6 de agosto de 2012

“A Missão”


Sabia que existe em Blu-ray?
A Missão
C&N
Uma das tarefas mais difíceis ao se produzir um filme de época é entreter a plateia com um roteiro se mantém aos fatos históricos. Em nome de bilheterias maiores – ou simplesmente de soluções mais fáceis – acontecimentos do passado são romanceados de forma a agradar um número maior de espectadores. Isso, claro, sem entrar no mérito dos filmes de guerra hollywoodianos que tentam normalmente puxar a brasa para a sardinha dos seus heróis.
E este é justamente um dos elogios que podemos fazer para A Missão, dirigido pelo inglês Roland Joffé, em 1986. Tratando de um assunto especialmente espinhoso no que diz respeito a agradar as plateias, o filme não apenas é uma aula de história (sendo usado frequentemente por professores), como um dos melhores e mais bem realizados longas de toda a década de 1980.
Ambientado na América do Sul, o roteiro aborda o papel dos jesuítas na colonização europeia, mostrando como eles se tornaram pedras nos sapatos dos governadores das províncias espanholas e portuguesas, impedidos pelos religiosos de capturarem os nativos como escravos. Assim, o longa acompanha os últimos momentos das missões jesuítas que lutam para mostrar aos enviados europeus a importância de seu trabalho. Mas foi tudo em vão, como sabemos.
À frente de tudo, estão dois personagens com personalidades bem distintas. Jeremy Irons é Gabriel, um dos principais jesuítas da América do Sul, lutando de forma pacífica para proteger os índios e educá-los de acordo com as normas religiosas. Já Robert de Niro é Mendonza, traficante de escravos que, movido pelo arrependimento de ter assassinado seu próprio irmão num duelo, converte-se à Igreja e, em busca de paz, passa a trabalhar sob o comando de Gabriel.
A Missão consegue explorar as diferenças entre seus dois protagonistas com uma perfeição poucas vezes vista. Enquanto Gabriel luta para proteger os indígenas sem ferir suas crenças, Mendonza nunca abandona o papel do guerreiro-que-se-tornou-jesuíta, não pensando duas vezes para pegar em armas e proteger a missão dos ataques militares que ela sofre.
E, apesar da qualidade do elenco (além dos dois nomes, desfilam ainda pelas telas Liam Neeson e Aidan Quinn), De Niro é justamente a força-motriz do longa. Seu desempenho como Mendonza não deve nada ao que ele havia feito em Táxi Driver ou Touro Indomável, apesar de ser menos conhecido – a cena em que ele finalmente consegue se perdoar pelos seus crimes, após subir uma montanha carregando toneladas de equipamentos, é certamente um dos pontos altos de sua carreira como ator.
Outro destaque do filme, como era de esperar, é a trilha de Ennio Morricone, que consegue passar uma atmosfera de mistério durante o filme inteiro, como se as selvas da América do Sul fossem um mundo totalmente novo e perigoso. Entretanto, o italiano faz isso com sua delicadeza habitual, usando instrumentos nativos na criação de seus temas, numa trilha sonora que também figura entre os maiores trabalhos de sua carreira.
Apesar de nunca ter caído no gosto do público, é um filme exemplar, premiado com a Palma de Ouro em Cannes e indicado a sete Oscars, incluindo Melhor Filme (tendo vencido somente em Melhor Fotografia). Felizmente, a Versátil o lançou em Blu-ray, formato no qual toda a beleza de suas imagens e a trilha de Morricone podem ser apreciadas com a qualidade que merecem. Quem sabe, assim, o longa ganhe uma nova chance e passe a ser visto um dos melhores filmes históricos de todos os tempos, e não somente como um “filme de escola...
A Missão (The Mission - Grã-Bretanha - 1986 - 120’) Direção: Roland Joffé Com: Robert De Niro, Jeremy Irons, Ray McAnally, Aidan Quinn, Cherie Lunghi, Ronald Pickup, Chuck Low, Liam Neeson, Bercelio Moya e Sigifredo Ismare, entre outros.
Blu-ray: Menu interativo - Seleção de cenas Tela: Widescreen Anamórfico 2.40:1 Áudio: Dolby Digital (2.0 e 5.1) Idioma: português e inglês Legendas: português Extras: Making of / A música de A Missão por Ennio Morricone
Distribuição: Versátil

Nenhum comentário:

Postar um comentário