2 de agosto de 2012

NCIS - O Começo do Fim


Loucos por Séries

NCIS - O Começo do Fim

C&N
Na próxima segunda-feira, termina a nona temporada de NCIS – Naval Criminal Investigative Service (Serviço de Investigação Criminal da Marinha) que foi batizado na dublagem como NCIS – Investigação Naval. E termina de um jeito explosivo e tenso, como aconteceu, por exemplo, no final da segunda temporada, quando os agentes do NCIS impedem o ataque de um grupo terrorista, com um desfecho muito trágico. Neste último episódio (Até que a morte nos separe), o grupo liderado por Jethro Gibbs (Mark Harmon) vai sofrer um duro golpe, durante uma complicada perseguição a um empresário que ameaça toda a frota da Marinha Americana, deixando a solução do episódio para a próxima temporada.
NCIS, exibida pelo canal AXN, criação de Donald P. Belisario e Don McCill, entrou no ar em 2003, logo após ter feito seu debut dentro de outra série de Belisario, Jag – Ases Invencíveis. Artifício também utilizado para o spin-of NCIS – Los Angeles. A série mostrava o dia a dia desse serviço de investigação da marinha americana, que entra em cena quando alguém dessa área das Forças Armadas dos EUA aparece morto, sequestrado ou envolvido em alguma conspiração terrorista. O que chamava a atenção da série era a complicada química entre seus membros, liderado por Gibbs, um atirador de elite com um passado complicado, mas um líder que não se importa em não ser carismático. Os dois investigadores que trabalhavam em sua unidade eram o ex-detetive da polícia de Baltimore, Anthony DiNozzo (Michael Weatherly) e a ex-agente do serviço secreto, Caitlin Todd (Sacha Alexander), o médico legista Donald Mallard (David McCallum) e Abby Sciuto (Pauley Perrette), uma especialista em ciências físico-químicas - e nerd gótica - do laboratório do NCIS.
Se os personagens eram tão diferentes, o que os uniu e fez com que a série fosse um campeão de audiência na CBS, foram os roteiros de cada episódio, que continham não somente uma investigação criativa do crime cometido, mas também diálogos recheados de cultura pop. Antes da terceira temporada, a produção já introduzira um vilão recorrente de vários episódios, um agente renegado do serviço secreto de Israel (Mossad), um novo agente de campo, Timothy McGee (Sean Murray0) - principal alvo das piadas de DiNozzo -, e a morte da agente Todd, de uma forma indubitável. Foi por causa da saída dessa personagem, que o NCIS acaba aceitando a integração da agente Ziva David (Cote de Pablo), que trouxe energia nova para o grupo. E foi aí que a audiência começou a notar a série.
Confesso que tinha visto o episódio de JAG que introduzia Gibbs, DiNozzo, Dr. Donald (cujo apelido é Duck, em homenagem ao Pato Donald) e Abby, mas não achei nada cativante. Nem mesmo o episódio piloto da série, quando Gibbs convida a agente Todd para trabalhar no NCIS, também não tinha nada de especial. Mas foi vendo um dos primeiros episódios da terceira temporada, que esse grupo prendeu minha atenção. Comecei a assistir a série regularmente no AXN e revi as três primeiras temporadas lançadas em DVD pela Paramount. Com diálogos divertidos e histórias que sempre tinham uma reviravolta no final, aliando-se à química tensa entre DiNozzo e Ziva, e o jeito de Mark Harmon dar vida ao seu Gibbs, esses elementos me fizeram reservar um dia da semana para assistir a NCIS.
Falo um dia da semana por que a série nunca teve o valor que merecia na programação do AXN, que a mudava de horário sempre para tapar o buraco de algum novo cancelamento na grade. Hoje, graças à visão da nova direção de programação do canal, o NCIS ganhou as noites de segunda-feira para mostrar ao público porque merece ser vista. Pena que, por não botar fé no sucesso da série, o canal acabou perdendo NCIS – Los Angeles - estrelada por Chris O’Donnell, LL Cool J e Linda Hunt - para o canal A&E, deixando de fazer uma dobradinha de sucesso, que a CBS não deixou passar. Ah, se arrependimento matasse, a equipe do NCIS não investigaria quem cometeu esse “crime” dentro do AXN...
Paulo Gustavo Pereira apresenta o programaLoucos Por Sériesno canal Imagine TV’ (TVA/Telefônica), e o programaAlmanaque dos SeriadospelaClicTV’. Também é editor da revistaSci-Fi Newse autor doAlmanaque dos Seriados’ (Ediouro) eAnimaq - Almanaque dos Desenhos Animados” (Matrix Editora).

Nenhum comentário:

Postar um comentário