdom”, também na 11ª semana, continua
em
cartaz em 687 cinemas (-166).
Faturou
US$ 1,232,000 e acumulou uma bilheteria de US$ 40,750,000, ficando na 11ª
posição. A comédia de Wes Anderson tem no elenco Bruce Willis,
Edward Norton, Bill Murray e Tilda Swinton. Estreia no
Brasil em 12 de outubro, pela Universal.
“O Exótico Hotel Marigold”
está em cartaz ha 14 semanas em 230 cinemas. Faturou US$
300
mil, perdendo somente 10% da receita da semana anterior, acumulando uma
bilheteria de US$ 45,004,000. Desde “Meia-Noite em Paris” (2010), de Woody Allen, um filme
independente fica tanto tempo em cartaz.
Internacional - Embora tenha perdido 47%
da
bilheteria internacional da semana passada (US$ 126,2 milhões), “Batman:
O
Cavaleiro das Trevas Ressurge” está 31% à frente de “Batman:
O
Cavaleiro das Trevas” no mercado internacional à mesma
altura.
Impulsionado por um ótimo desempenho
na
China, “A Era
do
Gelo 4” faturou US$ 32,8 milhões no exterior,
em
13.678 cinemas de 62 territórios, totalizando US$ 587 milhões. Em 10
anos
e quatro filmes, o time de Carlos Saldanha já acumulou uma bilheteria
de
US$ 1,918 bilhão, no mundo todo.
“O
Vingador do Futuro”, estrelando Colin
Farrell,
Kate Beckinsale e Jessica Biel, estreou em 1170 cinemas de 12
países. Faturou US$ 6,2 milhões.
“ParaNorman”, fantasia animada de Chris
Butler sobre um jovem que conversa com pessoas mortas, tem no elenco de
vozes Kodi Smit-McPhee, Leslie Mann, Anna Kendrick,
John
Goodman e Casey Affleck. O lançamento em 3D faturou US$ 2,3
milhões
em 531 cinemas do México. Estreia no Brasil em 7 de setembro pela Universal.
“Ted”, também da Universal, faturou
US$
32 milhões em 2380 cinemas de 20 países. A comédia de inesperado
sucesso
do diretor Seth MacFarlane é estrelada por Mark Wahlberg e já
faturou US$ 77,3 milhões no exterior, e ainda falta estrear em 38 países.
Sai no
Brasil em 21 de setembro pela Universal.
“Valente” faturou US$ 16,5 milhões
em
31 países, mais ou menos metade do mercado internacional projetado. Faturou
US$
118 milhões no circuito totalizando US$ 341,3 milhões no mundo todo.
“Madagascar 3: Os Procurados” já
ultrapassou os US$ 300 milhões no mercado exterior (US$ 312 milhões), em
nove
semanas de exibição. Fez US$ 15,8 milhões em 2745 cinemas de 44 países, com
o
Japão contribuindo com US$ 4,5 milhões em cinco dias, em 302 cinemas. Um
aumento
de 72% em relação a “Madagascar: A Grande Escapada”.
“The
Thieves”, que
faturou US$ 15 milhões em seu segundo fim de semana em pouco mais de 1000
cinemas, continuou na liderança das bilheterias da Coreia. Acumula uma
bilheteria de US$ 39 milhões.
Desde a
estreia
internacional no dia 27 de junho, “O
Espetacular Homem-Aranha” arrecadou um total de US$ 427,1
milhões. No último fim de semana, quando estava em exibição em 6660 cinemas
de
78 países, faturou US$ 6,1 milhões.
“Magic
Mike”,
comédia de Steven Soderbergh sobre strippers masculinos, com
Channing
Tatum e Matthew McConaughey nos principais papeis, faturou US$
860,000 em seu quarto fim de semana, totalizando US$ 18,7 milhões no
exterior.
Bilheterias
norte-americanas - Filmes de Estúdio no final de semana
(fonte: Rentrak)
|
Filme
|
Semana (US$)
|
Total (US$)
|
1.
|
“Batman: O Cavaleiro das
Trevas Ressurge”
|
36,440,000
|
354,637,764
|
2.
|
“O Vingador do
Futuro”
|
26,000,000
|
26,000,000
|
3.
|
“Diary of a Wimpy Kid: Dog
Days”
|
14,700,000
|
14,700,000
|
4.
|
“A Era do Gelo
4”
|
8,400,000
|
131,862,859
|
5.
|
“Vizinhos Imediatos de
3º
Grau”
|
6,350,000
|
25,363,203
|
6.
|
“O Ursinho
Ted”
|
5,478,660
|
203,413,895
|
7.
|
“Ela Dança, Eu Danço
4”
|
5,300,000
|
23,097,149
|
8.
|
“O Espetacular
Homem-Aranha”
|
4,300,000
|
250,640,333
|
9.
|
“Valente”
|
2,890,000
|
223,324,040
|
10.
|
“Magic
Mike”
|
1,380,000
|
110,894,305
|
Bilheterias
internacionais - Filmes de Estúdio no final de semana
(fonte: Rentrak)
|
Filme
|
Semana (US$)
|
Global (US$)
|
Países
|
1.
|
“Batman: O Cavaleiro das
Trevas Ressurge”
|
67,000,000
|
733,037,764
|
59
|
2.
|
“A Era do Gelo
4”
|
32,800,000
|
718,862,859
|
63
|
3.
|
“O Ursinho
Ted”
|
32,000,000
|
280,713,895
|
21
|
4.
|
“Valente”
|
16,500,000
|
341,324,040
|
13
|
5.
|
“The
Thieves”
|
16,000,000
|
34,000,000
|
1
|
6.
|
“Madagascar
3: Os
Procurados”
|
15,800,000
|
522,804,830
|
45
|
7.
|
“Ela Dança, Eu Danço 4”
|
7,900,000
|
40,597,149
|
21
|
8.
|
“O Vingador do
Futuro”
|
6,200,000
|
32,200,000
|
13
|
9.
|
“O Espetacular
Homem-Aranha”
|
6,100,000
|
677,740,333
|
79
|
10.
|
“Diary of a Wimpy Kid: Dog
Days”
|
2,800,000
|
17,500,000
|
6
|
Wanda de
Andrade
é jornalista
especializada em mercado
cinematográfico
Nenhum comentário:
Postar um comentário