23 de julho de 2012

“M.A.S.H.”


Sabia que existe em Blu-ray?
M.A.S.H.
C&N
É notório que as grandes premiações do mundo do cinema possuem certo descaso – para não usar a palavra preconceito – com alguns gêneros. Ficção científica e fantasia são normalmente os primeiros a ser lembrados (ao menos até O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei conquistar uma enxurrada de Oscar), mas o mesmo ocorre com a comédia. Dificilmente uma produção do gênero, por melhor que seja, conquista algum prêmio importante – e talvez a grande exceção seja M. A. S. H., vencedor da Palma de Ouro em Cannes.
Entretanto, o grande mérito do filme assinado por Robert Altman talvez não fique restrito aos prêmios (mesmo porque, décadas antes, Aconteceu Naquela Noite já havia conquistado os membros da Academia), mas sim à sua coragem: afinal, mesmo com um roteiro que se passa na Guerra da Coréia, é evidente que o longa está abordando o espinhoso assunto da Guerra do Vietnã, algo totalmente impensável à época do seu lançamento, em 1970.
Cenário político à parte, M. A. S. H. é um filme que, ao ser assistido hoje, chega a espantar pela sua qualidade – especialmente quando se analisa o modo que foi filmado. Praticamente todas suas cenas são improvisadas e com muitos diálogos ocorrendo simultaneamente, o que coloca a montagem do filme no nível de um verdadeiro milagre.
Méritos de Robert Altman, que dá uma aula de direção ao manter “em ordem” o cenário caótico de um acampamento médico do exército americano, localizado próximo ao front de batalha. Claro que alguns personagens podem ser colocados como os principais – com destaque para os cirurgiões interpretados por Donald Sutherland e Elliot Gould – mas o verdadeiro personagem central da trama é o acampamento em si, cujo dia a dia mescla cirurgias – retratadas de forma quase crua – e as trapalhadas de seus médicos, muito mais interessados em beber e farrear com as enfermeiras.
Este tom anárquico da obra, que muitas vezes lembra as chanchadas adolescentes dos anos 1980 é justamente o ponto forte de M. A. S. H., já que provoca uma gargalhada atrás da outra, além de ser uma crítica ácida às guerras – o filme é famoso por ter apenas um único tiro disparado, e isso ocorre somente para dar início a uma partida de futebol americano. Assim, Altman mostra que o heroísmo dos militares americanos, tão exaltado nos filmes hollywoodianos ao longo de décadas, era algo, no mínimo, irreal.
Além do talento na direção, Altman também mostrou malandragem ao enganar os executivos da Fox durante toda a produção. “O filme na verdade não foi feito, ele escapou”, disse o diretor.
Isso porque, como a diretoria da Fox estava mais preocupada com outras duas grandes produções (que, coincidentemente, também eram filmes de guerra: Patton – Rebelde ou Herói? e Tora! Tora! Tora!), sobrou espaço para que Altman pintasse e bordasse em cima do roteiro. Assim, além de mostrar sexo e drogas, fez questão de apagar todas as menções à Coréia, para que o público percebesse que ele estava falando do Vietnã (o texto introdutório ambientando o filme da Guerra da Coreia foi uma exigência do estúdio).
Mas claro que os executivos adoraram quando o longa foi aclamado por público e crítica, transformando muito de seus atores em astros de primeira grandeza (o elenco conta ainda com nomes como Tom Skerrit, Robert Duvall e Sally Kellerman). O resultado foi a criação da série de TV, que ficou no ar por 11 temporadas e fez enorme sucesso junto ao público – apesar de Robert Altman tê-la classificado como um “lixo”.
Contudo, pouca gente sabe, mas a série M. A. S. H. chegou a ter outros desdobramentos. Ao final do seriado, a Fox colocou na televisão o seriado After M. A. S. H., que mostrava o destino dos personagens principais após o conflito, e, em 1988, surgiu Trapper John M.D., que colocava o personagem de Gould (agora interpretado por Pernell Roberts, trabalhando num hospital nos dias atuais – ou seja, quase trinta anos após o filme).
E, por fim, Gary Burghoff, único ator do longa original a participar da série principal (e também de After M. A. S. H.) estrelou W. A. L. T. E. R., piloto de uma série (que nunca foi para a frete) sobre a entrada de seu famoso personagem, Radar O’Reilly, na polícia.
Entretanto, após alguns anos a Fox deixou M. A. S. H. de lado, desistindo de transformar a marca em uma franquia. Mas, independente disso, o filme original, disponível em Blu-ray no Brasil, continua com seu valor intacto, sendo reconhecido como uma das melhores e mais corajosas comédias do cinema moderno. Veja aqui o trailer original de cinema de M.A.S.H.
M.A.S.H. (EUA - 1970 - 115’) Direção: Robert Altman Com: Donald Sutherland, Elliott Gould, Tom Skerrit, Robert Duvall e Sally Kellerman, entre outros.
Blu-ray: Menu interativo - Seleção de cenas Tela: Widescreen Áudio: Dolby Digital 5.1 Idioma: português, espanhol, francês e inglês Legendas: português, espanhol, francês e inglês Extras: Comentários do Diretor / Galeria de Fotos / Bastidores / TrailerDistribuição: 20th Century Fox Home Entertainment

Nenhum comentário:

Postar um comentário