10 de julho de 2012

Ernest Borgnine


Ernest Borgnine
Vencedor do Bafta, Globo de Ouro e Oscar por Marty falece aos 95 anos.
C&N - com informações de Variety.com
Ernest Borgnine - Ermes Effron Borgnino -, nascido em Connecticut (24/01/1917), mas criado em Milão até os sete anos de idade, era o mais velho vencedor do Oscar de Melhor Ator ainda vivo. Ele recebeu este prêmio, assim como o Bafta e o Globo de Ouro, em 1956, pelo filme “Marty” (1955), onde fazia o papel título, um simplório açougueiro, levado pela família ao casamento com a também não muito atraente Clara (Betsy Blair), numa relação cotidiana, que acaba se revelando um grande amor.
Espécie de Wilson Grey do cinema norte-americano, sua longa carreira - conta com mais de 200 créditos entre cinema e televisão - nunca se interrompeu, sendo que seu último filme, “The Man Who Shook the Hand of Vicente Fernandez”, ainda nem foi lançado.
Versátil a ponto de não ter um gênero definido de filme em que participasse - esteve em épicos, comédias, filmes de guerra, westerns, dramas, e tudo isso em TV e cinema - em suas melhores performances era um bad boy, não tendo também ficado longe dos palcos. Sua estreia na Broadway foi na montagem de “Harvey” (atualmente em cartaz com Jim Parsons, o Sheldon de “The Big Bang Theory” no mesmo papel), em 1949, como o homem que tem como seu melhor amigo um grande coelho imaginário (no cinema, feito por James Stewart), papel que também desempenhou no elenco de viagem da peça.
Sua primeira grande chance nas telas aconteceu em “A Um Passo da Eternidade” (“From Here to Eternity”, 1953), que lhe abriu caminho para bons papeis em “Johnny Guitar”, “Vera Cruz” e “Demetrius e os Gladiadores”, nos dois anos seguintes.
Depois de alguns outros papeis em Hollywood, e uma temporada trabalhando na Itália, volta aos EUA, para alguns trabalhos menos notáveis, até estar em “O Destino do Poseidon” (“The Poseidon Adventure”, 1972), o último filme de grande orçamento de que participou.
Mesmo assim, continuou em atividade até morrer, literalmente. Em 2009 esteve nos dois últimos episódios de “E.R.”, recebendo uma indicação ao Emmy pela participação e, em 2010, fez uma pequena participação em “RED”, ao lado de Bruce Willis, John Malkovich e Helen Mirren.
De seus cinco casamentos, o mais curioso - e improvável - foi com a lenda da Broadway, a atriz Ethel Merman, que durou apenas 38 dias e gerou o comentário, por parte de Ethel: ‘If you blinked, you missed it’, algo como ‘piscou, perdeu’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário