20 de abril de 2012

“Top Secret! - Superconfidencial”

“Top Secret! - Superconfidencial”
Brincadeira descontraída, sempre inteligente.
C&N
Paródia bem manjada de filmes de espionagem situados na Segunda Guerra Mundial. Fracasso de bilheteria em 1984, é a menos conhecida fita de humor de Jim Abrahams em parceria com os irmãos Jerry e Davi Zucker, o trio criador de “Apertem os cintos... o piloto sumiu!” (1980) e “Corra que a polícia vem aí!” (1988).
Há infinitas referências espalhadas, muitas sem coesão, por isso o resultado irregular e certamente datado. Fica a observação prévia: o público conhecedor de cinema entenderá melhor as piadas.
Esqueça a história sobre conspirações e atente-se às sacadas, muitas delas divertidas. Val Kilmer, em início de carreira, interpreta um rock star em ascensão, com visual e cabelo de Elvis Presley (ele imita a voz e as danças do lendário cantor). Quando pousa na Alemanha, enfrenta grupos fascistas, nazistas e outros ‘istas’ a fim de salvar um cientista que está encerrando o projeto de uma arma poderosa, a Polaris Mine (papel do falecido ator inglês Michael Gough).
No decorrer das tramas paralelas (são inúmeras!) momentos cômicos invadem a narrativa, com coadjuvantes famosos do cinema, que brincam em cena, como Omar Sharif na pele de um agente (a abertura é com ele, em uma perseguição no trem, e depois retorna em uma das sequências mais engraçadas, de puro pastelão, quando vai colher informações confidenciais de um espião disfarçado de ambulante). Até o inglês Peter Cushing faz rápida aparição.
Como paródia homenageia clássicos, dentre eles “...E o Vento Levou”, “Tubarão”, “O Mágico de Oz”, “A Lagoa Azul” e “Fugindo do Inferno” (com direito à motocicleta).
Rodado em estúdio em Londres, “Top Secret!” resulta em uma brincadeira descontraída, sempre inteligente, que vale um aluguel. Pela primeira vez em DVD.
Top Secret! - Superconfidencial (Top Secret! - EUA / Alemanha - 1984 - 90’) Direção: Jim Abrahams, Jerry Zucker e David Zucker Com: Val Kilmer, Lucy Gutteridge, Peter Cushing, Michael Gough e Omar Sharif, entre outros.
Distribuição: Paramount Pictures


Nenhum comentário:

Postar um comentário