31 de maio de 2012

“Anjos da Lei”


Anjos da Lei
Ao mesmo tempo em que brinca com a série original, o filme a respeita.
C&N

Baseado na série dos anos 1980, “Anjos da Lei” não é bem uma adaptação fiel para o cinema da produção para a TV que revelou Johnny Depp, mas uma atualização um tanto radical para os dias de hoje. Inclusive de gênero. A ação continua (com a intensidade, a fúria e a montagem do cinema do século 21), mas se havia humor em “Anjos da Lei”, a série, sua versão cinematográfica chega a esbarrar na paródia, por algumas vezes no besteirol. Principalmente em sua primeira metade. E, haters, aqui vai a boa notícia: funciona que é uma maravilha.
Para a garotada que não conhece a história, “Anjos da Lei” acompanha as aventuras de jovens tiras se infiltrando em escolas para desvendar crimes cometidos entre os alunos. Nos intervalos das missões, os policiais se reuniam numa igrejinha abandonada em Jump Street, exatamente no número 21 (o que explica o título original).
Apesar da atualização, o que realmente diferencia o filme da série é a carga exagerada de humor. Mas que vem nas horas certas. Em certos momentos - como a brincadeira genial com as explosões como clichê do cinema de ação -, “Anjos da Lei” segura as piadas até não aguentar mais, entregando-as no momento ideal. Com Jonah Hill (“Superbad”) assinando o roteiro, não dava pra fugir muito da comédia escrachada. O importante é que, ao mesmo tempo em que brinca com a série original, ele a respeita. E muito. Há ainda uma deliciosa e inteligente inversão de valores que dá uma banana para o chatíssimo politicamente correto que dominou a nossa época. Tudo é planejado com base na intenção de atacar a tendência hipócrita da humanidade em dar as mãos ao que é considerado ‘certinho’. E “Anjos da Lei” não tem dó das regras.
Como a dupla de protagonistas está de volta à escola, o filme de Phil Lord e Chris Miller (os irônicos e talentosos cineastas responsáveis pela animação “Tá Chovendo Hambúrguer”) mostra que os novos populares são os caretas e os nerds. E numa fala agressiva e, ao mesmo tempo, sensacional, o filme justifica o atual cenário jogando toda a culpa na série “Glee”, um dos símbolos culturais dessa tendência.
Não é nada pessoal. Anjos da Lei” apenas brinca com um senso de humor que foi estranhamente proibido. Não quer saber se você pode ou não fazer em casa o que acabou de ser visto na tela. Diabos, na época de desenhos animados como Papa-Léguas, Tom & Jerry e Pica-Pau, os pais não temiam as reações de seus filhos. Talvez um ou outro. Mas não era uma preocupação generalizada, que causou inclusive mudança em letras de músicas que eram retratos de uma época, como ‘Atirei o Pau no Gato’. Cara, eu nunca botei fogo na minha casa. E olha que esse “Anjos da Lei” (o filme) seria censura livre perto do humor de clássicos oitentistas da comédia como “Apertem os Cintos, O Piloto Sumiu”,  “Loucademia de Polícia” e “Corra que a Polícia Vem Aí”.
Jonah Hill ainda pegou para si o papel principal ao lado de Channing Tatum, o maior beneficiado pelo sucesso do filme. Já faz um bom tempo que Hill não precisa mais provar nada a ninguém como comediante. A surpresa foi descobrir recentemente no garoto o talento como ator dramático, em “O Homem que Mudou o Jogo”. O caso de Channing Tatum é diferente. Péssimo (até agora) em dramas, o rapaz provou ter vocação para a comédia. Seja dividindo a cena com Jonah Hill ou com outros atores de “Anjos da Lei”, Channing Tatum chega a ser muito mais engraçado que o badalado Adam Sandler. Portanto continue assim, cara.
E fique atento para uma participação especial relâmpago no fim do filme, que passa definitivamente o bastão para Hill e Tatum. Espero que isso seja um indício de que os novos “Anjos da Lei” chegaram para ficar. Essa é a melhor comédia do ano.
Anjos da Lei(“21 Jump Street - EUA - 2012 - 109’) Direção: Phil Lord e Chris Miller Com: Jonah Hill, Channing Tatum, Brie Larson, Dave Franco, Rob Riggle, DeRay Davis, Ice Cube, Dax Flame, Chris Parnell, Ellie Kemper, Jake M. Johnson e Nick Offerman, entre outros.
Distribuição: Sony Pictures

Nenhum comentário:

Postar um comentário