1 de agosto de 2012

Gore Vidal


Gore Vidal
Cultuado escritor norte-americano morre aos 86 anos.
C&N
Um dos favoritos de Hollywood, escritor de prosa poderosa, ensaísta, roteirista e ativista político, o escritor norte-americano Gore Vidal faleceu na madrugada desta 4ª feira, em Los Angeles, em decorrência de uma pneumonia, aos 86 anos.
Vidal escreveu 25 romances, incluindo o sucesso "A Cidade e o Pilar", causador de furor por sua temática abertamente homossexual. Foi também o autor da peça, indicada ao Tony, The Best Man, remontada na Broadway agora em 2012.
No cinema, foi autor de argumento ou roteiro para, entre outros, os filmes De Repente, no Último Verão (1959), Ben-Hur (1959), Vassalos da Ambição (a versão cinematográfica de The Best Man, 1964), Paris Está em Chamas? (1966), Homem e Mulher Até Certo Ponto (1970) e do roteiro original (deturpado pelo produtor) da controversa versão para as telas de Calígula (1979).
Seus ensaios sobre política, religião, sexualidade e literatura são deliciosos de ler, justamente por sua visão crítica destes assuntos. Ele venceu o National Book Award em 1993, por seus ensaios United States Essays, 1952-1992.
Tentou ainda, sem sucesso - apesar de sua ancestralidade política, neto de senador, primo do ex-vice-presidente Al Gore e meio-irmão de Jacqueline Kennedy - se eleger ao senado pela Califórnia e ao congresso por Nova York.
Sempre atuando em defesa das minorias e no combate ao que chamava de "imperialismo" dos EUA, foi eternamente oposto ao partido republicano - ver suas cáusticas críticas ao governo de George W. Bush, que chamou de "o mais desastroso de nossa história".
Vivendo desde os anos 1960 em Ravello, Itália (no Mediterrâneo), com seu companheiro desde a década de 1950, Howard Austen, retoma a carreira literária com "Juliano", biografia do imperador romano, o que o leva a perceber, anos depois, o crescente interesse por romances históricos, tendo escrito sobre a história norte-americana, em obras como "Washington", "Burr", "Lincoln", "1876", "Império" e "Hollywood", terminando com "A Era Dourada: Narrativas do Império".
Seu último grande trabalho foi, em 1995, seu delicioso livro de memórias, "Palimpsesto".
Para dar uma ideia - àqueles que não conhecem - do inteligentíssimo humor de Gore Vidal, seguem três exemplos clássicos:
(falando sobre Ronald Reagan): “Um triunfo na arte de embalsamamento!”,
Um narcisista é alguém de melhor aparência que você.”, e
As três mais belas palavras da linguagem comum: Eu te avisei!

Nenhum comentário:

Postar um comentário