3 de julho de 2012

Bilheterias crescem e amadurecem


Novas da Tela
Bilheterias crescem e amadurecem
C&N

Neste fim de semana, dois filmes com censura 17 anos dominaram as bilheterias norte-americanas, explodiram a venda de ingressos, e tornaram o último fim de semana o melhor mês de junho de toda a história do cinema. A comédia “O Ursinho Ted e a comédia dramática “Magic Mike”, ambos com censura 17 anos, tiveram um desempenho melhor do que o esperado, e o último filme da personagem Medea de Tyler Perry, “Witness Protection, também obteve ótimos números. Foi a primeira vez, na história das bilheterias norte americanas, que dois filmes com censura ‘R’ abriram com mais de US$ 20 milhões no mesmo fim de semana.
As bilheterias internacionais também surpreenderam: “A Era do Gelo 4” abriu com US$ 78 milhões e “O Espetacular Homem-Aranha” com US$ 50,2 milhões, em somente 13 mercados. No geral, o 26º fim de semana foi o terceiro melhor das bilheterias norte-americanas em 2012 e, o que é melhor, os lideres dos Top 10 foram filmes originais, e não franquias consagradas.
O Ursinho Ted, que ‘fala’ com seu dono e não é um filme para crianças, ultrapassou “Se Beber Não Case” na categoria de melhor estreia de uma comédia original (não franquia), tendo feito US$ 45 milhões em 2009. Foi a segunda melhor abertura de Mark Wahlberg, depois de “O Planeta dos Macacos.Ted” recebeu ‘A’ na pesquisa CinemaScore, e seu público era majoritariamente masculino (56%) e cerca de 48% dele tinha menos de 30 anos. Estreou na primeira colocação com US$ 54,1 milhões em 3239 cinemas, com uma média de US$ 16,705. O filme custou US$ 50 milhões. Como a receita da bilheteria é dividida entre distribuidores e exibidores, e o investimento em marketing corre por fora, é um alívio para os estúdios quando a bilheteria de abertura é maior do que o orçamento de produção.
Magic Mike” veio para confirmar a estrela ascendente de Channing Tatum. É ligeiramente inspirado no primeiro trabalho de Tatum, que também foi stripper no início de carreira. Aliás, o vídeo com o verdadeiro Tatum obteve milhares de acessos com a estreia de “Magic Mike. Naturalmente um filme sobre o assunto despertou tanta atenção do público feminino quanto “Ou Tudo ou Nada” (“The Full Monty”). As mulheres significaram 73% da audiência, com 43% delas com idade acima de 35 anos. O elenco inclui Matthew McConaughey e Alex Pettyfer, e o filme recebeu um nota ‘B’ na pesquisa CinemaScore. “Magic Mike” estreou na segunda colocação, com estimados US$ 39,2 milhões em 2930 cinemas, com a ótima média de US$ 13,363.
Na terceira posição ficou “Valente”, que caiu 48,7% na segunda semana, até porque - disseram as más línguas -, as mamães foram ao cinema ver os strippers em Mike”, deixando as crianças em casa. Faturou US$ 34 milhões, totalizando US$ 131,7 milhões em 10 dias.
Witness Protection foi a primeira estreia de um filme de Tyler Perry no verão. Recebeu uma nota ‘A-‘ na CinemaScore, e foi a quarta melhor abertura de um filme do diretor. Ficou na quarta posição depois de faturar US$ 26,4 milhões em 2161 cinemas, com a ótima média de US$ 12,193.
A estreia de “People Like Us, da DreamWorks e Disney, não foi das melhores. Dirigido por Alex Kurtzman, estrelando Chris Pine, Olivia Wilde, Elizabeth Banks e Michelle Pfeiffer, o drama recebeu uma nota ‘B+’ na CinemaScore, e faturou apenas US$ 4,3 milhões.
Se segurando bem na quarta semana, “Madagascar 3: Os Procurados” faturou US$ 11,8 milhões, caindo somente 40%. Já totaliza US$ 180 milhões em casa, empatando com o filme anterior. Deverá ultrapassar os US$ 193,2 milhões do filme original, de 2005, no próximo fim de semana. No mundo todo, já arrecadou US$ 424 milhões.
Em sua segunda semana, a história de ação e terror “Abraham Lincoln: O Caçador de Vampiros” caiu 63%, faturando US$ 6 milhões, e acumulando US$ 29 milhões em 10 dias.
Prometheus, em sua quarta semana, perdeu 50% da bilheteria da semana anterior, faturando US$ 4,9 milhões, totalizando US$ 118,3 milhões.
O filme independenteMoonrise Kingdom subiu no ranking para a oitava posição, graças a uma expansão de 395 para 854 cinemas. Faturou US$ 4,9 milhões, e já acumula uma renda de US$ 18,4 milhões, devendo dobrar a quantia nas próximas semanas.
Branca de Neve e o Caçador caiu 46%, faturando US$ 4,4 milhões e acumulando US$ 145,6 milhões.
Depois de oito semanas entre as 10 mais, “Os Vingadores” caiu para a 11ª posição. Faturou US$ 4,2 milhões, totalizando US$ 606,3 milhões nos EUA, e US$ 1,45 bilhão no mundo todo.
MIB – Homens de Preto 3” deverá ter a menor bilheteria da série nos EUA, mas deverá ser a maior no resto do mundo. Totaliza US$ 169,6 milhões nos EUA, e deverá fechar com uma bilheteria entre US$ 175-180 milhões. Menor do que os filmes anteriores. Mas, no exterior já arrecadou US$ 429,8 milhões elevando a bilheteria global para US$ 599,4 milhões, devendo ultrapassar a barreira dos US$ 600 no início da semana.
Balanço - Numa semana de surpresas, as três maiores bilheterias não eram continuações e os cinco primeiros colocados não eram filmes de ação. Os Top 10 somaram estimados US$ 189,9 milhões, 2% mais do que no ano passado quando “Transformers: O Lado Oculto da Lua” liderou o ranking; e 6% acima de 2010, quando “A Saga Crepúsculo: Eclipse” estreou na primeira posição. Ambos tiveram ajuda do feriado de 4 de julho.
A soma de todas as bilheterias totalizou US$ 207,7 milhões, um aumento de 3% em relação ao ano passado.
Independentes - A produção independente continuou atraindo público. Depois de “O Exótico Hotel Marigold” e “Moonrise Kingdom”, agora foi a vez de “Beasts of the Southern Wild, sem data de estreia no Brasil. Estreou com US$ 169,000 em somente quatro cinemas, com uma média por sala de US$ 42,309. Estreia pra valer em 13 de julho. Foi a 3ª melhor abertura independente do ano, atrás apenas de “Para Roma com Amor” e “Moonrise Kingdom".
Para Roma com Amor”, o último cartão postal de Woody Allen, fez US$ 750,000 em 29 cinemas (estreou em cinco na semana passsada), com uma média de US$ 25,862 por sala, totalizando US$ 1,3 milhão em 10 dias, devendo estrear no país todo nesta sexta-feira. Com Moonrise Kingdom” a caminho dos US$ 35 milhões e “O Exótico Hotel Marigold” já tendo ultrapassado os US$ 40 milhões, a produção independente tem brilhado neste verão.
Outro independente que está fazendo boa carreira é “Intocáveis”, filme francês de Olivier Nakache e Éric Toledano, que estreia no Brasil em 31 de agosto pela Califórnia. Saiu de 74 para 68 cinemas na sexta semana, mas ainda faturou US$ 316,000, perdendo somente 9% da receita. Com isso, já cruzou a marca dos US$ 2,5 milhões.
O Exótico Hotel Marigold faturou US$ 1,065,000 no fim de semana, com uma média de US$ 1,994 por sala, totalizando até agora US$ 40,385,894. Já é a maior bilheteria independente do ano, e deverá chegar aos US$ 50 milhões. Já faturou mais de US$ 125 milhões no mundo todo.
Internacional - Dois grandes filmes do verão estrearam no exterior, antes dos EUA: “O Incrível Homem-Aranha” e “A Era do Gelo 4”. A luta do Homem-Aranha contra Manny, Sid e Diego rendeu para todo mundo, e acrescentou alguns milhões de dólares às franquias de dois bilhões de dólares cada.
A Era do Gelo 4, desta vez sem a direção de Carlos Saldanha, dedicado à continuação de “Rio”, estreou em 34 países antes do lançamento nos EUA, em 13 de julho. Dominou as bilheterias em todos eles. Estreou em 9505 salas, incluindo cerca de 4200 em 3D, faturando US$ 78 milhões com uma média de US$ 8,206 por cinema, ficando na primeira posição internacional da semana. Em alguns países como Argentina, Colômbia, Peru e Chile quebrou o recorde da bilheteria de um fim de semana.
Segundo os entendidos da indústria, esses números indicam que o filme está a caminho de faturar pelo menos US$ 500 milhões. O maior sucesso da franquia é sem dúviada “A Era do Gelo 3”, de 2009, que fez uma bilheteria global de US$ 887,1 milhões, dos quais US$ 693,9 vieram do mercado internacional.
A Era do Gelo original, de 2002, faturou um total de US$ 381,8 milhões no mundo todo com a maior parte (US$ 207 milhões) vindos do exterior. A bilheteria mundial de “A Era do Gelo 2”, de 2006, subiu o faturamento global para US$ 649,5 milhões, com US$ 457 milhões obtidos no exterior.
Estreando na Ásia e em parte da Europa, “O Espetacular Homem-Aranha faturou US$ 50,2 milhões em 13 territórios, liderados pela Coréia com US$ 13,4 milhões em 1213 cinemas. Na Coréia e na Índia a bilheteria de estreia de “O Espetacular Homem-Aranha ficou 70% acima da de “Os Vingadores”. Foi a melhor abertura da Fox no Brasil, com US$ 6,8 milhões em 1010 salas. A Sony decidiu esperar o final da Eurocopa para estrear no resto da Europa, mas mesmo assim, faturou US$ 4,2 milhões em 755 cinemas da Alemanha, que não ficou para a final da Copa.
O quarto filme da franquia do Homem-Aranha ficou na segunda posição internacional, estreou em em menos salas – 6068 – com uma média por sala de US$ 8,273. Estreia nos EUA na próxima 6ª feira.
A bilheteria internacional tem sido fundamental para a série do “Homem-Aranha”. O primeiro filme, de 2002, faturou mais ou menos a mesma quantia nos EUA (US$ 403,7) e no exterior (US$ 417,9). O “Homem-Aranha 2”, de 2004, aumentou seu sucesso e bilheteria no exterior para US$ 412,7 milhões, enquanto caia em casa para US$ 373,4 milhões. O Homem-Aranha 3”, de 2007, subiu a arrecadação no estrangeiro mais ainda, chegando a US$ 554,3 milhões, contra US$ 336,5 milhões em casa.

Bilheterias norte-americanas - Filmes de Estúdio no final de semana (fonte: Rentrak)

Filme
Semana (US$)
Total (US$)
1.
O Ursinho Ted
54,107,000
54,107,000
2.
Magic Mike
39,155,000
39,155,000
3.
Valente
34,011,000
131,684,691
4.
Madeas Witness Protection
26,350,000
26,350,000
5.
Madagascar 3: Os Procurados
11,815,000
180,011,522
6.
Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros
6,000,000
29,034,193
7.
Prometheus
4,925,000
118,261,848
8.
Moonrise Kingdom
4,872,878
18,411,995
9.
Branca de Neve e o Caçador
4,405,245
145,591,165
10.
People Like Us
4,306,000
4,306,000

Bilheterias internacionais - Filmes de Estúdio no final de semana (fonte: Rentrak)

Filme
Semana (US$)
Global (US$)
Países
1.
O Ursinho Ted
78,000,000
78,000,000
34
2.
O Espetacular Homem-Aranha
50,200,000
50,200,000
13
3.
Valente
6,700,000
158,485,000
12
4.
Magic Mike
-
39,155,000
1
5.
Madagascar 3: Os Procurados
16,200,000
424,211,522
45
6.
Madea’s Witness Protection
-
26,350,000
1
7.
Branca de Neve e o Caçador
14,500,000
334,591,165
61
8.
Prometheus
6,200,000
284,761,848
59
9.
Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros
5,000,000
46,534,193
22
10.
MIB³ - Homens de Preto 3
6,400,000
599,440,086
81














Wanda de Andrade é jornalista especializada em mercado cinematográfico

Nenhum comentário:

Postar um comentário