9 de agosto de 2012

Marvin Hamlisch


Marvin Hamlisch
Premiado compositor norte-americano morre aos 68 anos.
C&N
O compositor, produtor e arranjador Marvin Hamlisch faleceu nesta 2ª feira, dia 6, aos 68 anos, em Los Angeles, EUA. Prodígio musical, foi aceito na escola Juilliard, em Manhattan, aos 6 anos de idade, sendo o mais jovem a ingressar na escola. Com uma premiada carreira, que inclui mais de 130 créditos apenas em cinema, começa a ser reconhecido com a primeira indicação ao Oscar em 1972, por Kotch - Ainda Há Fogo Sob as Cinzas.
Hamlisch recebeu praticamente todas as honrarias do mercado musical americano, sendo oito indicações ao Oscar e mais três vitórias, com Nosso Amor de Ontem (trilha original e canção) e Golpe de Mestre (trilha adaptada, sobre a obra de Scott Joplin, tremendo sucesso na época, graças ao trabalho de Hamlisch) em 1974; três indicações ao Grammy mais uma vitória, com a trilha de Nosso Amor de Ontem (1975); sete indicações aos Globos de Ouro mais duas vitórias com as trilhas de Kotch - Ainda Há Fogo Sob as Cinzas (1972) e Nosso Amor de Ontem (1974); e quatro indicações aos Emmy mais duas vitórias com AFI's 100 Years... 100 Movies: America's Greatest Movies (1999) e Timeless: Live in Concert (2001), ambos decorrentes de sua longa amizade com Barbra Streisand, de quem foi o pianista de ensaios em Funny Girl (em seu primeiro emprego na Broadway).
Um de seus mais conhecidos trabalhos, e aquele que lhe rendeu três de seus mais prestigiosos prêmios foi a partitura de A Chorus Line, um dos maiores sucessos da Broadway, que rendeu em 1976 o Tony de Trilha Original, o prêmio Pulitzer para Drama, e o Drama Desk Award, pela trilha original, fora mais quatro outras indicações ao Tony. Em sua lista de colaborações constam nomes como Liza Minnelli, Judy Garland e até Groucho Marx.
Marvin Hamlish estava se preparando para trabalhar de novo com Steven Soderbergh no novo projeto do diretor, a cinebiografia do pianista Liberace, Behind the Candelabra, depois da proveitosa colaboração entre os dois, no recente filme de Soderbergh, O Desinfromante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário