29 de julho de 2012

“A Invenção de Hugo Cabret”


A Invenção de Hugo Cabret
Só mesmo assistindo para garantir a diversão.
C&N
Grande finalista do Oscar 2012, “A Invenção de Hugo Cabret” é uma espetacular aventura em tom de conto de fadas, com pano de fundo real – os primórdios do cinema francês. Sem possibilidade de errar, o melhor filme do ano e um deleite para os entendidos da Sétima Arte.
Recebeu o maior número de indicações ao prêmio da Academia (11 no total), incluindo melhor filme e diretor, levando para casa apenas cinco, todas de categoria técnica: direção de arte, efeitos visuais, fotografia, edição de som e mixagem de som. Mais que merecidos! E por pouco não ganhou outros, já que a crítica e o público em geral ficaram encantados com o mais novo projeto pessoal (e diferente) do notório Martin Scorsese.
Assim como “O Artista” (o vitorioso da noite), “Hugo” presta uma singela e belíssima homenagem à História do cinema, mais precisamente ao país onde ele nasceu, a França dos irmãos Lumiére. A vida do moleque Hugo Cabret encontra paralelo com a do cineasta George Méliès (1861-1938), o principal diretor de cinema na França do início do século XX, realizador de curtas de ficção e comédia, famosas pelas trucagens a partir de mágicas ilusionistas, cenários ornamentados e personagens míticos. O filme tem uma surpresa a partir da metade da história, portanto não quero estragar esse entretenimento de primeira linha. Apenas para situar, Méliès será figura forte na trama. Um produtor/ator/diretor/figurinista que morreu pobre após perder o estúdio que havia montado com recursos próprios (onde rodava seus filmes artesanais). Ou seja, “Hugo” faz um recorte real, com exatidão na biografia de Méliès. E preparem-se para surpresas agradáveis!
Baseado no livro ilustrado “The invention of Hugo Cabret” (de Brian Selznick, primo do lendário produtor de cinema David O. Selznick), o filme acompanha as peripécias desse rapaz pobre que mora em um relógio antigo, na estação de trem de Paris. E do alto observa a rotina de encontros e despedidas dos passageiros sempre rindo das figuras engraçadas que o cerca (policiais, floristas, pintores, garçons). Até que a rotina morna do garoto se transforma em mágica após o primeiro encontro com um velhinho rabugento, que conserta brinquedos na estação.
Scorsese, amante inveterado do cinema, estudou a fundo a ideia que pretendia contar nas telas. Inspirado fez um filme de pesquisa, incrivelmente estilizado. Inclusive outra figura marcante, o autômato, o robô, existiu – foi criado no final do século XVIII e hoje continua exposto no museu suíço de Neuchatel.
Um espetáculo visual, com história emocionante sobre os sonhos da infância, mesclando drama e aventura de bom gosto, que agrada jovens e adultos (crianças não, porque não há animação, e a história é séria demais para elas).
Rodado em dois estúdios na Inglaterra, o filme reúne um elenco adequado para os papéis, contando com bons atores jovens. Asa Butterfield interpreta o cativante Hugo e Chloë Grace Moretz é Isabelle, filha adotiva do dono da loja de brinquedos. Tem Ben Kingsley (sempre enigmático, aqui como o velhinho), Sacha Baron Cohen, o “Borat” e “Bruno”, como o inspetor policial da estação, e ainda participações menores de Jude Law (o pai de Hugo, que morre numa explosão), Christopher Lee (o livreiro) e Emily Mortimer (a florista da estação).
Howard Shore assina a charmosa trilha sonora. Quer mais? Só mesmo assistindo para garantir a diversão. E não duvido que logo “Hugo” será considerado obra-prima.
A Invenção de Hugo Cabret (“Hugo” - EUA - 2011 - 126’) Direção: Martin Scorsese Com: Asa Butterfield, Chloë Grace Moretz, Ben Kingsley, Sacha Baron Cohen, Jude Law, Christopher Lee e Emily Mortimer, entre outros.
Blu-ray - Menu interativo - Seleção de cenas Tela: Widescreen anamórfico (1.78:1) Áudio: DTS-HD e Dolby Digital (7.1 e 5.1) Idioma: inglês, português, espanhol e francês Legendas: inglês, português, espanhol e francês Extras: Making of / O Cinemago, George Méliès / O Homem Mecânico no Coração de Hugo / Grandes Efeitos, Pequena Escala / Sacha Baron Cohen: o Papel de uma Vida
Distribuição: Paramount Pictures

Nenhum comentário:

Postar um comentário