21 de agosto de 2012

Vou Rifar Meu Coração


Vou Rifar Meu Coração
Pessoas simples que amam.
C&N
O fascínio que a música considerada “brega” exerce sobre o povo brasileiro é o mote principal do bem-vindo documentário “Vou Rifar Meu Coração”, de Ana Rieper. Nada de considerações sociais e sociológicas. Nada de tentar diferenciar os limites entre o brega e o popular, muito menos de buscar as origens etimológicas da palavra “brega”. “Vou Rifar Meu Coração” é um filme totalmente... Coração.
A diretora faz uma bem dosada mistura de depoimentos de grandes representantes da cultura brega - Lindomar Castilho, Agnaldo Timóteo, Nelson Ned, Amado Batista, Wando - com a fala sincera e emotiva de gente do povo, pessoas simples que amam a música brega pelo simples motivo de suas letras traduzirem com fidelidade e clareza suas emoções mais profundas.
Há personagens impagáveis, como o homem que diz sofrer por amar indistintamente tanto a esposa como a amante, a quem se refere como “matriz e filial”. Há o cliente que se apaixona perdidamente, e à primeira vista, pela primeira e única prostituta que conheceu. Há a mulher de coração ferido que se diz totalmente incapacitada de conhecer um novo amor. E vários outros mais.
Juntos, estes entrevistados formam o painel de um Brasil puro e ingênuo, uma pedra bruta de emoções talvez pouco lapidadas, mas não por isso menos intensas. São depoentes por vezes divertidos, por vezes emocionantes, mas sempre tratados com muito respeito pela cineasta, que tem diante de si o difícil desafio de jamais ridicularizar o que poderia facilmente considerado como bizarro. Desafio este que Ana Rieper cumpre com a maior dignidade.
Vou Rifar Meu Coração” recebeu os prêmios de melhores Direção e Montagem no 7º FestiCine Goiânia, Melhor Direção de Arte para documentário e Prêmio Especial da Associação de Críticos no 5º AtlanticDoc, no Uruguai.
Vou Rifar Meu Coração (Brasil - 2011 - 78’ - documentário) Direção: Ana Rieper Com: Agnaldo Timóteo, Amado Batista, Lindomar Castilho, Wando, Odair José e Nelson Ned, entre outros.
Distribuição: Vitrine

Nenhum comentário:

Postar um comentário