14 de agosto de 2012

“Abutres”


Abutres
Um bom exemplar do cinema argentino.
C&N
O advogado Sosa (Ricardo Darín) é especializado em indenizar vítimas de acidentes de trânsito. Como um abutre, sai à procura de pessoas acidentadas ou de familiares de mortos em acidente nos hospitais, delegacias e pelas ruas onde ocorrem tragédias diárias. O que seus clientes não imaginam é que a agência de Sosa está envolvida em corrupção e lavagem de dinheiro, além de outros crimes. Quando decide largar a profissão suja para viver ao lado da mulher por quem se apaixona, a paramédica, Luján (Martina Gusman), ele verá que o passado persegue seus passos, ficando preso ao mundo dos negócios ilícitos.
Em DVD no Brasil pela Paris Filmes, um bom exemplar do cinema argentino cuja safra é das melhores. Nosso país vizinho, com êxito na crítica e no público, produz filmes de praticamente todos os gêneros, desde o terror até a comédia. Sempre com resultados bons – e alguns brilhantes. Como é o caso dessa fita poderosa, perturbadora, de gênero difícil de classificar (um drama com tom policial e um pouco de suspense). E com o astro de lá, Ricardo Darín, perfeito em quase todos os trabalhos que atua – como, por exemplo, “O Filho da Noiva”, “O Segredo de Seus Olhos” (ganhador do Oscar 2011 de melhor filme estrangeiro), “Um Conto Chinês”, “Nove Rainhas” e “Kamtchaka”.
É um feito único na Argentina, uma fita de denúncia que nos deixa atônito pela realidade amarga da trama. E que serve de exemplo para os futuros diretores e roteiristas.
A polícia argentina, conforme letreiros no filme, registra mais de oito mil mortos em acidentes de trânsito por ano no país. Diante desse panorama, surgem os “abutres”, advogados de porta de cadeia que invadem os locais dos acidentes, hospitais, delegacias para abrir processos de indenização. Sosa é um desses tipinhos, malandro de lábia boa, sempre em busca da próxima vítima. A agência para onde presta serviços é corrupta, lucrando milhões nos casos levantados e ganhos com a dor dos outros. Devido à consciência pesada, quer sair dessa vida de sujeira, mas como, com o salário alto... E assim sofre um dilema atordoante (mesmo escondendo da nova namorada, uma das poucas pessoas que o faria largar o trabalho escuso).
Prepare-se para uma fita de impacto, chocante, que evita concessões baratas. Na Argentina, a reação do público com o filme gerou uma série de denúncias das famílias das vítimas, fazendo com que o país mudasse rigorosamente as leis. Hoje apenas o governo pode atender casos dessa categoria de indenização, e não mais os advogados particulares. Ou seja, um exemplo curioso (e pouco usual) dos bastidores do poder da mídia e a reação da massa. E com o sucesso também vieram prêmios em festivais argentinos.
Obrigatório aos cinéfilos esse excelente retrato do submundo, escrito e dirigido por Pablo Trapero, que tem pelo menos dois trabalhos premiados, “Família Rodante” (2004) e “Leonera” (2008).
Abutres (Carancho - Argentina / Chile / França / Coréia do Sul - 2010 - 107’) Direção: Pablo Trapero Com: Ricardo Darín, Martina Gusman, Carlos Weber e José Luis Arias, entre outros.
DVD - Menu interativo - Seleção de cenas Tela: Letterbox (16:9) Áudio: Dolby Digital (2.0 e 5.1) Idioma: português e espanhol Legendas: inglês e português Extras: não informado
Distribuição: Paris Filmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário