‘Oscar: quem vota?’
Lista de convidados da Academia revela curiosidades.
C&N
O Oscar, todo mundo conhece. Mas fica sempre aquela dúvida: quem vota nos premiados? Esta semana, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgou uma relação de 176 artistas convidados a fazer parte de seus quadros. Sim porque, como em qualquer clube exclusivo que se preze, você não pode simplesmente se inscrever: tem que ser convidado. Não sei por que, isto me lembra a velha piada do genial Groucho Marx: ‘Eu não aceitaria fazer parte de nenhum clube que me quisesse como sócio!’.
De qualquer forma, aparentemente, uma das maneiras mais fáceis de ser convidado é ser indicado, ou ganhar, um Oscar. Dos novos 176 sócios convidados, 47 foram indicados ou premiados naúltima festa do Oscar (84th Academy Awards), entre eles os atores Berenice Bejo, Demian Bichir,Jessica Chastain, Jonah Hill, Melissa McCarthy, Janet McTeer, Jean Dujardin e Octavia Spencer, e os diretores Michel Hazanavicius (“O Artista”) e Asghar Farhadi (A Separação). Mas a indicaçãonão é uma garantia. Terrence Malick (“A Árvore da Vida”), indicado no ano passado, na realidade já havia recebido anteriormente duas indicações ao Oscar (roteiro e direção por “Além da Linha Vermelha”, 1998), há 14 anos, e nenhum convite.
Por outro lado, na falta de uma indicação, ou prêmio, parece que a persistência neste tão inconstante mercado também rende seus frutos. Apesar de não ter concorrido a nenhum Oscar, Mathew McConaughey (42 anos e 48 filmes, entre cinema e TV, desde 1992) foi finalmente convidado a se juntar à Academia. Assim como ele, alguns outros atores veteranos como Tom Berenger, Nia Vardalos e Michelle Yeoh, ou o músico Ryuichi Sakamoto, também foram lembrados.
Entre os autores, a novidade na lista é a presença de Stephen King que, apesar de ter apenas dois créditos como roteirista - e há mais de 20 anos (“Creepshow”/ “Show de Horrores”, 1982, e “Cemitério Maldito”/ “Pet Sematary”, 1989) -, tem mais de 140 trabalhos que renderam algum tipo de adaptação para as telas, grande ou pequena. Ou seja, uma verdadeira mina de ouro para a indústria de entretenimento.
Um detalhe: se você receber o convite baseado em duas atividades diferentes (roteirista e diretor, por exemplo), deve decidir em qual das categorias se enquadra. Ou seja, não é possível se associar em mais de uma função. E quando da votação para a premiação, cada profissional vota apenas em sua categoria, e no Melhor Filme do ano.
E não pense que apenas atores, diretores e autores façam parte dos associados da Academia. A relação de 176 convidados tem nomes entre estas categorias, assim como entre designers, fotógrafos, documentaristas, editores,maquiadores, músicos, especialistas em som, efeitos visuais, produtores, executivos e até relações públicas.
Resta apenas receber a indicação na hora certa, ou o prêmio, é claro. E há quem decline do convite!
Nenhum comentário:
Postar um comentário