12 de julho de 2012

Homens de Preto Básico


Loucos por Séries
Homens de Preto Básico.
C&N
Se existe um tipo de subgênero que aprecio numa série de TV, este são as séries dramáticas sobre o sistema legal americano, as séries de tribunais, como Os Defensores (1961), Têmpera de Aço (1967), Nos Bastidores da Lei (1986), Lei & Ordem (1990), O Desafio (1994), Justiça sem Limites (2004), e o recente Franklin & Bash (2010). Acho que a fascinação é de se ver o sistema legal americano funcionando como um relógio, independente dos erros que possam acontecer, no meio de um processo jurídico.  É divertido acompanhar o dia a dia desses homens e mulheres da lei, seja pelo ponto de vista da Promotoria ou do simples advogado, às vezes idealista, outras vezes, ambicioso ao extremo.
A bola da vez é a elogiada Suits, que foi batizada com propriedade de Homens de Terno. Porque, no frigir dos ovos, essa dupla de advogados da série que o canal Space exibe nas noites de quarta, está sempre usando seus impecáveis ternos escuros, fazendo-os parecer, muitas vezes, mais importantes do que são na realidade. E é uma dupla bem diferente daquelas que vemos em outras séries de advogados, como os divertidos Franklin e Bash. Em Homens de Terno, Harvey Specter (Gabriel Macht, de Amor e Outras Drogas) é um dos mais importantes negociadores de um escritório de advocacia de Nova York. Ele é cínico e competente, qualidades que o fazem estar na linha de frente dos casos mais complicados que o mandam resolver. Seu principal defeito, que é cobrado constantemente por sua bela chefe, Jessica Pearson (Gina Torres, de Alias – Codinome Resgate), é não se interessar pelo cliente, como pessoa.
Para ser o peso ideal para igualar o fio da balança, surge na vida de Harvey, o jovem Mike Ross (Patrick J. Adams, da série Luck). Brilhante e dotado de uma inteligência fora do comum, o grande problema de Mike é ter dado vários passos errados em sua vida, após ter sido expulso da faculdade de direito, por ter feito uma prova no lugar de um colega. Para arrumar dinheiro, para deixar sua avó sossegada no asilo, ele embarca numa canoa furada com um amigo: este quer usá-lo como mula, para entregar uma pasta cheia de maconha, num hotel no centro. Só que Mike percebe que a polícia está no local e, em sua fuga, acaba indo parar na seleção para ser o novo associado do escritório de Harvey. A empatia entre os dois é colossal. Harvey o contrata para trabalhar e cuidar dos casos onde o envolvimento direto com o cliente, coisa que Harvey abomina, é uma necessidade.
Cria-se uma dupla cumplicidade, já que Mike precisa voltar a estudar, para mostrar que sabe usar o conhecimento que sua inteligência é capaz de articular, enquanto ajuda o novo mentor a escapar das pegadas que Jessica faz com Harvey, que tem o puro objetivo de deixá-lo mais ‘humano’. E aí está o motivo da série ter emplacado na TNT americana. Em cada caso que envolve a dupla, conhecemos mais os dois personagens, suas falhas e suas qualidades, fora do escritório. Se não pisarem na bola com relação aos roteiros, Suits – Homens de Terno tem tudo para ser um grande momento da história da Lei na TV. Caso encerrado.
Paulo Gustavo Pereira apresenta o programaLoucos Por Sériesno canal Imagine TV’ (TVA/Telefônica), e o programaAlmanaque dos SeriadospelaClicTV’. Também é editor

Nenhum comentário:

Postar um comentário