12 de julho de 2012

“JT - Um Conto de Fadas Punk”


JT - Um Conto de Fadas Punk
História tão surreal que nem a ficção poderia criá-la.
C&N
JT - Um Conto de Fadas Punk parte de uma premissa tão surreal que nem a ficção poderia criá-la. A cantora e escritora Laura Albert, cansada de não conseguir se projetar no universo musical punk (completamente masculino, a não ser pelas groupies) e de ter que atender, por telefone, a ligações de disk-sexo para faturar alguns trocados, escreve um livro, como se fosse um rapaz pós-adolescente, e o comercializa como se fosse uma biografia. Instantaneamente, JT Leroy, o pseudoautor do livro, se transforma em uma celebridade mundial, bestseller, com fãs em todas as esferas (incluindo celebridades como Bono Vox, Courtney Love, Winona Rider e Madonna), e é constantemente assediado para entrevistas e aparições públicas. Tudo isso é driblado por Laura, travestida na agente de JT - Speedie - que alega JT sofrer de um pânico social e não gostar de se apresentar pessoalmente. Quando a situação chega a um ponto sem retorno, ela convence sua cunhada lésbica, Savannah, a personificar o adolescente homossexual (abusado pelos namorados da mãe na infância) JT Leroy!
Complicado? E verídico. JT alcançou tamanho sucesso no mundo da literatura, que chegou a ser convidado - e compareceu - a uma das edições da Flip, a feria de literatura de Paraty, sendo badalado por toda a imprensa do evento, e devidamente acompanhado de “Speedie”/Laura.
A história toda só vem à tona quando um repórter do New York Magazine, depois de aprofundada pesquisa, conclui que JT e Savannah são a mesma pessoa, consegue uma entrevista com o irmão de Savannah (e marido de Laura), e desmascara a trama toda.
Todo este imbroglio foi dramatizado por Luciana Pessanha e se tornou o espetáculo JT – Um Conto de Fadas Punk, em cartaz no teatro do Sesc Consolação.
Com direção - e participação, em vídeo - do incansável ator e diretor Paulo José, o espetáculo traz, em seu elenco, Débora Duboc Laura/Speedie), Natália Lage (JT/Savannah), Nina Morena, Hossen Minussi e Roberto Souza.
Em meio a um muito bem solucionado espaço cênico, os atores se desdobram em vários personagens, trazendo uma boa tradução do universo meio outsider das figuras retratadas, e executando ao vivo todas as intervenções musicais da peça. Destaque ainda para as participações afetivas em vídeo, por meio de depoimentos a respeito de JT, de figuras como Nelson Motta e Otávio Augusto, assim como ícones pop como Bono, Courtney Love e Madonna, devidamente “dublados” para o português, num efeito infomercial maravilhoso.
O espetáculo só tem um defeito aparente: termina sua temporada no Sesc Consolação neste final de semana. Portanto, corra. Não perca!
JT Um Conto de Fadas Punk
Texto: Luciana Pessanha Direção: Paulo José e Susana Ribeiro Com: Débora Duboc, Natália Lage, Nina Morena, Hossen Minussi e Roberto Souza
Onde: Sesc Consolação - Teatro Anchieta - Rua Dr. Vila Nova, 245, V. Buarque Tel.: (11) 3234-3000
Quando: 6ª e sábado, 21h; domingo 18h Até: 15/07 Quanto: R$ 8 a R$ 32

Nenhum comentário:

Postar um comentário