21 de agosto de 2012

“Era do Gelo 4”, sucesso internacional


Novas da Tela
Era do Gelo 4, sucesso internacional
C&N
 Foram três estreias que, junto com as continuações, atingiram a todos os públicos, com ótimos resultados de bilheteria. O campeão do fim de semana foi “O Legado de Bourne”, mas outras duas estreias wide, “Os Candidatos” e “Um Divã Para Dois”, também se saíram bem.
Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge” caiu duas posições, ficando com a terceira colocação. “O Vingador do Futuro”, depois de uma abertura morna na semana passada, teve um desempenho ainda pior. Fica a lição: dar a Cesar o que é de Cesar e deixar com Schwarzenegger o que é de Schwarzenegger. No exterior, “Era do Gelo 4 continua sua carreira de sucesso. Eis as maiores bilheterias da semana nos EUA:
1.O Legado Bourne (estreia, Universal) - Bilheteria: US$ 38,1milhões; 3745 salas; MPS (média por sala): US$ 10,749. Os espectadores deram a nota “B” na pesquisa Cinemascore.
A segunda maior continuação do verão (a outra foi “O Espetacular Homem Aranha”) correspondeu às expectativas, embora ficasse aquém dos dois filmes anteriores da série, que receberam críticas mais favoráveis. “O Ultimato de Bourne” faturou, na abertura, US$ 62 milhões, em 2007. Mas, mesmo assim, o resultado deverá impulsionar a carreira de Jeremy Renner, o novo Bourne. Renner se tornou conhecido depois do sucesso de “Guerra ao Terror”, que deu a Katherine Bigelow o Oscar sonhado por James Cameron, em 2008. Em 2010, trabalhou com Ben Affleck em “Atração Perigosa” e foi indicado ao Oscar por seu desempenho. Em seguida, trabalhou em “Missão Impossível – O Protocolo Fantasma e “Os Vingadores”. Agora está próximo da lista “A” de atores como Tom Cruise, Johnny Depp e Adam Sandler, que se deu mal nesse verão.
Tony Gilroy, co-roteirista dos outros filmes da série Bourne, é o diretor. Mas se a série vai ter mais um filme com seu novo astro e seu novo diretor, vai depender da barreira dos US$ 100 milhões na bilheteria doméstica e do desempenho no mercado internacional, já que “O Legado Bourne” custou, no mínimo, US$ 125 milhões.
2.Os Candidatos(estreia, Warner) – Bilheteria: US$ 27,440,000; 3205 salas; MPS: US$ 8,562; nota Cinemascore: “B
Comédias políticas não fazem muito sucesso. Mas, talvez por ter sido lançado na hora certa, “Os Candidatos” superou as expectativas. A arrecadação do fim de semana ficou um pouco abaixo das de outras comédias de verão com Will Ferrell, como “O Âncora: A Lenda de Ron Burgundy (US$ 28,4 milhões) e “Quase Irmãos”(US$ 30,9 milhões) e mais longe ainda de “Os Outros Caras” (US$35,5 milhões) e “Ricky Bobby - A Toda velocidade” (US$ 47 milhões). O que não impede que a abertura de “Os Candidatos” possa ser considerada muito boa, já que ninguém está muito interessado em comédias sobre campanhas políticas. Para o diretor Jay Roach, a bilheteria de “Os Candidatos” foi muito boa, já que seu filme mais recente, “Um Jantar para Idiotas faturou somente US$ 23,5 milhões na estreia. Comparando às bilheterias dos sucessos anteriores de Roach, as franquias “Austin Powers e “Entrando Numa Fria”, a receita de “Os Candidatos” ficou abaixo, mas mostrou que um bom diretor de comédias consegue levantar até um filme de um gênero pouco popular.
3.Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge(4ª semana, Warner) – Bilheteria: US$ 19,540,000; 3690 salas (-552); MPS: US$ 5,295.
Há quatro anos, quando “Batman: O Cavaleiro das Trevas” estava em seu quarto fim de semana, começaram as Olimpíadas de Pequim. E a queda da bilheteria foi de apenas 38%. Este ano a queda de “O Cavaleiro das Trevas Ressurge” foi de 45,3%. Depois de liderar as bilheterias por três fins de semana consecutivos, caiu da primeira para a terceira posição, mas “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge” já arrecadou US$ 390,2 milhões, a 15ª maior bilheteria de todos os tempos.
4.Um Divã para Dois (estreia, Sony) – Bilheteria US$ 15,600,000; 2361 salas; MPS: US$ 6,607; nota Cinemascore: “B
Estrelada por Meryl Streep, a comédia “Um Divã para Dois”, que estreia no Brasil nesta sexta-feira pela Imagem, custou modestos US$ 20 a 30 milhões. Os filmes anteriores de Streep, “Julie e Julia” e “O Diabo Veste Prada” terminaram suas carreiras com o equivalente a quase cinco vezes a bilheteria de estreia, embora não tenham enfrentado a concorrência das Olimpíadas. Como a história gira em torno de um casal de mais de 60 anos, como “Alguém tem que Ceder”, com Diane Keaton e Jack Nicholson, que faturou o equivalente a mais de US$ 160 milhões atualizados pela inflação, pode ser que “Divã” atinja o mesmo patamar, embora o antecessor tenha se beneficiado dos feriados de Natal.
A Sony revelou que 66% da audiência eram de mulheres e 69% delas tinha mais de 40 anos.
5.Diário de um Banana: Dias de Cão (2ª semana, Fox) – Bilheteria: US$ 8,200,000; 3398 salas (+7); MPS: US$ 2,413
Em sua segunda semana, “Diário de um Banana: Dias de Cão” perdeu 44% da bilheteria da semana anterior, o que significa uma sustentação muito melhor do que a dos filmes anteriores da franquia, que caíram 54%.
6.O Vingador do Futuro(2ª semana, Sony) – Bilheteria: US$ 8,100,000; 3601 salas; MPS: US$ 2,249.
Perdeu estimados 70% da bilheteria, não devendo ultrapassar os US$ 50 milhões. A bilheteria total está em US$ 44,2 milhões. Se não se salvar no mercado internacional, poderá ser um dos grandes fiascos do ano. E “O Vingador do Futuro” ainda não enfrentou a volta de Arnold Schwarzenegger, que estrelou o filme original, em “Os Mercenários 2”.
7.A Era do Gelo 4 (5ª semana, Fox) – Bilheteria: US$ 6,750,000; 3103 salas (-439); MPS: US$ 2,175.
A caminho dos US$ 150 milhões de bilheteria acumulada, o quarto filme da série “A Era do Gelo” está se segurando bem. Perdeu somente 21,6% da receita, mas não deverá chegar aos US$ 200 milhões como os outros filmes da franquia.
8. O Ursinho Ted (7ª semana, Universal) – Bilheteria: US$ 3,300,000; 2208 salas (-559); MPS: US$ 1,494.
Depois de ter caído somente 25% na semana passada, a comédia perdeu 41%, mas manteve a sétima posição. Como ainda não estreou em muitos países, pode-se esperar uma bilheteria total de US$ 400 milhões, e uma continuação.
9.Ela Dança, Eu Danço 4 (3ª semana, Lionsgate) – Bilheteria: US$ 2,900,000: 1898 (-708) salas; MPS: US$ 1,502.
Com uma queda de 50%, desceu da sexta para a nona colocação.
10. Vizinhos Imediatos de 3º Grau(3ª semana, Fox) –  Bilheteria US$ 2,200,000; salas 2461(-707); MPS: US$ 893.
Em seu terceiro fim de semana, perdeu 51,9% da bilheteria, caindo da sétima para a 10ª posição, empatando com “O Espetacular Homem-Aranha que, na sexta semana, caiu da oitava para a 10ª posição, depois de perder 840 salas. Mas o fato de ainda estar entre as Top 10 na sexta semana de exibição, e ter acumulado uma bilheteria total de US$ 700 milhões no mundo todo, também é bastante espetacular.
Balanço - Enfrentando o final das Olimpíadas, o público dos cinemas foi ligeiramente menor em relação ao mesmo fim de semana do ano passado. Ao mesmo tempo, as seções mais tarde ainda sofrem o efeito do tiroteio de 20 de julho no Colorado. As 12 maiores bilheterias da semana faturaram juntas cerca de US$ 138 milhões, ligeiramente acima do mesmo período do ano passado.
Independentes - Dois filmes passados em Nova York - “2 Days in New York”, de Julie Delpy, e “Red Hook Summer”, de Spike Lee -, lideraram as bilheterias independentes, que tem tido filmes de sucesso como “Celeste e Jesse Para Sempre”, Killer Joe,” Beasts of the Southern Wild” e "The Queen of Versailles". Entretanto, a expansão de “Ruby Sparks” mostrou que o novo filme de Jonathan Dayton e Valerie Faris não tem o mesmo potencial de “Pequena Miss Sunshine.
Spike Lee lançou seu “Red Hook Summer” em quatro salas em Nova York e Nova Jersey, faturando US$ 42,100 com uma média por sala de US$ 10,525. O filme vai abrir em mais seis mercados, em 24 de agosto.
Em seu segundo fim de semana, “Celeste e Jesse Para Sempre”, lançamento no Brasil da Sony em 16 de novembro, faturou US$ 134,000 em 18 cinemas, com uma MPS US$ 7,472.
O fim de semana também viu o filme de Wes Anderson, “Moonrise Kingdom”, chegar aos US$ 40 milhões, podendo ultrapassar “O Exótico Hotel Marigold” como a maior bilheteria independente do ano.
Ruby Sparks”, da Fox Searchlight, ultrapassou a marca de US$ 1 milhão, faturando US$ 453,000 em 261 salas, totalizando US$ 1,3 milhão.
2 Days in New York”, da Magnolia Pictures, dirigido por Julie Delpy, estreou em dois cinemas, faturando US$ 27,000, com uma MPS de US$ 13,500, a mais alta da semana. Divulgado como uma continuação de “2 Days in Paris”, o filme é estrelado por Delpy e Chris Rock. Embora seja um bom resultado, não se compara com “Paris”, que abriu em 10 cinemas e fez uma média por sala de US$ 17,364. Fechou com US$ 4,433,994.
"360" (Magnolia Pictures), de Fernando Meirelles, abriu de dois para nove cinemas, com uma bilheteria de somente US$ 10,000. Com uma média por sala de US$ 1,111, o filme totaliza US$ 26,473, apesar de contar com Anthony Hopkins, Ben Foster, Rachel Weisz e Jude Law no elenco.
Killer Joe” (LD Entertainment), de William Friedkin, apesar da classificação NC-17 (proibido para menores de 17 anos) continuou apresentando bons resultados. O thriller estrelado por Matthew McConaughey (que está numa ótima fase) abriu de 14 para 36 cinemas, em seu terceiro fim de semana. Faturou US$ 146,000 com uma MPS de US$ 4,056. Totaliza US$ 431,179 e tudo indica que será um entre somente 14 filmes com censura 17 anos a cruzar a marca do US$ 1 milhão.
Moonrise Kingdom” (Focus Features), em seu 12º fim de semana é um dos maiores sucessos independentes do verão. Saiu de 687 salas para 447, e perdeu 50% da bilheteria. Mas ainda faturou US$ 624,871, com uma MPS de US$ 1,398, totalizando US$ 42,085,269, tendo chances de ultrapassar “Hotel Marigold.
Internacional - Mais uma vez, “Batman o Cavaleiro das Trevas Ressurge liderou as bilheterias
internacionais. Faturou US$ 34,2 milhões, com uma perda de 49% em relação à semana anterior. Já arrecadou US$ 445,3 milhões, e poderá ultrapassar “O Cavaleiro das Trevas” (US$ 468,6 milhões) no próximo fim de semana. No mundo todo, “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge acumula uma bilheteria total de US$ 835,4 milhões. E ainda não estreou na China e Itália, tendo chances de ultrapassar US$ 1 bilhão.
O sucesso internacional “A Era do Gelo 4 faturou mais US$ 16,2 milhões em 61 países, totalizando US$ 620,5 milhões. É a terceira maior bilheteria de um filme de animação de todos os tempos, e um entre somente 20 filmes a faturar mais de US$ 600 milhões no exterior.
O Legado Bourne” debutou no mercado internacional com US$ 7,7 milhões em 13 mercados menores. No próximo fim de semana abre em mais três países.

Bilheterias norte-americanas - Filmes de Estúdio no final de semana (fonte: Rentrak)

Filme
Semana (US$)
Total (US$)
1.
O Legado Bourne
40,265,000
40,265,000
2.
Os Candidatos
27,440,000
27,440,000
3.
Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge
19,540,000
390,149,000
4.
Um Divã para Dois
15,600,000
20,053,000
5.
Diário de um Banana: Dias de Cão
8,200,000
30,554,000
6.
O Vingador do Futuro
8,100,000
44,188,000
7.
A Era do Gelo 4
6,750,000
144,064,000
8.
O Ursinho Ted
3,290,000
209,915,000
9.
Ela Dança, Eu Danço 4
2,850,000
30,165,000
10.
Vizinhos Imediatos de 3º Grau
2,200,000
31,374,000
10.
O Espetacular Homem-Aranha
2,200,000
255,543,000

Bilheterias internacionais - Filmes de Estúdio no final de semana (fonte: Rentrak)

Filme
Semana (US$)
Global (US$)
Países
1.
Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge
53,740,000
835,448,819
59
2.
O Legado Bourne
48,065,491
48,065,491
14
3.
Os Candidatos
29,540,000
29,540,000
2
4.
O Vingador do Futuro
26,800,000
71,688,392
39
5.
O Ursinho Ted
23,589,920
323,114,830
26
6.
A Era do Gelo 4
22,950,000
767,664,052
63
7.
Valente
19,077,000
374,420,000
41
8.
Um Divã para Dois
15,600,000
20,053,057
1
9.
Ela Dança, Eu Danço 4
12,750,000
62,764,762
28
10.
Madagascar 3: Os Procurados
10,535,000
548,099,764
41














Wanda de Andrade é jornalista especializada em mercado cinematográfico

Nenhum comentário:

Postar um comentário