11 de julho de 2012

“Rodriguianas: Tragédias para Rir”


Rodriguianas: Tragédias para Rir

Universo de Nelson Rodrigues revisto a partir de suas crônicas.

C&N

Nada mais icônico da vida na Capital Federal, durante os anos 1950, do que a coluna de crônicas diárias de Nelson Rodrigues, “A Vida Como Ela É”, do jornal Última Hora. E é justamente em algumas destas crônicas que é baseado o texto da montagem “Rodriguianas: Tragédias para Rir”, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo.
As crônicas não chegam a ser exatamente comédia, uma vez que a grande maioria envolve crimes passionais e situações de adultério, mas são retratos tão fieis da classe média carioca de então (e um pouco de outros núcleos urbanos brasileiros, também), que carregam em si um gosto de reconhecimento e nostalgia irresistíveis. Não se fica impassível ante nomes como Dagmar, Dorotéia ou Peçanha (para citar alguns), nem de expressões como ‘Minha Filha...’ (invariavelmente reservada às esposas) ou ‘Batata!’ (significando “Certamente!”), presente em onze entre dez de seus textos.
E é justamente esta nostalgia e familiaridade - aos nativos de minha geração, claro - que o grupo em cena, sob a direção precisa de Luis Artur Nunes, também responsável pela excelente adaptação, consegue transmitir ao público e transforma o espetáculo em uma experiência muito agradável e interessante. No elenco coeso, as presenças de Marcos Breda e Duda Mamberti têm ligeiro destaque, em função de suas destrezas vocais e fortes presenças em cena.
A produção, de muito bom gosto, conta com lindos figurinos de Fabio Namatame - atente para os detalhes nas roupas masculinas - e o resultado final se ressente, talvez, de um pouco mais de agilidade, em função da profusão de blecautes entre cenas, para rearranjo do “cenário”, delimitado por uma série de cadeiras e mesas. Talvez, com uma movimentação menor destes elementos, ou se este arranjo ocorresse mesmo à vista do público, o espetáculo ganhasse em fluidez.
Repleto de boa soluções visuais - em especial a solução do suicídio e a manipulação de “bonecos” - “Rodriguianas: Tragédias para Rir” é um espetáculo - mais uma comemoração ao centenário do autor - que merece a atenção de seu público, principalmente por se tratar de uma oportunidade de se assistir a um “Nelson Rodrigues” mais leve, travestido em comédia, apesar do tema, nem sempre alegre.
Não perca!
Rodriguianas: Tragédias para Rir Texto: Nelson Rodrigues Adaptação e Direção Artística: Luís Artur Nunes Com: Marcos Breda, Fernanda D’Umbra, Duda Mamberti, Bete Correia, Cintya Chaves, Maria Tuca Fanchin, Luís Soares e Sidney Santiago Cenário: Márcio Vinícius Iluminação: Guilherme Bonfanti Figurinos: Fábio Namatame
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil - Rua Álvares Penteado, 112 - Centro Tel.: (11) 3113-3651/52
Quando: sábados, 17h e 20h; domingos, 20h Até: 02/09 Quanto: R$ 6 e R$ 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário