16 de julho de 2012

“Quadrophenia”


Sabia que existe em Blu-ray?
Quadrophenia”.
C&N
Como a última sexta-feira foi o Dia Mundial do Rock – celebrado em 13 de julho graças à realização do Festival Live Aid, em 1985 – nada melhor que aproveitar a coluna desta semana para falar do assunto.
Afinal, existem muitos e muitos filmes que giram em torno do universo do rock, sendo que um dos maiores e mais cultuados está disponível em Blu-ray no Brasil (para surpresa de muita gente, visto que o título foi lançado quase em segredo, pela Universal). Trata-se de Quadrophenia, longa metragem de 1979, cujo roteiro é baseado na ópera-rock da banda inglesa The Who.
E é impossível falar de The Who sem citar o movimento ‘mod’. Subcultura da Londres durante os anos 1960, os mods (cujo nome vem de modernismo) eram jovens que cultuavam as tendências da moda, tanto no que diz respeito a roupas como artes, que se reuniam em pubs e espantavam o tédio consumindo anfetaminas.
E é justamente dentro deste universo que se passa a trama de Quadrophenia. Pródigo em discos conceituais, o The Who já havia causado uma pequena revolução com sua ópera-rock mais famosa, Tommy, em 1969. Dois anos depois, lançou seu maior disco (Who’s Next) e, em 1973, Quadrophenia chegou às lojas, como uma obra-prima que esbanjava maturidade.
Como de costume na carreira do grupo, as músicas foram compostas pelo guitarrista Pete Townshend, e tem como personagem central um jovem mod que sofre de múltiplas personalidades (quatro, para ser exato, pois cada uma representa um dos integrantes da banda).
No disco, as músicas fazem uma retrospectiva de dois dias na vida do jovem, mostrando como após ser expulso de casa pelo pai, acaba se dirigindo a uma rocha no meio do oceano onde se destrói emocionalmente. Já o filme, que chegou aos cinemas em 1979, apresenta um pouco mais de ação, mantendo o personagem, mas mudando o foco da trama para um enorme conflito entre ele e seus amigos contra os rockers, a outra gangue juvenil da época.
Assim, o roteiro acompanha a trajetória do rapaz – primeiro construindo seu perfil psicológico, que funciona como retrato fiel da cultura mod da época – até o embate final. A surpresa é que a trilha sonora, mesmo sendo coordenada pelos integrantes da banda, não conta somente com canções de The Who, mas também com pérolas da soul music, como ‘Night Train (James Brown), Be My Baby (The Ronettes), além de outro grande hino do rock, ‘Louie Louie’, do The Kingsmen.
Mas, talvez a grande curiosidade do título não esteja em sua trilha sonora, e sim na presença quase inusitada de Sting, então vocalista da banda The Police, que faria aqui sua estreia como ator.
As mudanças da história original para as telas deram resultados. O filme – que marca a estreia na direção de Franc Roddam, que eventualmente iria dirigir filmes de relativo sucesso como “K2 – A Montanha da Morte e “A Prometida”, também com o próprio Sting – foi eleito, em 2005, o 35º Melhor Filme Britânico de todos os tempos pela revista Total Film.
Curiosamente, o longa acabou sendo deixado de lado, tornando-se quase ‘menor’ quando se pensa em outros ‘filmes-roqueiros’, casos de “Os Reis do Iê Iê Iê” (também lançado em Blu-ray no Brasil) ou do cultuadíssimo “The Wall”, de Alan Parker.
E o lançamento em Blu-ray de Quadrophenia torna-se uma excelente oportunidade para a descoberta do filme – especialmente pelos extras, com destaque para o making of e comentários em áudio do diretor – e, principalmente, para se entender a importância do The Who dentro da história do rock, algo sentido até hoje.
Quadrophenia (Grâ-Bretanha - 1979 - 115’) Direção: Franc Roddam Com: Phil Daniels, Leslie Ash, Philip Davis, Mark Wingett, Sting, Ray Winstone, Garry Cooper, Gary Shail, Toyah Willcox e Trevor Laird, entre outros.
Blu-ray: Menu interativo - Seleção de cenas Tela: Letterbox (1.85:1,1080p) Áudio: DTS Surround (5.1 / DTS-HD MA) Idioma: português, espanhol e inglês Legendas: português, espanhol, japonês, tailandês, grego, coreano, mandarim, húngaro, croata e inglês Extras: Trailer The Blues Brothers Características e comentários com Franc Roddam, Phil Daniels e Leslie Ash / Um modo e vida: Making of Quadrophenia / Na locação com Franc / Trailers
Distribuição: Universal Pictures

Nenhum comentário:

Postar um comentário