24 de abril de 2012


A Perseguição

O diretor sabe como dosar momentos de aventura e suspense.
C&N
Triste e solitário, Ottway (Liam Nesson) é um trabalhador de uma isolada estação petrolífera. Deprimido, ele está à beira do suicídio. Até o dia em que, após uma longa temporada de trabalhos no Alasca, Ottway e seus colegas petroleiros sofrem um grave acidente de avião. Poucos sobrevivem. O pequeno grupo agora terá de fazer o possível e o impossível para sobreviver às nevascas, ao isolamento, e principalmente aos ferozes lobos que infestam a região. A depressão de Ottway se transforma numa exacerbada vontade de viver.
Nada de muito novo neste roteiro baseado no conto “Ghost Walker”, de Ian Mackenzie Jeffers. Seria, a princípio, um filme ‘que você já viu antes’, não fosse a seguríssima direção de Joe Carnaham, o mesmo do elogiado “Narc” (2002), e mais recentemente de “Esquadrão Classe A” (2010).
Carnaham sabe como dosar momentos de aventura e suspense, tem uma ótima noção de ritmo, não deixa jamais o interesse pelo filme cair, e é eficiente ao posicionar a câmera, o que torna “A Perseguição” um filme acima da média no seu gênero.
Mas quem realmente sustenta o filme é o seu departamento de som. Ouça “A Perseguição” de ouvidos bem abertos e perceba que boa parte do medo que os lobos causam advém muito mais dos ótimos efeitos sonoros que propriamente das imagens. Que também são muito boas. Mesmo porque várias das nevascas que vemos no filme são reais (as locação foram feitas no Canadá), e não geradas por computador.
Espere até o final de todos os créditos: há uma última cena que pode ajudar a explicar (ou confundir) o final da história.
A Perseguição (The Grey - EUA - 2011 - 117’) Direção: Joe Carnahan Com: Liam Neeson, Frank Grillo, Dermot Mulroney, Dallas Roberts e Joe Anderson, entre outros.
Distribuição: Imagem Filmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário