10 de julho de 2012

“Véspera”


Véspera

Nem a família é comum, nem a situação é corriqueira.
C&N
Através de diáfanas cortinas, percebe-se uma sala, a princípio, luxuosa (só para depois perceber-se, em detalhes, que se trata de muita tralha, acumulada durante anos), e uma família que, durante a refeição, parece como qualquer outra família, em qualquer outra refeição. Puro engano.
Nem a família é comum, nem a situação é corriqueira. Eva, a mãe da família, papel de Cris Nicolotti - de imediata empatia com a plateia - é uma mulher à beira de um surto por qualquer coisa e que tenta se agarrar a um cotidiano que não mais existe, à espera do filho que virá para as festas, às turras com a Filha (Silvia Lourenço), num conflito milenar, e demandando a atenção do distante marido, Paulo (Tadeu Di Pyetro). Comentando toda esta situação estáTita (Juçara Morais), misto de empregada e coro grego desta iminente tragédia. Será?
Some-se a este universo um apagão na cidade, sem motivo ou aviso aparente, que mina todas as comunicações e energia, deixando a todos literalmente no escuro e sem notícias do que ocorre pelo mundo, em plena véspera de Natal. E eis que, de repente, irrompe pela casa Daltôn (Rafael Maia), líder autoproclamado de uma espécie de organização de vizinhos, que visa organizar o caos social que se avizinha, por meio da mobilização de todos nesta hora tão incerta.
Este novo texto de Camila Appel traz à luz personagens muito conhecidos de todos e, ao mesmo tempo, incógnitas universais. A mãe, o pai, filhos e as relações familiares são postas à prova a partir da necessidade física de organização do núcleo familiar e da tomada de posições frente à situação inusitada que se apresenta. E eis que as posturas são assumidas, as posições são marcadas, e nem todas as soluções são as mais fáceis.
O competente elenco, sob a segura direção de Hudson Senna, traz à cena um belo - e amargo - espetáculo, valorizando o texto com desempenhos na medida, em termos de tom, sem exageros ou efeitos dramáticos desnecessários. Não perca!
VésperaTexto: Camila Appel Direção: Hudson Senna Com: Cris Nicolotti, Tadeu Di Pyetro, Juçara Morais, Silvia Lourenço e Rafael Maia Cenário e Figurino: Márcio Vinicius Iluminação: Paulo César Medeiros Trilha sonora: Fábio Sá Produção/Administração: Cristina Sato e Paulo Ferrer
Onde: Teatro Itália - Avenida Ipiranga, 344 - Centro Tel.: (11) 3120-6945
Quando: 6ªs e sábados, às 21h, domingos, às 19h Até: 26/08 Quanto: R$ 30 e R$ 40 Importante: na 1ª sexta de cada mês, o ingresso é grátis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário