10 de julho de 2012

“Fogo contra Fogo”


Sabia que existe em Blu-ray?
Fogo contra Fogo”.
C&N
Desde os anos 1970, com a ascensão ao estrelato de Al Pacino e Robert De Niro, seus muitos admiradores sonhavam em ver os dois no mesmo filme. Na verdade isso aconteceu em “O Poderoso Chefão – Parte II”, mas eles nunca chegaram a dividir a tela, visto que o roteiro acompanha duas histórias diferentes, separadas por décadas.
Coube a Michael Mann, cineasta que vinha do bem sucedido “O Último dos Moicanos”, promover o encontro entre a dupla, em 1995. A tarefa não seria fácil: ao longo dos últimos anos, tanto Pacino quanto De Niro haviam colecionado projetos de sucesso durante suas carreiras, e dividiam público e crítica. Assim, em meados dos anos 1990, ambos já eram mais que ‘simplesmente’ consagrados, sendo apontados como dois monstros do cinema.
Desta forma, o filme que reunisse a dupla, pela primeira vez, precisaria ser um projeto ambicioso, que desse espaço suficiente para cada um deles e, principalmente, com um roteiro que não desaparecesse em meio à expectativa criada pela presença dos dois atores – e que não desaparecesse em meio às interpretações deles.
Nascia, assim, “Fogo contra Fogo”, um dos maiores filmes policiais do cinema contemporâneo, que narra a guerra particular entre um policial da divisão de homicídios, Vincent Hanna (Pacino), e Neal McCauley (De Niro), ladrão profissional que, cansado dos riscos da carreira que escolheu, planeja um grande golpe antes de se aposentar.
Com roteiro escrito pelo próprio Mann (baseado no filme “LA Takedown”, que ele mesmo dirigiu para a televisão, em 1989), o longa triunfa já na construção dos personagens centrais. Hanna, personagem de Pacino, é um policial cuja obsessão pelo trabalho faz sua vida pessoal ser um fracasso contumaz. Neal McCauley, por sua vez, simplesmente abriu mão da possibilidade de ter uma vida particular devido aos riscos de sua profissão.
Em lados opostos da lei e com temperamentos distintos – Pacino já usava seu método de gritar o tempo todo (originalmente, seu personagem seria usuário de cocaína, o que explicaria isso), enquanto De Niro prefere uma interpretação mais elegante e silenciosa – ambos são lados diferentes de uma mesma moeda, o que apenas aumenta a qualidade da trama.
Entretanto, apesar do elenco de peso (que reúne nomes como Jon Voight, Val Kilmer, Tom Sizemore e Natalie Portman, entre outros), o filme se concentra assumidamente no embate entre os dois personagens centrais, que é muito mais psicológico que visual. Sim, “Fogo contra Fogo”, disponível em BD pela Warner, contém cenas de ação (o tiroteio nas ruas que ocorre no meio do filme é magistral), mas ele é, sobretudo, um drama bem construído que explora intensamente a solidão de cada um dos personagens – algo retratado até na fotografia brilhante, que faz o filme inteiro ter um melancólico tom azul.
De lá para cá, é inegável que a carreira dos dois atores estagnou-se e, por fim, decaiu – ambos chegaram a fazer outro filme juntos, o dispensável “As Duas Faces da Lei”. “Fogo contra Fogo” também marca o início do auge de Michael Mann, que logo em seguida faria o excelente “O Informante”, além de “Ali” e “Colateral” – ele tentaria, sem sucesso, construir outro policial cerebral com “Miami Vice”, baseado na série de TV na qual produzia.
Vale lembrar que, à época do lançamento de “Fogo contra Fogo” nos cinemas, muitas pessoas duvidaram que Pacino e De Niro houvessem contracenado de verdade, já que eles possuem apenas dois momentos juntos, e não dividem as telas em momento algum. Entretanto, o estúdio rapidamente liberou uma foto dos bastidores da famosa ‘cena do restaurante’, que mostrava os dois atores reunidos com o diretor Michael Mann. Além disso, quando o filme é assistido em seu aspecto correto (letterbox), é possível ver a dupla sentada na mesma mesa, em takes mais abertos.
Aliás, a cena – que talvez seja a mais famosa do filme – foi filmada num restaurante real, frequentado pelos dois atores. Trata-se do Kate Mantilini, na Wilshire Blvd., em Beverly Hills. Hoje, a entrada do local é decorada com temas do filme e é possível aos clientes sentarem-se na mesma mesa usada na cena (a mesa 71, conhecida entre os funcionários do local simplesmente como ‘A Mesa’). Um culto bastante justo a respeito do filme que rendeu o primeiro encontro entre dois pilares do cinema moderno e, de quebra, tornou-se um dos maiores filmes de todos os anos 1990.
Fogo Contra Fogo (“Heat” - EUA - 1995 - 170’) Direção: Michael Mann Com: Al Pacino, Robert De Niro, Val Kilmer, Jon Voight, Tom Sizemore, Diane Venora, Amy Brenneman, Ashley Judd, Mykelti Williamson e Wes Studi, entre outros.
Blu-ray: Menu interativo - Seleção de cenas Tela: Widescreen (2.35:1) Áudio: DTS (5.1) Idioma: português, espanhol, francês, alemão e inglês Legendas: português, espanhol, francês, alemão, holandês, dinamarquês, sueco, finlandês, norueguês e inglês Extras: Commentary by Writer/Producer/Director Michael Mann / 11 additional scenes / 5 Revealing Documentaries / The making of Heat / Pacino and De Niro / The Conversation: Anatomy of This Historic On-Screen Showdown / Return to the Scene of the Crime: Revisiting the Film’s Real-Life L.A. Locations Years Later Theatrical trailers
Distribuição: Warner Bros.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Excelente filme, mas prefiro a atuação dos atores da versão antiga desse filme!Al Pacino e Robert deveriam ter um filme que fosse exclusivo para ele e não uma refilmagem "remake"!!

    ResponderExcluir