6 de agosto de 2012

‘‘The Newsroom”


‘‘The Newsroom
Bastidores da TV em excelente nova serie.
C&N
Will McAvoy (Jeff Daniels), âncora do noticiário das 20 horas da fictícia rede de TV ACN, durante um debate público perde o limite do politicamente correto e acaba por proferir algumas declarações que, apesar de extremamente pertinentes, acabam soando totalmente antiamericanas. Isto o leva a 15 dias de “férias” compulsórias e, quando de sua volta, grandes mudanças ocorreram na rede de televisão.
Grande parte de seu staff produtivo migrou para outro âncora em ascensão, que assumiria outro horário de notícias, o que levou o chefe de Will, Charlie Skinner (Sam Waterston), a contratar outra equipe para ele, a começar por sua nova produtora executiva, Mackenzie MacHale (Emily Mortimer), uma sua antiga paixão que sabe, como ninguém, arrancar o melhor - e o pior - de McAvoy. MacHale esteve durante 26 meses cobrindo o Iraque e o Afeganistão, e quer voltar à redação, sua origem jornalística.
Do antigo time de Will, restaram apenas Maggie Jordan (Alison Pill), uma leal estagiária tornada assistente, tornada produtora-associada, e Neal Sampat (Dev Patel), funcionário que Will acha ser o responsável pelos computadores da sala de produção, mas que na realidade é responsável pela manutenção do blog de McAvoy (que ele nem sabia que tinha), e que tem um incrível faro para localizar pautas que seus colegas nem sempre percebem.
MacHale traz consigo um produtor, Jim Harper (John Gallagher Jr.), com quem já trabalha que, apesar de jovem para a função, tem a postura e a determinação que se vê em profissionais da “velha escola” jornalística, não se intimidando ante dificuldades. Isto o coloca imediatamente em conflito com Don Keefer (Thomas Sadoski), antigo produtor de McAvoy - e noivo de Maggie -, levando-os à competição enquanto trabalham juntos.
Toda esta situação, com a devida apresentação destes personagens, é mostrada no primeiro episódio da nova serie que a HBO apresenta nas noites de domingo, The Newsroom. Uma criação de Aaron Sorkin, premiadíssimo roteirista de A Rede Social (Oscar, Golden Globe e Bafta, só para citar alguns) e de West Wing (Emmy), a série lida com os bastidores de um noticiário, o que já rendeu excelentes produções, seja tratando de jornais (Jejum de Amor/His Girl Friday, 1940, de Howard Hawks; e o subestimado O Jornal/The Paper, 1994, de Ron Howard), televisão (Rede de Intrigas/Network, 1976, de Sidney Lumet; e Nos Bastidores da Notícia/Broadcast News, 1987, de James L. Brooks), ou até de rádio (a divertida serie de TV NewsRadio, 1995/1999). Sorkin, experiente no assunto - além dos já citados, foi responsável pelas series Studio 60 on the Sunset Strip (2006/2007) e Sports Night (1998-2000), ambas do universo televisivo -, reserva grande dose de cinismo e humanidade para com os profissionais do veículo. Afinal, nem tudo é simplesmente preto ou branco. A gama de cinzas intermediária é quase infinita. E, no primeiro episódio, Jeff Daniels simplesmente dá um show ao perder a calma ante uma simples pergunta e desenvolver uma linha de raciocínio que poderia se tornar suicídio profissional a qualquer profissional de mídia, em qualquer lugar do mundo. Assombroso.
De trama extremamente envolvente e personagens carismáticos, além de situações agradavelmente maniqueístas (impossível não torcer para que a primeira transmissão da nova equipe dê certo), The Newsroom promete, a exemplo do primeiro episódio, excelente texto, de sutil e refinado humor, aliado a atuações sinceras. Personagens com tons reais, num elenco equilibrado e muito afinado.
Se você não teve a chance de assistir à apresentação, pode assistir on-line no endereço http://www.hbomax.tv/the-newsroom/brasil
The Newsroom vai ao ar aos domingos, às 22h, na HBO, com vários horários de reapresentação. Não perca!
The Newsroom (EUA - 2012 - 73’) Produção: HBO Direção: Greg Mottola Com: Jeff Daniels, Emily Mortimer, Alison Pill, Sam Waterston, Thomas Sadoski, John Gallagher Jr. e Dev Patel, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário