18 de julho de 2012

“A Era do Gelo 4” lidera no mundo todo


Novas da Tela
A Era do Gelo 4 lidera no mundo todo.
C&N
"Scrat governa o mundo”, disse, entusiasmado, o diretor de distribuição da Fox, Chris Aronson. E tinha razão, “A Era do Gelo 4 liderou não só as bilheterias norte-americanas, mas também as internacionais. O quarto filme da série “A Era do Gelo 4” estreou nos EUA com US$ 46 milhões no fim de semana. Não chegou aos números de outros filmes de animação de 2012: “O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida (US$ 70,2 milhões), “Valente” (US$ 66,3 milhões) e “Madagascar 3” (US$ 60,3 milhões), mas era o quarto episódio da turma de Scrat. Empatou com o primeiro “A Era do Gelo“, (US$ 46,3 milhões), mas ficou atrás de “A Era do Gelo 2” (US$ 68 milhões) e faturou mais do que “A Era do Gelo 3”, que abriu com US$ 41,7 milhões. No final, as bilheterias domésticas dos três filmes anteriores ficaram entre US$ 176,4 milhões e US$ 196,6 milhões nos EUA.
Lançado em 3879 salas - 2731 delas eram em 3D, mas que geraram somente 35% da bilheteria -, com a ótima média por sala foi de US$ 11,853, o filme recebeu a nota “A-” da pesquisa CinemaScore, sendo que os menores de 18 anos deram “A. Com essa classificação e nenhuma concorrência à vista, “A Era do Gelo 4 tem tudo para fazer uma ótima carreira.
Não é muito comum haver um quarto filme numa franquia, e “A Era do Gelo 4”, que já arrecadou US$ 385 milhões no mundo todo, mostra força da série. Tendo custado estimados US$ 90 milhões, já se pagou, e muito bem. A receita global dos três filmes anteriores soma US$ 2,1 bilhões, com cerca de 80% vindos dos mercados internacionais.
O sucesso de “A Era do Gelo 4” deslocou “O Incrível Homem Aranha” para a segunda colocação no ranking da semana. Mesmo assim, o super-herói faturou US$ 35 milhões, acumulando uma bilheteria de US$ 200,9 milhões. Caiu somente 44% em seu segundo fim de semana. O que é uma ótima sustentação para um filme do gênero, embora seja uma queda maior do que a dos filmes anteriores do personagem.
Entre as outras continuações, o drama de Oliver Stone, “Selvagens, que estreou na semana passada na quarta posição com US$ 16 milhões, caiu para a sexta colocação com US$ 8,7 milhões, acumulando uma receita de US$ 31,5 milhões.
Ted, que estreia no Brasil em 5 de outubro pela Universal, teve uma ótima sustentação no fim de semana. Caiu somente 31% e faturou US$ 22,15 milhões. Acumulou uma bilheteria de US$ 159 milhões em 17 dias e poderá ser a surpresa do verão. A comédia de Seth MacFarlane, estrelada por Mark Wahlberg, que poderá chegar aos US$ 200 milhões nas bilheterias norte-americanas, foi comprada pela Universal da MRC Films, e as duas empresas produziram o filme por cerca de US$ 50 milhões. Os filmes mais conhecidos da MRC são Babel”, indicado a Oscar de melhor filme e “Bruno” com Sacha Baron Cohen.
Magic Mike, de Steven Soderbergh, ficou entre as cinco maiores bilheterias com US$ 9 milhões, uma queda de 42 %. O striptease de Channing Tatum acumula uma receita de US$ 91,85 milhões em três semanas.
Apesar da chegada de “A Era do Gelo 4”, dois filmes de animação estreados anteriormente tiveram bom desempenho e ficaram entre os Top 10. “Valente”, da Disney/Pixar caiu somente 46% em seu quarto fim de semana, ficando na quarta posição com US$ 10,7 milhões, totalizando US$ 195,6 milhões; e “Madagascar 3: Os Procurados, da DreamWorks Animation/Paramount, ficou na 10ª posição com US$ 3,5 milhões e já ultrapassa os US$ 200 milhões (US$ 203,7 milhões).
Ainda entre os Top 10 ficou Tyler Perry's Madea's Witness Protection em seu 3º fim de semana. Caiu da sexta para a sétima posição depois de faturar US$ 5,6 milhões, totalizando US$ 55,6 milhões. O que foi suficiente para ultrapassar o filme concerto “Katy Perry: Part of Me que manteve a oitava posição com US$ 3,7 milhões na 2ª semana. Totaliza US$ 18,6 milhões.
Entrando na oitava semana, “Moonrise Kingdom” está mostrando sua força. O filme de Wes Anderson faturou US$ 3,9 milhões, uma queda de somente 19% em relação à semana anterior. Totaliza US$ 32,4 milhões. Nada mal para um filme independente.
Na próxima sexta-feira, todas as atenções estarão voltadas para “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge”. O filme de Christopher Nolan, oitavo da franquia, vem com a expectativa de tirar de “Os Vingadores a coroa de campeão das bilheterias do verão.
Independentes - Sete produções independentes estrearam nesta semana nos EUA. Quatro deles - “The Imposter, Farewell My Queen, Trishna” e “Easy Money” – tiveram médias por sala acima de US$ 10,000, mas nenhum deles tem estreia programada no Brasil. Com isto, o mercado independente continuou em alta, ajudado pelas continuações de sucesso “Beasts of the Southern Wild Moonrise Kingdom” e “Para Roma com Amor.
Das estreias independentes, somente Poder Paranormal” (Red Lights), de Rodrigo Cortés, tem lançamento brasileiro programado, para 07 de setembro, pela Califórnia. O suspense tem no elenco: Sigourney Weaver, Robert De Niro, Cillian Murphy, Elizabeth Olsen. Estreou em somente duas salas, e faturou US$ 10,011, com uma média por sala de US$ 5,006.
Entre as continuações, “The Magic of Belle Isle” – estrelando Morgan Freeman e Virginia Madsen, abriu de quatro para cinco salas no segundo fim de semana. Faturou US$ 8,000, com uma média por sala de US$ 1,600, totalizando US$ 23,680. O filme de Rob Reiner estreia no Brasil em 24 de agosto pela Imagem Filmes.
Para Roma com Amor depois de uma grande expansão na semana passada, saiu de cartaz em 62 salas, continuando em cartaz em 744. Mas perdeu somente 18% da receita, faturando US$ 2,539,119. Acumula uma bilheteria de US$ 8,657,746, e deverá chegar aos US$ 15 milhões. Embora com menos apelo do que “Meia Noite em Paris, deverá ser a terceira maior bilheteria independente do ano, atrás de "O Exotico Hotel Marigold” e “Moonrise Kingdom.
Moonrise Kingdom” tem estreia programada no Brasil para 12 de outubro, pela Universal. A comédia, que tem no elenco Bruce Willis, Edward Norton, Bill Murray e Tilda Swinton, está há oito semanas em cartaz, mas ainda abriu de 884 para 924 cinemas. Perdeu somente 19% da bilheteria, faturando US$ 3,661,819, segurando a 10ª posição, com uma média de US$ 3,963 por sala. Teve uma incrível alta de público da ordem de 47% de sexta para sábado. Totaliza US$ 32,440,314, podendo chegar aos US$ 40 milhões.
Intocáveis(Intouchables, França, 2011], de Olivier Nakache e Eric Toledano, que estreia por aqui em 31 de agosto pela Califórnia, abriu de 60 para 83 cinemas em seu oitavo fim de semana. Aumentou a bilheteria em 30% e faturou US$ 354,000. Totaliza mais de US$ 343 milhões, no mundo todo, sendo US$ 166 milhões na França.
Internacional - A Era do Gelo 4” liderou também as bilheterias internacionais com US$ 95 milhões. Foi a melhor abertura de 2012 na Rússia, e também a maior abertura para um filme de animação naquele país. Subiu 7% na Alemanha e caiu 8% no Brasil, mas acumula uma bilheteria internacional de US$ 339 milhões e deverá chegar aos US$ 600 milhões.
O Incrível Homem Aranha”, que estreou a semana passada na primeira colocação, caiu para a segunda posição depois de faturar US$ 66,6 milhões em 87 países, liderados pelo Reino Unidos com US$ 6,02 milhões. Totaliza US$ 320,4 milhões no exterior e já ultrapassou os US$ 500 milhões no mundo todo.
Ted” continuou a impressionar no exterior. Faturou US$ 9,7 milhões em quatro países e foi o primeiro colocado em todos eles. Já arrecadou US$ 31,3 milhões no exterior, e poderá empatar com “Se Beber Não Case”, que arrecadou US$ 190 milhões no exterior.
Branca de Neve e o Caçador” faturou mais US$ 9,3 milhões no fim de semana, totalizando US$ 218,8 milhões. No mundo todo já chega a US$ 370,4 milhões, tendo chance de chegar aos US$ 400 milhões.
Selvagens” abriu com aproximado US$ 1 milhão, tendo a maior parte da receita vindo do México, onde ficou a quarta posição com US$ 900,000. Mesmo assim decepcionante para um título cheio de atores hispânicos no elenco e dirigido por Oliver Stone.
Balanço - As 10 maiores bilheterias da semana faturaram estimados US$ 148,1 milhões, 40% menos que o mesmo fim de semana do ano passado, liderado por “Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2 que estreou com US$ 169,2 milhões; e 13% abaixo de 2010 quando “A Origem estreou com US$ 62,8 milhões.
A soma total das bilheterias chegou a estimados US$ 161 milhões, uma queda de quase 39% em relação ao mesmo fim de semana do ano passado. Esgotados todos os super-heróis, isto é um caso para o Batman.

