27 de abril de 2012

“Circunstância”


Circunstância
Amor homossexual no Irã.
C&N
Histórias de amores proibidos vão existir sempre, pelo que parece. O que as mantém interessantes são as formas com que se transformam ao longo do tempo. A de “Circunstância” poderia muito bem se passar no século passado, mas é atual justamente por se passar em um país opressor como o Irã. As intenções são boas, mas o filme sofre de alguns problemas que podem miná-las. Apesar disso, oferece um ponto de vista diferente sobre a homossexualidade em um país restritivo.
As jovens Atafeh e Shireen vivem um romance proibido, com o agravante de viverem no Irã, onde as mulheres são tratadas como pessoas de segunda classe. A origem de repressão mais inesperada é o irmão de Atafeh, um ex-viciado em drogas convertido ao Islamismo, que é obcecado por Shireen.
Circunstância” padece de alguns problemas que podem afastar até o espectador mais dedicado. Sua apresentação é sensacionalista e o ritmo, instável. As protagonistas trabalham direitinho, mas pouco destaque é dado ao melhor do elenco, Reza Sixo Safai, que faz o irmão de Arafeh. O grande trunfo de “Circunstância” é mostrar o submundo da vida noturna do Irã, mesmo que de forma um pouco exagerada e dramatizada.
Com boas intenções e alguns problemas, “Circunstância” não é para todos. Realmente é interessante o retrato de um romance homossexual em um país como o Irã, mas é fato que algo assim seria tabu até em países ditos mais esclarecidos. Se gerar discussão, já se torna uma experiência cinematográfica valiosa.
Circunstância (Circumstance - Irã - 2011 - 107’) Direção: Maryam Keshavarz Com: Nikohl Boosheri, Sarah Kazemy, Reza Sixo Safai, Soheil Parsa, Nasrin Pakkho e Amir Barghashi, entre outros.
Distribuição: não encontrado

Nenhum comentário:

Postar um comentário