29 de julho de 2012

Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge


Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge

Superlativo

C&N
Chegou finalmente a esperada conclusão da trilogia de Batman, por Christopher Nolan. E chegou em grande estilo. Além do milionário orçamento e de todos os segredos que cercaram a produção, Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge já chega controverso e debatido, senão por seus próprios méritos, pela ação de mais um desajustado com delírios de grandeza, que irrompeu em uma das estreias norte-americanas do filme descarregando uma arma, matando 12 e ferindo dezenas, em mais uma demonstração do quão delirante pode se tornar um psicopata com acesso irrestrito a armamentos.
Felizmente, nada disso tem a ver com o filme, em si um dos menos violentos do gênero, se encarado em termos gerais. Há, obviamente, grande quantidade de mortos e feridos, mas a real violência vem mais das situações particulares do que das grandes cenas de ação, abundantes no filme.
É necessário ressaltar que praticamente nada pode ser revelado da trama, de modo a não estragar o prazer em assistir ao filme, para aqueles que tanto esperaram por isso.
Em linhas gerais, Bruce Wayne/Batman (Christian Bale), retirado de sua missão de combate ao crime por ter assumido para si os crimes cometidos por Harvey Dent (Aaron Eckhart) no capítulo anterior da série, se vê forçado a retomar suas atividades quando Bane (Tom Hardy, irreconhecível), um terrorista mercenário, instaura o caos social na cidade Gotham, numa surpreendente inversão de valores, onde as forças de manutenção da ordem passam a ser sumariamente julgadas pelas próprias ações engendradas por Bane. Os heróis viram bandidos e vice-versa.
E este estado de coisas é propiciado, a princípio, pela intervenção de Selina Kyle/Mulher Gato (Anne Hathaway), sofisticada e eficiente ladra, que acaba colaborando meio que involuntariamente com o desenrolar deste processo.
Resta comentar-se alguns espetaculares detalhes de produção, de modo a entender-se onde foram parar os presumidos US$ 250 milhões gastos no desenvolver deste que deve ser um dos grandes blockbusters da história do cinema. Do design de produção à fotografia, passando pela tonitroante (e extremamente eficiente) trilha sonora, cada detalhe foi calculado de modo a potencializar praticamente cada minuto do filme, tornando os 165 minutos (!) de duração praticamente imperceptíveis para quem assiste ao filme. Não deixe de reparar na série de gadgets e veículos desenvolvidos para o filme, desde a fantástica moto pilotada por Batman e pela Mulher Gato, até o “Morcego”, híbrido neto anabolizado do Batmóvel com o Batplano. Fantástico. Note ainda a escolha de locações onde, apesar de perceberem-se detalhes de algumas cidades específicas (basicamente Chicago e Nova York), não tipifica a localização de Gotham, além de tornar o filme bem mais solar que seus capítulos anteriores. Enxerga-se a cidade, sem o ruído da identificação específica.
As cenas de ação - a começar pela surpreendente cena de abertura, inundada em adrenalina - são extremamente bem editadas, e intercaladas com as necessárias “explicações”, ou bombásticas revelações (que vão acontecendo durante todo o desenrolar do filme, sem sobrecarregar os minutos finais de “porquês”), permitindo ao espectador (não necessariamente mergulhado no universo dos quadrinhos) respirar e assimilar o que acontece, sem muitas lacunas de entendimento. Ou seja, você não precisa ser um para entender e gostar do filme. Algumas informações anteriores podem ser necessárias, mas nada que comprometa a percepção total da trama.
É claro que o Nolan perde algum tempo amarrando (muito eficazmente) as pontas deixadas nos episódios anteriores da franquia, mas perde tempo relativamente igual preparando terreno para eventuais desmembramentos que possam ocorrer, permitindo alguns spin-offs, se o estúdio assim entender (soluções que não ficam muito deslocadas no resultado final).
E, é claro, pode-se contar com o elenco estelar, que foi sendo agregado desde as edições anteriores, com menções a praticamente todos que já passaram pela saga, em algumas belas homenagens. Sabiamente, só não é lembrado o personagem do Coringa, vivido pelo falecido Heath Ledger, o que teria sido uma grande demonstração de mau gosto. Mas estão presentes novamente Gary Oldman (Comissário Gordon), Michael Caine (o mordomo Alfred) e Morgan Freeman (Lucius Fox), secundados pelos novos integrantes do elenco Marion Cotillard (Miranda Tate) e Joseph Gordon-Levitt (John Blake), ambos essenciais no enredo da aventura.
O excelente roteiro de Christopher Nolan e Jonathan Nolan, a partir da história de Christopher Nolan e David S. Goyer, é a base desta épica e superlativa produção. Para iniciados ou não. Não perca! Veja aqui o trailer Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge
Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge (The Dark Knight Rises - EUA / Reino Unido - 2012 - 165’) Direção: Christopher Nolan Com: Christian Bale, Tom Hardy, Liam Neeson, Joseph Gordon-Levitt, Anne Hathaway, Gary Oldman, Morgan Freeman, Marion Cotillard e Michael Caine, entre outros.
Distribuição: Warner Bros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário