‘Loucos por
Séries’
The Newsroom
C&N
Sempre
achei engraçado como os filmes retratavam as redações de jornais e
TVs, com gente circulando sem parar e conversando com as pessoas nas
mesas.
Quando comecei a trabalhar, nos anos 1970, na Radio Tupi, só
testemunhei
algum tipo de agitação cinematográfica quando acontecia algum
desastre,
ou algum acontecimento político importante. Lembro-me de um sequestro
mal-sucedido de um avião de passageiros em Congonhas naquela época, onde a
redação tinha um clima de campo de batalha. Sem muita gente andando pra lá e
pra
cá, mas simplesmente, o barulho alucinado das máquinas de
escrever. Mesmo quando as redações começaram a fazer parte do cenário
dos
telejornais, não se via - como não se vê -, gente correndo desesperada ou
tropeçando nas cadeiras.
O
engraçado é que o filme
Broadcast
News – Nos Bastidores da Notícia, estrelado por William Hurt,
Holly Hunter e Albert Brooks em 1987, especialmente na
primeira
meia hora, mostrava exatamente o que eu testemunhava na jovem redação da
Rede Manchete de São Paulo, com a luta para colocar no ar uma
matéria que havia chegado quase em cima do horário do Jornal da
Manchete.
Muita coisa
mudou
em trinta anos de telejornalismo, não só pela forma como pelo conteúdo.
Cresceu
o número de telejornais que adoram ver o desespero humano no lugar do fato
apurado, da fofoca em vez da notícia real, e do factoide se transformar no
carro
chefe do noticiário do país. Deve ter sido isso o que passou pela mente
privilegiada do premiado roteirista e produtor Aaron Sorkin, quando
levou
para a HBO a ideia de mostrar o dia a dia de uma redação de TV em
The Newsroom, que começou a ser exibido domingo passado na
HBO Brasil. Vencedor do Oscar de Melhor
Roteiro por A Rede Social e quatro vezes ganhador do
Emmy por The West Wing – Nos Bastidores do
Poder,
Sorkin traz novamente para a telinha um pouco da realidade que
ninguém,
principalmente da direita americana, gosta de ver no horário nobre, como fez
em
The West Wing.
A
história é simples, em The
Newsroom: o apresentador Will McCavoy (Jeff
Daniels) está passando por uma crise emocional que o colocou no centro
da
mídia, quando criticou abertamente os Estados Unidos durante um debate numa
universidade. Ao retornar de suas férias, descobre que o diretor da divisão
de
jornalismo da emissora, Charlie Skinner (Sam
Watherson),
contratou a ex-namorada de Will, MacKenzie McHale (Emily
Mortimer) para ser a nova produtora executiva do telejornal News
Night, causando um caos no que sobrou da antiga redação do
informativo.
Mas o acidente com uma tubulação de petróleo, do Golfo do México, mostra o
quão
preparados estão para seguir a nova linha de trabalho da
emissora.
Não há como negar a
habilidade de Aaron Sorkin de construir diálogos interessantes em
assuntos áridos, mesmo quando Will e Mac estão
discutindo os prós e contras da nova equipe. A série lembra um pouco o que
acompanhávamos em The West Wing, quando se apresentava os
outros
personagens que seriam relevantes para a história, como o redator do blog de
Will, Neal Sampat, interpretado por Dev
Patel
(Quem quer ser um milionário?), a nova produtora associada
Maggie
Jordan (Allison Pill) que tem um relacionamento amoroso com o
ex-produtor do News Night, Don Keefer (Thomas
Sadoski), mas também é cobiçada pelo novo editor-chefe, Jim
Harper (John Gallagher Jr).
O
que chama a atenção na série é a
estrutura criada por Sorkin para mostrar o que realmente acontece
numa
redação “de verdade” e não a redação do Planeta Diário.
Todas as pessoas que estão lá tem uma função e o público vai poder
conhecer em detalhes o que é o trabalho de um telejornal americano,
desde
o segundo episódio, quando nada do planejado dá certo e eles
terão
que manter a cabeça erguida. É revigorante ver um trabalho desse
tipo,
que não precisa mostrar cenas de sexo, piadas fúteis ou
premissas absurdas, para criar bom entretenimento. Quisera que
nossos telejornais, cujas emissoras ainda são concessão do poder
público, tivessem mais liberdade para falar claramente para o público o
que
está acontecendo no Brasil de hoje. E não colocar aspas
em
assuntos espinhosos, imaginando que todo mundo não vê que o Rei
está nu. Pelo menos, em The Newsroom eles sabem como
chegar à verdade...
Paulo Gustavo
Pereira
apresenta o
programa
‘Loucos Por Séries’ no canal
‘Imagine
TV’ (TVA/Telefônica), e o programa
‘Almanaque dos Seriados’ pela ‘ClicTV’. Também é editor da
revista
‘Sci-Fi News’ e autor do ‘Almanaque dos Seriados’ (Ediouro) e “Animaq -
Almanaque dos Desenhos
Animados” (Matrix
Editora).
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