‘Novas da
Tela’
“A Era do Gelo 4” lidera no mundo todo.
C&N
"Scrat governa o
mundo”,
disse, entusiasmado, o diretor de distribuição da Fox,
Chris
Aronson.
E tinha razão, “A Era do Gelo
4” liderou não só
as
bilheterias norte-americanas, mas também as internacionais. O quarto filme
da
série “A Era do Gelo 4”
estreou nos EUA com US$ 46 milhões no fim de semana. Não chegou aos números
de
outros filmes de animação de 2012: “O
Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida” (US$ 70,2 milhões), “Valente” (US$ 66,3 milhões) e
“Madagascar 3” (US$ 60,3
milhões),
mas era o quarto episódio da turma de Scrat.
Empatou com o primeiro “A Era do
Gelo“, (US$ 46,3 milhões), mas ficou atrás de “A Era do Gelo 2” (US$ 68
milhões) e
faturou mais do que “A Era do Gelo
3”, que abriu com US$ 41,7 milhões. No final, as bilheterias
domésticas
dos três filmes anteriores ficaram entre US$ 176,4 milhões e US$ 196,6
milhões
nos EUA.
Lançado em
3879 salas - 2731 delas eram em 3D, mas que geraram somente 35% da
bilheteria -,
com a ótima média por sala foi de US$ 11,853, o filme recebeu a nota
“A-”
da pesquisa CinemaScore, sendo que os menores de 18 anos deram
“A”. Com essa classificação e nenhuma concorrência à vista,
“A Era do Gelo 4” tem tudo para fazer uma ótima
carreira.
Não é muito
comum
haver um quarto filme numa franquia, e “A Era do Gelo 4”, que já
arrecadou
US$ 385 milhões no mundo todo, mostra força da série. Tendo custado
estimados
US$ 90 milhões, já se pagou, e muito bem. A receita global dos três filmes
anteriores soma US$ 2,1 bilhões, com cerca de 80% vindos dos mercados
internacionais.
O sucesso
de “A Era do Gelo 4”
deslocou
“O Incrível Homem
Aranha” para a segunda colocação no ranking da semana. Mesmo
assim, o super-herói faturou US$ 35 milhões, acumulando uma bilheteria de
US$
200,9 milhões. Caiu somente 44% em seu segundo fim de semana. O que é uma
ótima
sustentação para um filme do gênero, embora seja uma queda maior do que a
dos
filmes anteriores do personagem.
Entre as
outras
continuações, o drama de Oliver Stone, “Selvagens”, que estreou na semana passada
na
quarta posição com US$ 16 milhões, caiu para a sexta colocação com US$ 8,7
milhões, acumulando uma receita de US$ 31,5 milhões.
“Ted”,
que estreia no Brasil em 5 de outubro pela Universal, teve
uma
ótima sustentação no fim de semana. Caiu somente 31% e faturou US$ 22,15
milhões. Acumulou uma bilheteria de US$ 159 milhões em 17 dias e poderá ser
a
surpresa do verão. A
comédia de Seth
MacFarlane,
estrelada por Mark
Wahlberg,
que poderá chegar aos US$ 200 milhões nas bilheterias norte-americanas, foi
comprada pela Universal da MRC Films, e as duas empresas produziram o filme
por
cerca de US$ 50 milhões. Os filmes mais conhecidos da MRC são “Babel”, indicado a Oscar de
melhor
filme e “Bruno” com Sacha
Baron Cohen.
“Magic
Mike”, de
Steven Soderbergh, ficou entre as cinco maiores bilheterias com US$ 9
milhões,
uma queda de 42 %. O striptease de Channing Tatum acumula uma receita
de
US$ 91,85 milhões em três semanas.
Apesar da
chegada de “A Era do Gelo
4”,
dois filmes de animação estreados anteriormente tiveram bom desempenho e
ficaram
entre os Top 10. “Valente”, da
Disney/Pixar caiu somente 46% em seu quarto fim de semana, ficando na quarta
posição com US$ 10,7 milhões, totalizando US$ 195,6 milhões; e “Madagascar 3: Os
Procurados”, da DreamWorks Animation/Paramount,
ficou na 10ª posição com US$ 3,5 milhões e já ultrapassa os US$ 200 milhões
(US$
203,7 milhões).
Ainda entre
os Top 10 ficou Tyler Perry's
Madea's
Witness Protection em seu 3º fim de semana. Caiu da sexta para a
sétima
posição depois de faturar US$ 5,6 milhões, totalizando US$ 55,6 milhões. O
que
foi suficiente para ultrapassar o filme concerto “Katy Perry: Part of Me” que manteve a oitava posição
com
US$ 3,7 milhões na 2ª semana. Totaliza US$ 18,6 milhões.
Entrando
na oitava semana, “Moonrise
Kingdom” está mostrando sua força. O filme de Wes
Anderson
faturou US$ 3,9 milhões, uma queda de somente 19% em relação à semana
anterior.
Totaliza US$ 32,4 milhões. Nada mal para um filme independente.
Na próxima
sexta-feira,
todas as atenções estarão voltadas para “Batman: O Cavaleiro das Trevas
Ressurge”. O filme de Christopher Nolan, oitavo da franquia, vem com
a
expectativa de tirar de “Os
Vingadores” a
coroa de
campeão das bilheterias do verão.
Independentes - Sete
produções independentes estrearam nesta semana nos EUA. Quatro deles -
“The Imposter”, “Farewell My Queen”, “Trishna” e “Easy Money” – tiveram médias por
sala acima de US$ 10,000, mas nenhum deles tem estreia programada no Brasil.
Com
isto, o mercado independente continuou em alta, ajudado pelas continuações
de
sucesso “Beasts of the Southern
Wild” “Moonrise Kingdom” e “Para Roma com Amor”.
Das
estreias
independentes, somente “Poder Paranormal”
(Red Lights), de Rodrigo Cortés, tem lançamento brasileiro
programado,
para 07 de setembro, pela Califórnia. O suspense tem no
elenco:
Sigourney Weaver, Robert De Niro, Cillian Murphy, Elizabeth Olsen. Estreou
em
somente duas salas, e faturou US$ 10,011, com uma média por sala de US$
5,006.
Entre as
continuações, “The Magic of Belle
Isle” – estrelando Morgan Freeman e Virginia Madsen, abriu de quatro
para cinco salas no segundo fim de semana. Faturou US$ 8,000, com uma média
por
sala de US$ 1,600, totalizando US$ 23,680. O filme de Rob Reiner estreia no
Brasil em 24 de agosto pela Imagem Filmes.
“Para Roma com Amor” depois de uma grande expansão
na
semana passada, saiu de cartaz em 62 salas, continuando em cartaz em 744.
Mas
perdeu somente 18% da receita, faturando US$ 2,539,119. Acumula uma
bilheteria
de US$ 8,657,746, e deverá chegar aos US$ 15 milhões. Embora com menos apelo
do
que “Meia Noite em Paris”, deverá ser a terceira maior
bilheteria independente do ano, atrás de "O Exotico Hotel Marigold” e
“Moonrise Kingdom.”
“Moonrise
Kingdom” tem estreia programada no Brasil para 12 de outubro, pela
Universal. A
comédia, que tem no elenco Bruce
Willis, Edward Norton, Bill Murray e Tilda Swinton, está há oito semanas em
cartaz, mas ainda abriu de 884 para 924 cinemas. Perdeu somente 19% da
bilheteria, faturando US$ 3,661,819, segurando a 10ª posição, com uma média
de
US$ 3,963 por sala. Teve uma incrível alta de público da ordem de 47% de
sexta
para sábado. Totaliza US$ 32,440,314, podendo chegar aos US$ 40 milhões.
“Intocáveis”(Intouchables, França,
2011],
de Olivier Nakache e Eric Toledano, que estreia por aqui em 31 de agosto
pela
Califórnia, abriu de 60 para 83 cinemas em seu oitavo fim de semana.
Aumentou a
bilheteria em 30% e faturou US$ 354,000. Totaliza mais de US$ 343 milhões,
no
mundo todo, sendo US$ 166 milhões na França.
Internacional - “A Era do Gelo 4” liderou também as
bilheterias
internacionais com US$ 95 milhões. Foi a melhor abertura de 2012 na Rússia,
e
também a maior abertura para um filme de animação naquele país. Subiu 7% na
Alemanha e caiu 8% no Brasil, mas acumula uma bilheteria internacional de
US$
339 milhões e deverá chegar aos US$ 600 milhões.
“O
Incrível Homem Aranha”, que estreou a semana
passada
na primeira colocação, caiu para a segunda posição depois de faturar US$
66,6
milhões em 87 países, liderados pelo Reino Unidos com US$ 6,02 milhões.
Totaliza
US$ 320,4 milhões no exterior e já ultrapassou os US$ 500 milhões no mundo
todo.
“Ted” continuou a impressionar no
exterior. Faturou US$ 9,7 milhões em quatro países e foi o primeiro colocado
em
todos eles. Já arrecadou US$ 31,3 milhões no exterior, e poderá empatar com
“Se
Beber Não Case”, que arrecadou US$ 190 milhões no exterior.
“Branca de Neve e o Caçador”
faturou
mais US$ 9,3 milhões no fim de semana, totalizando US$ 218,8 milhões. No
mundo
todo já chega a US$ 370,4 milhões, tendo chance de chegar aos US$ 400
milhões.
“Selvagens” abriu com aproximado
US$
1 milhão, tendo a maior parte da receita vindo do México, onde ficou a
quarta
posição com US$ 900,000. Mesmo assim decepcionante para um título cheio de
atores hispânicos no elenco e dirigido por Oliver Stone.
Balanço - As
10 maiores bilheterias da semana faturaram estimados US$ 148,1 milhões, 40%
menos que o mesmo fim de semana do ano passado, liderado por “Harry Potter e as Relíquias da Morte –
Parte
2” que estreou com US$ 169,2 milhões; e 13% abaixo de 2010
quando
“A Origem” estreou com US$ 62,8 milhões.
A
soma total das bilheterias chegou a estimados US$ 161 milhões, uma queda de
quase 39% em relação ao mesmo fim de semana do ano passado. Esgotados todos
os
super-heróis, isto é um caso para o Batman.
Bilheterias
norte-americanas - Filmes de Estúdio no final de semana (fonte:
Rentrak)
|
Filme
|
Semana
(US$)
|
Total (US$)
|
1.
|
“A Era do Gelo
4”
|
46,000,000
|
46,000,000
|
2.
|
“O Espetacular
Homem-Aranha”
|
35,000,000
|
200,872,247
|
3.
|
“O Ursinho
Ted”
|
22,146,613
|
158,993,010
|
4.
|
“Valente”
|
10,695,000
|
195,596,000
|
5.
|
“Magic
Mike”
|
9,030,000
|
91,850,075
|
6.
|
“Selvagens”
|
8,735,025
|
31,466,475
|
7.
|
“Madea’s
Witness
Protection”
|
5,600,000
|
55,627,694
|
8.
|
“Katy Perry: Part
of
Me”
|
3,735,000
|
18,587,927
|
9.
|
“Moonrise Kingdom”
|
3,661,819
|
32,426,537
|
10.
|
“Madagascar
3: Os
Procurados”
|
3,500,000
|
203,731,722
|
Bilheterias
internacionais - Filmes de Estúdio no final de semana (fonte:
Rentrak)
|
Filme
|
Semana (US$)
|
Global (US$)
|
Países
|
1.
|
“A Era do Gelo
4”
|
95,000,000
|
385,000,000
|
65
|
2.
|
“O Espetacular
Homem-Aranha”
|
66,600,000
|
521,272,247
|
88
|
3.
|
“O Ursinho
Ted”
|
9,700,000
|
190,293,010
|
5
|
4.
|
“Valente”
|
6,500,000
|
242,396,000
|
10
|
5.
|
“Magic
Mike”
|
3,300,000
|
98,250,075
|
5
|
6.
|
“Branca de Neve e o
Caçador”
|
9,300,000
|
370,407,105
|
56
|
7.
|
“Selvagens”
|
1,000,000
|
32,466,475
|
4
|
8.
|
“Madagascar
3: Os
Procurados”
|
4,600,000
|
473,831,722
|
43
|
9.
|
“Deranged”
|
7,500,000
|
16,000,000
|
1
|
10.
|
“Madea’s
Witness
Protection”
|
0
|
55,627,694
|
1
|
Wanda de
Andrade
é jornalista
especializada em mercado
cinematográfico
Nenhum comentário:
Postar um comentário