14 de agosto de 2012

The Newsroom


Loucos por Séries

The Newsroom

C&N
Sempre achei engraçado como os filmes retratavam as redações de jornais e TVs, com gente circulando sem parar e conversando com as pessoas nas mesas. Quando comecei a trabalhar, nos anos 1970, na Radio Tupi, só testemunhei algum tipo de agitação cinematográfica quando acontecia algum desastre, ou algum acontecimento político importante. Lembro-me de um sequestro mal-sucedido de um avião de passageiros em Congonhas naquela época, onde a redação tinha um clima de campo de batalha. Sem muita gente andando pra lá e pra cá, mas simplesmente, o barulho alucinado das máquinas de escrever. Mesmo quando as redações começaram a fazer parte do cenário dos telejornais, não se via - como não se vê -, gente correndo desesperada ou tropeçando nas cadeiras.
O engraçado é que o filme Broadcast News – Nos Bastidores da Notícia, estrelado por William Hurt, Holly Hunter e Albert Brooks em 1987, especialmente na primeira meia hora, mostrava exatamente o que eu testemunhava na jovem redação da Rede Manchete de São Paulo, com a luta para colocar no ar uma matéria que havia chegado quase em cima do horário do Jornal da Manchete.
Muita coisa mudou em trinta anos de telejornalismo, não só pela forma como pelo conteúdo. Cresceu o número de telejornais que adoram ver o desespero humano no lugar do fato apurado, da fofoca em vez da notícia real, e do factoide se transformar no carro chefe do noticiário do país. Deve ter sido isso o que passou pela mente privilegiada do premiado roteirista e produtor Aaron Sorkin, quando levou para a HBO a ideia de mostrar o dia a dia de uma redação de TV em The Newsroom, que começou a ser exibido domingo passado na HBO Brasil. Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro por A Rede Social e quatro vezes ganhador do Emmy por The West Wing – Nos Bastidores do Poder, Sorkin traz novamente para a telinha um pouco da realidade que ninguém, principalmente da direita americana, gosta de ver no horário nobre, como fez em The West Wing.
A história é simples, em The Newsroom: o apresentador Will McCavoy (Jeff Daniels) está passando por uma crise emocional que o colocou no centro da mídia, quando criticou abertamente os Estados Unidos durante um debate numa universidade. Ao retornar de suas férias, descobre que o diretor da divisão de jornalismo da emissora, Charlie Skinner (Sam Watherson), contratou a ex-namorada de Will, MacKenzie McHale (Emily Mortimer) para ser a nova produtora executiva do telejornal News Night, causando um caos no que sobrou da antiga redação do informativo. Mas o acidente com uma tubulação de petróleo, do Golfo do México, mostra o quão preparados estão para seguir a nova linha de trabalho da emissora.
Não há como negar a habilidade de Aaron Sorkin de construir diálogos interessantes em assuntos áridos, mesmo quando Will e Mac estão discutindo os prós e contras da nova equipe. A série lembra um pouco o que acompanhávamos em The West Wing, quando se apresentava os outros personagens que seriam relevantes para a história, como o redator do blog de Will, Neal Sampat, interpretado por Dev Patel (Quem quer ser um milionário?), a nova produtora associada Maggie Jordan (Allison Pill) que tem um relacionamento amoroso com o ex-produtor do News Night, Don Keefer (Thomas Sadoski), mas também é cobiçada pelo novo editor-chefe, Jim Harper (John Gallagher Jr).
O que chama a atenção na série é a estrutura criada por Sorkin para mostrar o que realmente acontece numa redação “de verdade” e não a redação do Planeta Diário. Todas as pessoas que estão lá tem uma função e o público vai poder conhecer em detalhes o que é o trabalho de um telejornal americano, desde o segundo episódio, quando nada do planejado dá certo e eles terão que manter a cabeça erguida. É revigorante ver um trabalho desse tipo, que não precisa mostrar cenas de sexo, piadas fúteis ou premissas absurdas, para criar bom entretenimento. Quisera que nossos telejornais, cujas emissoras ainda são concessão do poder público, tivessem mais liberdade para falar claramente para o público o que está acontecendo no Brasil de hoje. E não colocar aspas em assuntos espinhosos, imaginando que todo mundo não vê que o Rei está nu. Pelo menos, em The Newsroom eles sabem como chegar à verdade...
Paulo Gustavo Pereira apresenta o programaLoucos Por Sériesno canal Imagine TV’ (TVA/Telefônica), e o programaAlmanaque dos SeriadospelaClicTV’. Também é editor da revistaSci-Fi Newse autor doAlmanaque dos Seriados’ (Ediouro) eAnimaq - Almanaque dos Desenhos Animados” (Matrix Editora).

Nenhum comentário:

Postar um comentário