19 de abril de 2012

Muito Além de um Conto de Fadas


Muito Além de um Conto de Fadas
Loucos por Séries
C&N
Num momento de puro deleite de Jeffrey Katzemberg, que havia saído bruscamente da chefia de produção da Disney, por políticas internas criadas pelo seu chefe, Michael Eisner, nasce Shrek, um dos grandes sucessos da DreamWorks, estúdio que montou em parceria com Steven Spielberg e David Geffen. A animação bate firme na base de sustentação do império Disney, os contos de fadas, brincando com antigos sucessos dos desenhos animados como Branca de Neve, Cinderela e Pinóquio, entre outros. O sucesso abriu a porta para que o cinema começasse a ver ou rever os contos de fadas de várias formas, ora comédia como Espelho, Espelho Meu, com Julia Roberts como a Rainha Má, ora suspense como A Garota do Capuz Vermelho, a versão sombria de Chapeuzinho Vermelho. Agora, se no cinema é possível fazer isso, por que não da TV?
O primeiro episódio de Once Upon a Time, que o canal Sony passou a exibir esse mês, nas noites de 5ª feira, é uma prova de que é possível levar os contos de fada para a TV e conseguir extrair boas histórias, capítulo a capítulo. Criada pela dupla Edward Kitsis e Adam Horowitz, produtores e roteiristas de Lost, a série vem conquistando cada vez mais público na rede ABC, que pertence à Disney. E por quê? Simples, a história traz para os dias de hoje todos os personagens que embalaram os sonhos de muitas crianças no último século, em suas diversas versões, em mídias variadas. O atrativo dessa nova versão de Branca de Neve, o Príncipe Encantando, a Rainha Má e todos os outros coadjuvantes importantes do mundo das Fadas, é que como e por que estão vivendo nos dias de hoje.
E tudo começa com Era uma Vez..., num reino distante, a jovem Branca de Neve é salva pelo Príncipe Encantado, que com um simples beijo, resgata a princesa da morte após ela ter comido a maçã envenenada das mãos da Rainha Má. Mas, no dia do casamento do casal real, a Rainha aparece e lança uma maldição sobre o reino encantado que, no futuro próximo, sofrerá por tê-la expurgado. Como isso não acontece de imediato, o casal encantado tem ainda tempo de ver sua filha nascer. A pequena Emma, contudo nasce no exato dia em que a maldição cai sobre o reino. Seu destino, contudo, é alterado por um truque aplicado pelos pais. Emma cresce longe dali em lares adotivos, o que a transforma numa pessoa um pouco revoltada, por não ter conhecido seus pais.
A reviravolta na vida de Emma começa quando ela conhece o pequeno Henry, que afirma ser seu filho, o qual ela abandonou uma década antes. Ela leva o garoto de volta à cidade de Storybrook, para descobrir que algo estranho existe no lugar. Na realidade, Emma está no reino encantado que foi transportado para o futuro humano pela Rainha, que hoje controla a prefeitura da cidade e é a madrasta adotiva de Henry. As atitudes suspeitas de todos no lugar levam Emma a ficar na cidade para descobrir o que está acontecendo com o garoto. O grande segredo - desconhecido pela própria Emma -, é que ela é a única que poderá quebrar a maldição, para que todos sejam felizes para sempre...
O mais interessante é que a dupla de criadores aproveitou o aprendizado de Lost, e vai contar o passado em flashback de todos os personagens clássicos, e porque eles são o que são. E com isso garantir episódios que vão sair das investigações de Emma. Agora, resta acompanhar essa história que tem que durar algumas temporadas para chegar ao final feliz... Será?
Once Upon a Time
Canal Sony - 5ªs feiras, às 21h00 - reprise na meia noite de 5ª
Paulo Gustavo Pereira apresenta o programaLoucos Por Sériesno canal Imagine TV’ (TVA/Telefônica), e o programaAlmanaque dos SeriadospelaClicTV’. Também é editor da revistaSci-Fi Newse autor doAlmanaque dos Seriados’ (Ediouro) eAnimaq - Almanaque dos Desenhos Animados” (Matrix Editora).

Nenhum comentário:

Postar um comentário