‘Novas da
Tela’
Bilheterias crescem e amadurecem
C&N
Neste
fim
de semana,
dois filmes com censura 17 anos dominaram as bilheterias norte-americanas,
explodiram a venda de ingressos, e tornaram o último fim de semana o melhor
mês
de junho de toda a história do cinema. A comédia “O Ursinho Ted” e a comédia dramática “Magic Mike”, ambos com
censura
17 anos, tiveram um desempenho melhor do que o esperado, e o último filme da
personagem Medea de Tyler Perry, “Witness Protection”, também obteve ótimos números. Foi
a
primeira vez, na história das bilheterias norte americanas, que dois filmes
com
censura ‘R’ abriram com mais de US$ 20 milhões no mesmo
fim
de semana.
As bilheterias
internacionais também surpreenderam: “A Era do Gelo 4” abriu com
US$ 78 milhões e “O
Espetacular Homem-Aranha” com US$ 50,2 milhões, em
somente
13 mercados. No geral, o 26º fim de semana foi o
terceiro melhor das bilheterias norte-americanas em
2012 e, o que é melhor, os lideres dos Top 10 foram
filmes
originais, e não franquias consagradas.
“O
Ursinho Ted”, que ‘fala’ com
seu
dono e não é um filme para crianças, ultrapassou “Se
Beber Não Case” na categoria de melhor estreia de uma comédia
original
(não franquia), tendo feito US$ 45 milhões em 2009. Foi
a
segunda melhor abertura de Mark Wahlberg, depois de “O
Planeta dos Macacos”. “Ted” recebeu ‘A’
na
pesquisa CinemaScore, e
seu
público era majoritariamente masculino (56%) e cerca de 48% dele
tinha
menos de 30 anos. Estreou na primeira colocação com US$ 54,1
milhões em 3239 cinemas, com uma média de US$ 16,705. O
filme custou US$ 50 milhões. Como a receita da bilheteria é dividida
entre distribuidores e exibidores, e o investimento em marketing corre por
fora,
é um alívio para os estúdios quando a bilheteria de abertura é maior do que
o
orçamento de produção.
“Magic Mike” veio para confirmar a estrela
ascendente de Channing Tatum. É ligeiramente inspirado no primeiro
trabalho de Tatum, que também foi stripper no início de
carreira.
Aliás, o vídeo com o verdadeiro Tatum obteve milhares de acessos com
a
estreia de “Magic Mike”. Naturalmente um filme sobre o
assunto despertou tanta atenção do público feminino quanto “Ou
Tudo ou Nada” (“The Full Monty”). As mulheres significaram
73% da audiência, com 43% delas com idade acima de 35
anos.
O elenco inclui Matthew McConaughey e Alex Pettyfer, e o filme
recebeu um nota ‘B’ na pesquisa CinemaScore. “Magic Mike” estreou na segunda
colocação, com estimados US$ 39,2 milhões em 2930
cinemas,
com a ótima média de US$ 13,363.
Na
terceira posição ficou “Valente”, que caiu
48,7% na segunda semana, até porque - disseram as más
línguas -,
as mamães foram ao cinema ver os strippers em “Mike”, deixando as crianças em casa.
Faturou
US$ 34 milhões, totalizando US$ 131,7 milhões em 10
dias.
“Witness Protection” foi a primeira estreia de um filme
de
Tyler Perry no verão. Recebeu uma nota ‘A-‘ na
CinemaScore, e foi a quarta melhor abertura de um filme do
diretor. Ficou na quarta posição
depois de faturar US$ 26,4 milhões em
2161
cinemas, com a ótima média de US$ 12,193.
A estreia de “People Like Us”,
da DreamWorks e Disney, não foi das
melhores. Dirigido por Alex Kurtzman, estrelando Chris
Pine, Olivia Wilde, Elizabeth Banks e
Michelle Pfeiffer, o drama recebeu uma nota ‘B+’
na
CinemaScore, e faturou
apenas
US$ 4,3 milhões.
Se
segurando bem na quarta semana,
“Madagascar
3: Os Procurados”
faturou
US$ 11,8 milhões, caindo somente 40%. Já totaliza
US$
180 milhões em casa, empatando com o filme anterior. Deverá ultrapassar
os
US$ 193,2 milhões do filme original, de 2005, no
próximo
fim de semana. No mundo todo, já arrecadou US$ 424
milhões.
Em sua segunda
semana, a
história de ação e terror “Abraham
Lincoln: O Caçador de Vampiros” caiu 63%, faturando
US$
6 milhões, e acumulando US$ 29 milhões em 10 dias.
“Prometheus”, em sua quarta semana, perdeu 50% da bilheteria da
semana anterior, faturando US$ 4,9 milhões, totalizando
US$ 118,3 milhões.
O filme
independente “Moonrise Kingdom” subiu no ranking para a oitava posição,
graças a uma expansão de 395 para 854 cinemas. Faturou US$
4,9 milhões, e já acumula uma renda de US$ 18,4
milhões, devendo dobrar a quantia nas próximas semanas.
“Branca
de Neve e o Caçador” caiu 46%,
faturando US$
4,4
milhões e acumulando US$ 145,6 milhões.
Depois de oito semanas entre as 10
mais, “Os Vingadores” caiu para a 11ª
posição. Faturou US$ 4,2 milhões, totalizando US$
606,3 milhões nos EUA, e US$ 1,45 bilhão no
mundo todo.
“MIB
– Homens de Preto 3” deverá ter a menor bilheteria da série nos
EUA, mas deverá ser a maior no resto do mundo. Totaliza US$
169,6 milhões nos EUA, e deverá fechar com uma bilheteria
entre US$ 175-180 milhões. Menor do que os filmes anteriores.
Mas,
no exterior já arrecadou US$ 429,8 milhões elevando a
bilheteria global para US$ 599,4 milhões, devendo ultrapassar
a
barreira dos US$ 600 no início da semana.
Balanço - Numa semana de surpresas,
as
três maiores bilheterias não eram continuações e os cinco primeiros
colocados
não eram filmes de ação. Os Top 10 somaram estimados US$ 189,9
milhões, 2% mais do que no ano passado quando “Transformers: O Lado Oculto da Lua” liderou o
ranking; e 6% acima de 2010, quando “A
Saga Crepúsculo: Eclipse” estreou na primeira
posição. Ambos tiveram ajuda do feriado de 4 de julho.
A soma de todas as bilheterias
totalizou US$ 207,7 milhões, um aumento de 3% em
relação ao
ano passado.
Independentes - A produção
independente continuou atraindo
público.
Depois de “O Exótico Hotel Marigold” e “Moonrise Kingdom”, agora foi a
vez
de “Beasts of the Southern Wild”, sem data de estreia no
Brasil.
Estreou com US$ 169,000 em somente quatro cinemas, com uma
média
por sala de US$ 42,309. Estreia pra valer em 13 de
julho. Foi a 3ª melhor abertura independente do ano, atrás
apenas
de “Para Roma com Amor” e “Moonrise Kingdom".
“Para
Roma com Amor”, o último cartão postal de Woody Allen, fez
US$
750,000 em 29 cinemas (estreou em cinco na semana
passsada), com uma média de US$ 25,862 por sala, totalizando
US$ 1,3 milhão em 10 dias, devendo estrear no
país
todo nesta sexta-feira. Com “Moonrise Kingdom” a caminho dos
US$ 35 milhões e “O Exótico Hotel Marigold” já
tendo
ultrapassado os US$ 40 milhões, a produção independente
tem
brilhado neste verão.
Outro
independente
que está fazendo boa carreira é “Intocáveis”, filme
francês de
Olivier Nakache e Éric Toledano, que estreia no Brasil
em
31 de agosto pela Califórnia.
Saiu de 74 para 68 cinemas na sexta semana, mas ainda
faturou US$ 316,000, perdendo somente 9% da receita.
Com
isso, já cruzou a marca dos US$ 2,5 milhões.
“O Exótico Hotel Marigold”
faturou
US$ 1,065,000 no fim de semana, com uma média de US$
1,994 por sala, totalizando até agora US$
40,385,894. Já é a maior bilheteria independente do ano, e
deverá chegar aos US$ 50 milhões. Já faturou mais de US$ 125
milhões no mundo todo.
Internacional - Dois grandes
filmes do verão estrearam
no
exterior, antes dos EUA: “O Incrível Homem-Aranha” e “A
Era do Gelo 4”.
A luta do Homem-Aranha contra Manny,
Sid e Diego rendeu para todo mundo, e
acrescentou
alguns milhões de dólares às franquias de dois bilhões de dólares
cada.
“A
Era do Gelo 4”, desta vez sem a direção de
Carlos Saldanha, dedicado à continuação de “Rio”, estreou em 34 países antes
do
lançamento nos EUA, em 13 de julho. Dominou as
bilheterias
em todos eles. Estreou em 9505 salas, incluindo cerca de
4200 em 3D, faturando US$ 78 milhões com uma
média
de US$ 8,206 por cinema, ficando na primeira posição
internacional
da semana. Em alguns países como Argentina, Colômbia,
Peru
e Chile quebrou o recorde da bilheteria de um fim de semana.
Segundo os
entendidos da
indústria, esses números indicam que o filme está a caminho de faturar pelo
menos US$ 500 milhões. O maior sucesso da franquia é sem dúviada “A
Era do Gelo 3”, de 2009, que fez uma bilheteria
global de US$ 887,1 milhões, dos quais US$ 693,9
vieram do mercado internacional.
“A
Era do Gelo” original, de 2002,
faturou
um total de US$ 381,8 milhões no mundo todo com a maior parte
(US$
207 milhões) vindos do exterior. A bilheteria mundial de “A
Era do Gelo 2”, de 2006, subiu o faturamento global
para
US$ 649,5 milhões, com US$ 457 milhões obtidos no
exterior.
Estreando na
Ásia e em
parte da Europa, “O Espetacular Homem-Aranha”
faturou US$ 50,2 milhões em 13 territórios,
liderados pela Coréia com US$ 13,4 milhões em 1213
cinemas. Na Coréia e na Índia a bilheteria de estreia de
“O
Espetacular Homem-Aranha” ficou 70% acima da de
“Os
Vingadores”. Foi a melhor abertura da Fox no
Brasil, com US$ 6,8 milhões em 1010 salas. A
Sony decidiu esperar o final da Eurocopa para
estrear no resto da Europa, mas mesmo assim, faturou US$
4,2
milhões em 755 cinemas da Alemanha, que não ficou para a
final
da Copa.
O quarto
filme da franquia do
“Homem-Aranha”
ficou na segunda posição internacional, estreou em em menos salas –
6068 – com uma média por sala de US$ 8,273. Estreia nos
EUA na próxima 6ª feira.
A bilheteria
internacional
tem sido fundamental para a série do “Homem-Aranha”. O primeiro filme,
de
2002, faturou mais ou menos a mesma quantia nos EUA (US$
403,7) e
no exterior (US$ 417,9). O “Homem-Aranha 2”, de
2004, aumentou seu sucesso e bilheteria no exterior para US$
412,7 milhões, enquanto caia em casa para US$ 373,4
milhões. O “Homem-Aranha 3”, de
2007, subiu a arrecadação no estrangeiro mais ainda, chegando a
US$
554,3 milhões, contra US$ 336,5 milhões em
casa.
Bilheterias
norte-americanas - Filmes de Estúdio no final de semana (fonte:
Rentrak)
|
Filme
|
Semana
(US$)
|
Total (US$)
|
1.
|
“O Ursinho
Ted”
|
54,107,000
|
54,107,000
|
2.
|
“Magic
Mike”
|
39,155,000
|
39,155,000
|
3.
|
“Valente”
|
34,011,000
|
131,684,691
|
4.
|
“Madea’s
Witness
Protection”
|
26,350,000
|
26,350,000
|
5.
|
“Madagascar
3: Os
Procurados”
|
11,815,000
|
180,011,522
|
6.
|
“Abraham
Lincoln:
Caçador de
Vampiros”
|
6,000,000
|
29,034,193
|
7.
|
“Prometheus”
|
4,925,000
|
118,261,848
|
8.
|
“Moonrise Kingdom”
|
4,872,878
|
18,411,995
|
9.
|
“Branca de Neve
e o
Caçador”
|
4,405,245
|
145,591,165
|
10.
|
“People Like
Us”
|
4,306,000
|
4,306,000
|
Bilheterias
internacionais - Filmes de Estúdio no final de semana (fonte:
Rentrak)
|
Filme
|
Semana (US$)
|
Global (US$)
|
Países
|
1.
|
“O Ursinho
Ted”
|
78,000,000
|
78,000,000
|
34
|
2.
|
“O Espetacular
Homem-Aranha”
|
50,200,000
|
50,200,000
|
13
|
3.
|
“Valente”
|
6,700,000
|
158,485,000
|
12
|
4.
|
“Magic
Mike”
|
-
|
39,155,000
|
1
|
5.
|
“Madagascar
3: Os
Procurados”
|
16,200,000
|
424,211,522
|
45
|
6.
|
“Madea’s Witness
Protection”
|
-
|
26,350,000
|
1
|
“Branca de Neve e o
Caçador”
|
14,500,000
|
334,591,165
|
61
| |
“Prometheus”
|
6,200,000
|
284,761,848
|
59
| |
“Abraham Lincoln: Caçador
de
Vampiros”
|
5,000,000
|
46,534,193
|
22
| |
“MIB³ - Homens de Preto 3”
|
6,400,000
|
599,440,086
|
81
|
Wanda de
Andrade
é jornalista
especializada em mercado
cinematográfico
Nenhum comentário:
Postar um comentário