23 de abril de 2012

“Os Vingadores”


Os Vingadores

O filme é o melhor de toda a série, até agora.
C&N
A espera e o sigilo valeram a pena. É óbvio que as críticas devem todas ir pelo mesmo caminho: ‘roteiro raso’, ‘ação descerebrada’, etc. Esqueça:Os Vingadores” é muito divertido, e ponto.
Afinal, em seus filmes solos, apenas o “Homem de Ferro” foi realmente incensado. “Thor” não chegou a ser uma unanimidade, assim como o “Capitão América” também gerou opiniões controversas (eu, particularmente, gostei muito dos dois). Isso sem falar das múltiplas encarnações do “Hulk”.
Mas, nesta joint venture dos maiores heróis da Marvel, o resultado não podia ser melhor. O filme é ágil, bem dosado em termos de ritmo, e tem diálogos brilhantes, principalmente para aqueles mais informados no universo dos quadrinhos. Mas não precisa ser um nerd devorador de gibis para se divertir com as trocas de farpas entre todos os egos inflados dos super-heróis: Tony Stark (Robert Downey Jr.) e sua elevadíssima autoestima, Steve Rogers (Chris Evans), o Capitão América e seu idealismo insuportavelmente american way of life, Thor (Chris Hemsworth) e seu sentimento de estar acima destes pobres mortais, e Bruce Banner (Mark Ruffalo), o Hulk, eternamente em autocontrole de seu sentimento de inadequação, promovem divertidíssimos embates verbais nas breves pausas do roteiro, entre as cenas de batalhas e lutas.
Tudo isso acrescido da presença de Scarlett Johansson, como a Viúva Negra, de Jeremy Renner, como o Gavião Arqueiro, e de Tom Hiddleston, como o ‘irmão’ de Thor, o vilão Loki (que, felizmente, manteve a aura shakespeareana do filme anterior, imprimida por Kenneth Branagh), fora um elenco de apoio composto por atores do primeiro time do cinema norte-americano, como Samuel L. Jackson (Nick Fury), Gwyneth Paltrow (Pepper Potts), e Stellan Skarsgård (Prof. Erik Selvig), fora as vozes de Paul Bettany, como Jarvis, o ‘computador de bordo’ do Homem de Ferro, e Lou Ferrigno como, claro, a voz do Incrível Hulk.
A história pode até soar como samba do crioulo doido, mas faz todo o sentido para quem acompanhou os filmes anteriores: um grupo heterogêneo de super-heróis é reunido por Nick Fury para evitar que Loki, com a ajuda de seres extraterrestres, tome conta do planeta, apoderando-se de uma fonte de energia infinita.
Certo, não espere nada de muito metafísico num roteiro deste tipo, mas também se você parte do princípio que é absolutamente normal alguns adultos vestidos de lycra colorida, armaduras metálicas ou com pele verde andarem à solta, destruindo (mais uma vez) Nova York na porrada, então não há o que reparar nesta nova aventura. O filme é, sem dúvida, o melhor de toda a série, até agora. E cria gancho para continuações, claro. Basta manter o fôlego e os olhos grudados na tela. Não perca nenhum detalhe. O filme vale cada segundo de sua atenção. Não perca!
Os Vingadores (“The Avengers“ - EUA - 2012 - 142’) Direção: Joss Whedon Com: Chris Hemsworth, Scarlett Johansson, Jeremy Renner, Robert Downey Jr., Chris Evans, Samuel L. Jackson, Tom Hiddleston, Mark Ruffalo, Gwyneth Paltrow, Stellan Skarsgård, Paul Bettany e Lou Ferrigno, entre outros.
Distribuição: Walt Disney Pictures

Nenhum comentário:

Postar um comentário