25 de julho de 2012

Sua Incelença, Ricardo III


Sua Incelença, Ricardo III
Grupo Clowns de Shakespeare trazem o espetáculo para o Sesc Belenzinho
C&N
O grupo de teatro Clowns de Shakespeare, do Rio Grande do Norte, estreia hoje, dia 25, em São Paulo, temporada do espetáculo Sua Incelença, Ricardo III, dirigido por Gabriel Villela, no Sesc Belenzinho.
Uma das peças históricas de William Shakespeare, o espetáculo é resultado de três anos de pesquisa, tendo sido apresentado pela primeira vez em Natal em 2010 e já tendo passado pelos principais festivais do Brasil. A cidade de Acari, na região do Seridó, sertão potiguar, serviu de inspiração e fonte de pesquisa para a construção do espetáculo, fruto do encontro dos Clowns de Shakespeare com o diretor mineiro Gabriel Villela.
A forma como o protagonista, ardilosamente, elimina seus concorrentes à coroa para chegar ao poder, abraçando em um dia e matando no outro, é muito familiar às referências políticas do povo brasileiro, do coronelismo e da perpetuação das famílias no poder.
O espetáculo parte do texto Ricardo III, de William Shakespeare, e vai para as ruas por meio do universo lúdico do picadeiro do circo, dos palhaços mambembes, das carroças ciganas, criando um diálogo entre o sertão e a Inglaterra elisabetana. A pesquisa musical, desenvolvida no trabalho, parte das "incelenças" (excelências), gênero musical tipicamente nordestino, usualmente atrelado aos costumes fúnebres da região, condição muito adequada à história de Ricardo, Duque de Gloucester, e sua trajetória de assassinatos e traições rumo à coroa da Inglaterra.
Sua Incelença, Ricardo III
Texto: William Shakespeare Adaptação: Fernando Yamamoto Com: Camille Carvalho, Diana Ramos, Dudu Galvão, César Ferrario, Joel Monteiro, Marco França, Renata Kaiser, Nara Kelly e Titina Medeiros Cenário: Ronaldo Costa
Onde: Sesc Belenzinho - Rua Padre Adelino, 1000 Tel.: (11) 2076-9700
Quando: estreia 25 de julho, 3ª a 5ª 20h30 Até 16 de agosto Quanto: Grátis (retirar ingresso uma hora antes do espetáculo, limitado a 2 por pessoa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário