20 de abril de 2012

“A Perseguição”

“A Perseguição”
Tenso filme de ação
C&N
Bem-vindos ao filme de ação de Liam Neeson, deste ano. Todo ano, quase invariavelmente, Neeson se envolve em algum projeto de ação, geralmente mais para o lado da espionagem.
Neste caso, ele faz um trabalhador de uma área de exploração de petróleo, nos confins do Alaska, que está para sair num período de descanso, fora das instalações, mais ao sul - leia-se ‘menos frio’.
Na verdade, ele não é exatamente um explorador de petróleo, mas sim um atirador de elite, que tem como função defender o sítio de exploração da ação de alcateias de lobos selvagens, que circundam o local, à espreita de trabalhadores mais descuidados, vítimas em potencial. Neeson tem que evitar que estes ataques aconteçam.
Logo no princípio do filme entende-se que o personagem não está bem, vivendo uma situação limite, em total desencanto com a vida. E, justamente nesta situação, embarca num avião, ao lado de outros trabalhadores, rumo à viagem de descanso.
Uma falha mecânica derruba o avião, e apenas alguns dos passageiros sobrevivem. E este é exatamente o assunto do filme: sobrevivência. Numa região onde o frio é intenso (praticamente o ano todo), não há o que possa ser usado como alimento, a tecnologia não consegue ajudar em nada (não há telefones, rádios ou aquecimento), e os sobreviventes estão bastante feridos, o que mais poderia acontecer para piorar a situação? Veja o filme.
A ameaça à espreita torna o filme tão absolutamente tenso que, em determinados momentos, tem-se a vontade de levantar e dizer: Ok, desistam, isso não vai dar certo!
Ponto para o diretor, Joe Carnahan, de pouco expressiva carreira, mas que consegue manter um clima de tensão e expectativa beirando o insuportável, até o inexorável final do filme. E destaque para a figura de Frank Grillo, no papel de Diaz, a ‘ovelha negra’ do grupo, muito bem. E Liam Neeson, claro, fazendo muito bem o papel de ... Liam Neeson, o que em si já é agradável de se ver. Experimente!
A Perseguição (The Grey - EUA - 2011 - 117’) Direção: Joe Carnahan Com: Liam Neeson, Frank Grillo, Dermot Mulroney, Dallas Roberts e Joe Anderson, entre outros.
Distribuição: Imagem Filmes
Onde: Espaço Unibanco Pompeia - Sala 3 - Shopping Bourbon - Rua Turiaçu, 2100 - Perdizes Tel.: (11) 3673-3949
Sessões: 16h30, 19h e 21h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário