26 de abril de 2012

‘Loucos por Séries’


Loucos por Séries
Alcatraz”.
C&N
No final dos anos 1970, o diretor Don Siegel chamou seu amigo e parceiro de “Perseguidor Implacável”, Clint Eastwood, para interpretar o prisioneiro responsável por fechar definitivamente a prisão, considerada por muitos como inexpugnável, a famosa Alcatraz. “Fuga de Alcatraz” foi baseado no livro de J. Campbell Bruce, que estudou detalhes da fuga dos prisioneiros ocorrida em 1963, e que por causa desse evento, determinou o fechamento daquela instituição penal que funcionava numa ilha na baía de São Francisco. Esse incidente foi fonte de inspiração para a criação de “Alcatraz” feita pelo trio de roteiristas Elizabeth Sarnoff, de “Lost”, e Steven Lilien & Bryan Wynbrandt, de “Kyle XY”. Mas o que chamou a atenção de todos foi J.J. Abrams ter assinado a produção executiva dessa série, para o canal Fox americano, que estava exibindo outra produção do diretor de “Super 8”, Fringe”. Ou seja, a série não seria nada convencional, felizmente.
E já começa com o fato de que em 1963, a prisão foi fechada por que todos os presos e guardas desapareceram misteriosamente numa noite, fato que foi mantido fora do noticiário, por razões obvias. Sem ninguém saber do paradeiro desse grupo, o episódio foi colocado no gelo até 2011, quando um dos prisioneiros aparece durante o dia, quando um grupo de turistas está visitando Alcatraz, hoje só um ponto turístico, a ser visitado em São Francisco. O problema é que esse prisioneiro aparece e começa a executar uma missão específica, e sua conclusão vai ser o ponto de partida para que a detetive Rebecca Madsen (Sarah Jones) e o professor Diego Soto (Jorge Garcia), um especialista em Alcatraz, sejam convocados pelo agente especial do FBI, Emerson Hauser (Sam Neil), para ajudar na captura não só desse fugitivo, mas dos que reaparecerão, vindos do passado.
Quem vai aparecer, e por que desapareceram, são perguntas cujas respostas foram parcialmente respondidas nesses primeiros treze episódios da temporada inicial de “Alcatraz”. Nem mesmo o personagem de Parminder Nagra, que trabalhou nos anos 1960 como terapeuta em Alcatraz e manteve um relacionamento com Hauser, não sabe por que ficou 50 anos desaparecida. E também tem que ser assim, por que não é uma minissérie ou um filme. É uma série, que precisa do mistério e de respostas parciais para manter o interesse do público, especialmente num canal como a Fox, que costuma cortar pelo pé séries que não batem os números que precisam, para se manter na disputa pela audiência na TV americana. Veja o que aconteceu com “Terra Nova”.
O melhor é que a história não ficou apenas no surgimento dos prisioneiros do passado, mas numa trama paralela sobre os desaparecimentos e seus responsáveis. Sem falar muito, seus motivos ainda são obscuros, mas esse povo existe nos Estados Unidos desde o tempo da Guerra da Secessão. E saberemos mais, em outubro, quando a série voltar a ser exibida pelo Warner Channel. Até lá, o suspense continua...
Paulo Gustavo Pereira apresenta o programaLoucos Por Sériesno canal Imagine TV’ (TVA/Telefônica), e o programaAlmanaque dos SeriadospelaClicTV’. Também é editor da revistaSci-Fi Newse autor doAlmanaque dos Seriados’ (Ediouro) eAnimaq - Almanaque dos Desenhos Animados” (Matrix Editora).

Nenhum comentário:

Postar um comentário