13 de julho de 2012

“Santa Paciência”


Santa Paciência
O filme provoca risos, porém não deixa de ser sério.
C&N
Uma revelação surpreendente essa comédia inglesa, pouco conhecida do público, apenas exibida no Festival de Tribecca (aquele organizado por Robert De Niro). Brinca com temas sérios, zombando, sem ofensas, de árabes e judeus, num divertido estudo sobre comportamento humano.
Quem protagoniza a história é o ótimo comediante de nome sonoro, Omid Djalili, stand-up inglês descendente de iranianos, mais lembrado por A Múmia (1999). Ele interpreta um pacato muçulmano, Mahmud Nasir, com tendências neuróticas, que é proprietário de uma pequena empresa de táxi em Londres, e briga por causa da religião. E vai brigar com o mundo inteiro quando leva uma ‘cacetada’, ao descobrir que foi adotado e que é judeu, ou seja, pertence, em tese, a um grupo religioso arqui-inimigo da sua família inteira, os árabes. Em uma penosa crise, nega a nova (e triste) realidade, e continuará tentando ser muçulmano. Até que provem o contrário!
O filme provoca risos, porém não deixa de ser sério. Toca na questão da intolerância entre religiões, quando mostra as discussões banais entre os vizinhos árabes e judeus de Mahmud, que quase sempre terminam em pancadaria. Na rua onde mora convivem grupos opostos, que se ofendem a cada instante, zombam da religião do outro, num certo clima de discórdia. E repare no conflito dramático que o protagonista vive, intensamente dividido. Eis ser ou não ser...
Rodado nas ruas de Londres, Santa Paciência tem um quê de humor negro e muita chacota, sempre naquele limite tênue que não desagrada nem um nem outro. Como a ironia não desfere ataques a ninguém e não escorrega para a falta de bom senso, o filme tem resultado brilhante, bem acima da média ou do que poderíamos esperar sobre o tema. Por isso recomendo com todas as letras.
O diretor Josh Appignanesi, inglês de carteirinha, só produziu curtas. Aqui teve a primeira chance de mostrar o talento que reside em sua cabeça inteligente.
Santa Paciência (“The Infidel- Inglaterra - 2010 - 105’) Direção: Josh Appignanesi Com: Yigal Naor, Stewart Scudamore, Omid Djalili, James Floyd e Archie Panjabi, entre outros.
DVD - Menu interativo - Seleção de cenas Tela: Widescreen Anamórfico (16:9) Áudio: Dolby Digital (5.1) Idioma: inglês e português Legendas: português e inglês Extras: sem extras
Distribuição: Imagem Filmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário