21 de agosto de 2012

Festival de Gramado 2012


Festival de Gramado 2012
Documentário sobre Tropicalismo na terceira noite de Gramado.
C&N - Celso Sabadin
Futuro do Pretérito: Tropicalismo Now!
A noite deste domingo (12/08) no 40º Festival de Cinema de Gramado apresentou o terceiro longa brasileiro da Mostra Competitiva: o documentário paulista “Futuro do Pretérito: Tropicalismo Now!”, dirigido a quatro mãos por Ninho Moraes e Francisco César Filho. O filme não deve ser confundido com “Tropicália”, outro documentário sobre o Tropicalismo, a estrear brevemente no circuito comercial.
Futuro do Pretérito:Tropicalismo Now!” mistura depoimentos, imagens da época, leituras dramáticas, uma pitada de reinterpretações ficcionais e, principalmente, o registro de imagens de um show comandado por André Abujamra (também diretor musical do filme) sobre o tema Tropicalismo.
O resultado,coerentemente, traz um pouco da boa e velha “antropofagia” cultural pregada por Oswald de Andrade. Ou seja, é um caldeirão de referências e releituras entremeadas por números musicais, com direito, claro, aos sempre impagáveis depoimentos de Gilberto Gil. Não tem Caetano Veloso, mas tem Nelson Motta, figurinha carimbada de todo e qualquer documentário recente quer tenha a música brasileira como tema.
Futuro do Pretérito: Tropicalismo Now!” ajuda a montar o extenso e bem-vindo painel documental que a nossa música vem ganhando através do cinema. Sem pretensão de esgotar um assunto tão inesgotável como a importância do movimento Tropicalista, o filme atualiza (dá um “reboot”, para usar a palavrinha da moda) no assunto, atirando-o sob as luzes das novas tecnologias. Que muito em breve deixarão de ser novas.
Alice Braga, Gero Camilo, Carlos Meceni e Helena Albergaria participam das reconstituições ficcionais do documentário.
Celso Sabadin viajou a Gramado a convite da organização do Festival.

Nenhum comentário:

Postar um comentário