23 de julho de 2012

‘Valente’


Valente

Poderia ter sido bem mais divertido.
C&N
Chega aos cinemas a mais nova parceria Disney Pixar, Valente. É mais uma das princesas da Disney, que deve render um sem número de subprodutos e merchandising? Sim, mas é também uma princesa da Pixar, e tudo que isso significa.
Pixar, o estúdio - absorvido pela Disney - que revolucionou as técnicas de animação computadorizada, sempre teve a tradição de personagens carismáticos e multidimensionais em seus roteiros. Não há como negar, lembrando-se de Toy Story, Procurando Nemo, Wall-E e Up - Altas Aventuras, que as personagens da Pixar não são apenas bonitinhas e bem acabadas. Elas são seres completos, com alma.
E parece que, apesar do belo desenho da personagem Merida - a Valente do título - o que falta, no geral, nesta produção, é justamente alma. Talvez o alcance restrito que a lenda escocesa - que gerou o roteiro - tenha entre nós, tenha causado certa falta de empatia com os personagens da trama. A bidimensionalidade percorre quase todos, tornando meio difícil um grande envolvimento com a ação. Todo mundo torcia intensamente para Nemo encontrar seu pai; aqui, parece que a gente já sabe que Merida vai conseguir reverter a confusão que causou com seus desejos de independência (sem querer cometer nenhum spoiler), apesar da soluçãomágica” parecer muito improvável.
Não há como negar a beleza na execução, e o carisma de alguns personagens - a maioria secundária, e muito divertida, apesar de subutilizados - assim como a forte presença de Merida - pode-se discutir seus métodos (algo mimada), mas não sua coragem - mas, no geral, parece que a Pixar foi disneyficada demais. Tome-se por exemplo a presença dos irmãos pequenos de Merida, que parecem ter sido transportados diretamente de um desenho do Pateta para este filme. Um desperdício.
As crianças - principalmente as meninas - devem se divertir, e os pais não vão se aborrecer. Mas poderia ter sido bem mais divertido. Veja o trailer original aqui trailer de Valente
Valente (Brave - EUA - 2012 - 100’) Direção: Mark Andrews / Brenda Chapman / Steve Purcell Com: Kelly Macdonald, Billy Connolly, Emma Thompson, Julie Walters, Robbie Coltrane, Kevin McKidd e Craig Ferguson, entre outros.
Distribuição: Walt Disney Pictures

Nenhum comentário:

Postar um comentário