28 de maio de 2012

Hiroshi Yamauchi, o homem por trás da ‘Nintendo’.


Renata’s arcade

Hiroshi Yamauchi, o homem por trás da Nintendo’.
C&N
Líder do mercado de videogames há três décadas, a gigante Nintendo tem um nome para agradecer por seu sucesso: Hiroshi Yamauchi. Presidente da empresa por incríveis 53 anos, ele comandou com mão de ferro e foi o grande responsável pela transformação da Nintendo de fabricante de cartas de baralho, para videogame – para quem não sabe, a Nintendo foi fundada em 1889 e vendia cartas, arroz e até um brinquedo chamado “Love Tester”, até o ano de 1974. Dez anos depois de sua meia-aposentadoria (ele continua a dar pitacos como acionista), é hora de relembrar sua trajetória marcante.
Após seu pai abandonar a família quando tinha cinco anos, Hiroshi foi criado pelos avós. Na época, seu avô, Sekiryo Yamauchi era o segundo presidente da Nintendo, porém Hiroshi não tinha nenhuma vontade de assumir o cargo, e preferia a vida de soldado.
Mas, quando a saúde de seu avô piorou, ele foi forçado a tomar as rédeas da Nintendo, em 1949. Ele mal tinha entrado nos seus 20 anos, porém deu passos decisivos para afirmar sua autoridade absoluta. A fabricação de cartas de baralho era a única atividade da empresa quando ele assumiu, e o novo presidente sabia que este mercado não seria suficiente para manter a empresa relevante a longo prazo. Hiroshi começou a expandir o negócio de forma agressiva, procurando novos caminhos e novas oportunidades para a Nintendo para prosseguir. A mais importante foi um acordo que fechou com a Disney, para ter licenciamento de personagens famosos como Mickey Mouse para imprimir uma nova linha de cartas de baralho. O sucesso levou Hiroshi a tomar medidas para reorientar toda a empresa, deixando para trás empreendimentos como a linha de comida e motéis, e focando no entretenimento, especialmente voltada para crianças.
Hiroshi Yamauchi já tinha quase 50 anos de idade quando a Atari criou o primeiro game, Pong. Impressionado pela novidade, ele fechou um acordo para fabricar e distribuir máquinas de Pong caseiras para o mercado japonês. Pouco tempos depois, o presidente reconheceu a necessidade de a Nintendo criar seus próprios jogos, e estabeleceu a estrutura fundamental do desenvolvimento de jogos da Nintendo. Ele foi também um cultivador de talentos, como o então garoto chamado Shigeru Miyamoto, criador de simplesmente Mario Bros., Donkey Kong, The Legend of Zelda, para citar somente alguns.
Como presidente da empresa, Hiroshi supervisionou o desenvolvimento do Nintendo 8-bit, do Super Nintendo, do Nintendo 64 e, finalmente, do GameCube. Aos 75 anos, em 2002, ele foi encorajado a aceitar a aposentadoria, e Satoru Iwata foi nomeado seu sucessor. Nos bastidores, teve fôlego ainda para dar a ideia de um dos maiores sucessos recentes da empresa, o Nintendo DS.
Uma brilhante mente, equiparável aos gênios de Walt Disney e Steve Jobs, que permanece no hall dos grandes nomes do videogame.
Renata Primavera é jornalista, editora assistente da revista Sci-Fi News.

Nenhum comentário:

Postar um comentário