Bilheterias norte-americanas - Filmes de Estúdio no final de semana (fonte: Rentrak)

Filme
Semana (US$)
Total (US$)
1.
A Era do Gelo 4
46,000,000
46,000,000
2.
O Espetacular Homem-Aranha
35,000,000
200,872,247
3.
O Ursinho Ted
22,146,613
158,993,010
4.
Valente
10,695,000
195,596,000
5.
Magic Mike
9,030,000
91,850,075
6.
Selvagens
8,735,025
31,466,475
7.
Madeas Witness Protection
5,600,000
55,627,694
8.
Katy Perry: Part of Me
3,735,000
18,587,927
9.
Moonrise Kingdom
3,661,819
32,426,537
10.
Madagascar 3: Os Procurados
3,500,000
203,731,722

Bilheterias internacionais - Filmes de Estúdio no final de semana (fonte: Rentrak)

Filme
Semana (US$)
Global (US$)
Países
1.
A Era do Gelo 4
95,000,000
385,000,000
65
2.
O Espetacular Homem-Aranha
66,600,000
521,272,247
88
3.
O Ursinho Ted
9,700,000
190,293,010
5
4.
Valente
6,500,000
242,396,000
10
5.
Magic Mike
3,300,000
98,250,075
5
6.
Branca de Neve e o Caçador
9,300,000
370,407,105
56
7.
Selvagens
1,000,000
32,466,475
4
8.
Madagascar 3: Os Procurados
4,600,000
473,831,722
43
9.
Deranged
7,500,000
16,000,000
1
10.
Madeas Witness Protection
0
55,627,694
1













Wanda de Andrade é jornalista especializada em mercado cinematográfico

Nenhum comentário:

Postar um comentário