12 de julho de 2012

“A Era do Gelo 4”


A Era do Gelo 4
Alguma coisa mudou. E, queira ou não, pra pior.
C&N
A Era do Gelo 4 (Ice Age: Continental Drift, 2012) é o pior da série, porque não há nada a ser dito desta vez. Problema comum, que chega mais cedo ou mais tarde para histórias que extrapolam os limites básicos da trilogia (começo, meio e fim), tornando-se uma saga episódica, sem regras ou planos de conclusão. Enquanto der dinheiro, claro.
Pelo menos, cada ‘episódio’ teve a decência de entregar um final. Nunca foi algo irresponsável, como A Bússola de Ouro, Percy Jackson e John Carter, filmes que se perderam porque os estúdios já estavam com a cabeça numa possível continuação.
Pela primeira vez sem Carlos Saldanha na direção (ele agora assina só como produtor executivo), A Era do Gelo 4 passa a impressão de não seguir roteiro algum. Somente fórmulas. Como se tivesse sido planejado num brainstorm de meia hora, o filme coloca Manny (voz de Ray Romano), Sid (John Leguizamo) e Diego (Denis Leary) pelo mundo que começa a se dividir em continentes (culpa do esquilo Scrat, na melhor sacada do filme). Mas o fenômeno é desperdiçado como mera desculpa para Manny se separar de sua família e lutar o filme inteiro para voltar.
Conflitos dramáticos se resumem pela milésima vez em discussões de amizade, lealdade e amadurecimento – o foco só passa de personagem pra personagem em cada sequência. Agora é a vez de Manny e sua filha, que está ficando adolescente. E, para preencher meia hora de filme, os roteiristas inventam piratas para atrapalhar o retorno de Manny &Cia. para casa. Mas, piratas de onde? Será que surgiram instantaneamente com a divisão dos continentes? Ou eles já estavam por aí? Nunca vamos saber. É a desculpa mais esfarrapada para se preencher a duração de um filme desde que Harrison Ford e Anne Heche se aventuraram por uma ilha deserta (também sem nada a dizer) no sofrível Seis Dias, Sete Noites, até serem surpreendidos de uma hora pra outra, sem mais nem menos, por terroristas, contrabandistas, sei lá.
No mais, A Era do Gelo 4 segue aumentando a sua ‘grande família’. Sem spoilers, mas você sabe como é. Personagem encontra uma gatinha, que fica grávida somente na continuação, com o filhote nascendo no final, enquanto outro personagem encontra uma gatinha e o ciclo se repete nos prováveis Era do Gelo 5, 6, 7.
A animação enche os olhos, mas já vimos tanto gelo desde 2002, quando saiu o primeiro filme, que está na hora de renovar, não? Ou encerrar a brincadeira numa quinta parte competente.
Daqui só se salva a avó do Sid e algumas piadinhas isoladas – principalmente as de humor negro -, mas a criançada vai se divertir em A Era do Gelo 4. Só que, em pouco tempo, aposto que vão preferir rever em casa os filmes anteriores da série. Ou outras produções concorrentes.
A Era do Gelo 4 (“Ice Age: Continental Drift” - EUA - 2012 - 94’) Direção: Steve Martino e Mike Thurmeier Com as vozes originais de: Ray Romano, Denis Leary, John Leguizamo, Jennifer Lopez, Seann William Scott, Queen Latifah e Wanda Sykes, entre outros.
Distribuição: Fox Filmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário