26 de julho de 2012

‘Loucos por Séries’


Loucos por Séries
Duas séries divertidas da HBO Brasil
C&N
Tem muito crítico de TV que, acostumado com as transgressões visuais dos Trapalhões e da criatividade implícita de A Grande Família, acredita que as séries produzidas em Hollywood, são americanas demais para o gosto brasileiro. Não explicam, contudo, o sucesso que Friends e Seinfeld ainda fazem, tanto com suas incontáveis reprises ou o sucesso em DVD. O fato que realmente importa é que uma série cômica só faz sucesso se ela for engraçada. Ela pode ser gravada com um auditório - The Big Band Theory -, ou dentro do estúdio - Modern Family -, mas ela não for engraçada o suficiente para atrair a atenção do espectador, esqueça.
Em Girls, vamos conhecer um grupo de quatro amigas na faixa dos vinte e poucos anos, que saíram da faculdade, mas não tem ainda uma ideia certa do que querem fazer com o resto de suas vidas. A trama começa quando Hannah (Lena Dunham), também criadora da série e quem dirigiu o piloto, recebe a notícia de seus pais de que não mais a sustentarão em Nova York. Eles, como acontece em quase 99% das famílias norte-americanas, esperam os filhos irem para a faculdade para cortar o laço definitivo do ninho com as crias. O choque inicial em Hannah, a leva a questionar sua própria vida, desempregada e com um relacionamento complicado com um bibelô de quase dois metros de altura, com quem gosta de se entregar ao sexo sem a menor responsabilidade.
Ao seu lado e também pertencentes à Geração Perdida, como define qualquer sociólogo americano, Marnie (Allison Williams), melhor amiga de Hannah e sua colega de apartamento; Shoshanna (Zosia Mamet), uma jovem apaixonada por Sex and the City, que cresceu em uma família tradicional, onde virgindade é uma dádiva que não se entrega a qualquer um. E o oposto dela é sua prima Jessa (Jemima Kirke), recém-chegada da Inglaterra. Em dez episódios, as situações mais comuns e cheias de clichês são vividas pelo quarteto, de uma forma tão eficiente (já saiu indicada ao Emmy desse ano), que a série já ganhou o sinal verde para uma segunda temporada. Veja o trailer aqui Girls
Quem também ganhou uma segunda temporada e também está na corrida para o Emmy de Melhor Comédia do Ano, é Veep, estrelada por Julia Louis-Dreyfuss, ex-Seinfeld e ex-As Novas Aventuras da Velha Cristine. Ela é a vice-presidente norte-americana que parece ter sido colocada no cargo durante a campanha por ser mulher, dúvida que a persegue constantemente enquanto busca ansiosa com os assistentes, alguma notícia de que o presidente precisa dela. Se em Girls, o foco da história está na relação entre as quatro amigas, em Veep a ideia é mostrar como esse estranho ambiente de trabalho por afetar de todas as maneiras o comportamento das pessoas que lá estão, independentes de estarem trabalhando ao lado do homem mais poderoso do mundo.
Veep não se apoia no talento nato de Julia para criar situações embaraçosas, como víamos em sua Elaine Banes, de Seinfeld, mas na composição dela com seus assessores e outros personagens que transitam na Ala Oeste da Casa Branca. Chega a ser constrangedor sua ansiedade de saber se o presidente a procurou para qualquer coisa, constrangimento que chega ao ápice quando ela é convocada às pressas para substituir o presidente quando ele passa mal de saúde por alguns momentos. Veja o trailer aqui Veep
A dobradinha da HBO Brasil pode ser vista nas noites de segunda-feira, a partir das dez da noite. Mas não se engane: são séries muito bem escritas, com elenco atraente e histórias que fazem você rir sem o auxilio da plateia. Ou seja, quem estiver esperando bananas na escada e portas batendo na cara para provocar risos, precisa repensar o conceito de humor.
Paulo Gustavo Pereira apresenta o programaLoucos Por Sériesno canal Imagine TV’ (TVA/Telefônica), e o programaAlmanaque dos SeriadospelaClicTV’. Também é editor da revistaSci-Fi Newse autor doAlmanaque dos Seriados’ (Ediouro) eAnimaq - Almanaque dos Desenhos Animados” (Matrix Editora).

Nenhum comentário:

Postar um comentário