‘Bilheterias
EUA e Brasil de 11 a 13 de
maio’
“Os Vingadores” dominam o cenário
internacional.
C&N
Sem
que “Sombras da Noite”
oferecesse muita resistência, “Os
Vingadores”
continuou liderando as bilheterias norte-americanas, ao mesmo tempo que
chegava
aos US$ 1 bilhão no mundo todo, em apenas 19 dias de
exibição. A última excentricidade da dupla Tim
Burton/Johnny
Depp, “Sombras da Noite”,
estreou na segunda colocação como esperado, mas com um público
menor do que previsto, enquanto muitas continuações tiveram quedas menores
do
que as antecipadas.
Em seu
segundo fim de semana, “Os
Vingadores”
perdeu
somente 50% da bilheteria de estreia, e faturou US$ 103,1
milhões. É o melhor segundo fim de semana da história do cinema. “Avatar” era
o
recordista anterior, com US$ 75,6 milhões, enquanto “Batman - O Cavaleiro das Trevas”
chegou perto há quatro anos atrás, com US$ 75,2
milhões.
Em 10 dias de carreira, “Os
Vingadores”
faturou, somente nos EUA, US$ 373,1milhões, a
melhor
bilheteria acumulada em 10 dias, superior à de “Batman - O Cavaleiro das
Trevas”,
que
estava em US$ 313,8 milhões. Mas, se descontarmos o aumento
dos
ingressos e o preço mais alto das entradas dos cinemas 3D, o
público do Batman foi
maior.
A turma de Nick
Fury já é
a
18ª maior bilheteria de todos os tempos. Com a proximidade do feriado
do
Memorial Day e das férias de verão, que se iniciam na próxima
semana, “Os
Vingadores”
está
caminhando para se tornar a 3ª maior bilheteria de todos os tempos, atrás
apenas
de “Avatar” e “Titanic”.
Com a
ajuda dos cinemas 3D e dos Imax.
Comparando
às projeções, “Os
Vingadores” ficou um pouco acima dos US$ 98 milhões previstos
e
“Sombras da Noite”
estreou
um pouco abaixo das previsões em torno de US$ 38 milhões.
“Os
Vingadores” é o quinto filme de
bilhão de
dólares da Disney, seguindo “Piratas do Caribe: O Baú da Morte”.
(US$
1,066 bilhão), “Toy Story 3” (US$ 1,063 bilhão), “Piratas do Caribe: Navegando em Águas
Misteriosas”
(US$
1,044 bilhão) e “Alice no País das
Maravilhas”
(US$
1,024 bilhão). Nenhum outro estúdio tem mais que dois filmes de bilhão de
dólares.
“Sombras da
Noite” estreou na segunda
colocação
com US$ 29,7 milhões. Com uma média por sala de US$
7,906 num grande número de cinemas - 3755 -, a refilmagem
da
série de TV da década de 1960, só atraiu os saudosistas.
Pesquisa
da Warner Bros. mostrou
que
57% do público era composto por mulheres, com 73% com idade
superior a 25 anos. Suas críticas não foram favoráveis, e a pesquisa
CinemaScore na saída dos cinemas
deu
uma nota ‘B-’ ao filme.
A comédia “Think Like a Man”
caiu
somente 28% e ficou na 3ª colocação, seguida de “Jogos Vorazes”,
que
caiu apenas 19% e já totaliza US$ 387 milhões em oito
semanas.
Zac Efron continuou atraindo as
mullheres em “Um
Homem de Sorte”,
que
caiu apenas 24%, enquanto o filme infantil “Piratas Pirados!”
caia
43%. A comédia “Cinco Anos de Noivado”
perdeu
34% da receita e totaliza US$ 24,6milhões.
Independentes - O lançamento independente
“O
Exótico Hotel Marigold”
estreou
em diversas cidades grandes, e acabou entre os Top 10 na 8ª
colocação, faturando US$ 2,7 milhões em 178
cinemas, com a ótima média por sala de US$ 15,012. O
filme
estrelado por Judi Dench e Maggie Smith recebeu ótimas
críticas e foi uma alternativa certeira para o público mais velho, que não
está
interessado em super-heróis. Expande para mais salas na próxima sexta-feira.
Por causa de seu público alvo,
ninguém
esperava que “O
Exótico Hotel Marigold”
fizesse
o mesmo sucesso dos independentes “Meia-Noite em Paris” ou
“Os
Descendentes”,
mas
sua bilheteria no último fim de semana faz prever que o filme poderá chegar
a
mais de US$ 3 milhões em 10 dias, e as estimativas de chegar aos
US$
20 milhões já não parecem tão distantes. Afinal, um aumento de
bilheteria de
263% entre o primeiro e o segundo fim de semana dão margem para as
previsões mais otimistas.
“Where Do We Go
Now”,
da
Sony Pictures
Classics,
faturou US$ 15,000 em três
cinemas
Nova York e Los Angeles. O filme foi premiado na mostra
‘Un
Certain Regard’, em Cannes no ano passado, mas a
Sony só o comprou depois do filme ganhar o prêmio do público
em
Toronto. Os três filmes premiados em Toronto anteriormente,
“O
Discurso do Rei”,
“Preciosa - Uma História de Esperança” e
“Quem
Quer Ser Um Milionário”
foram
grandes sucessos. O filme não recebeu muitas críticas favoráveis, e sua
estreia
foi inferior à do primeiro filme da diretora libanesa Nadine Labaki,
de
“Caramelo”,
que
faturou pouco mais de US$ 1 milhão no total.
“O Que Eu Mais
Desejo” (“Kiseki”),
filme japonês que estreia no
Brasil
amanhã, fez menos de US$ 10,000 em cinco
salas. Os dois filmes anteriores de Hirokazu Kore-Eda, “Ninguém Pode Saber” e
“Still Walking”,
abriram um pouco melhor, com críticas mais favoráveis. Mas as boas críticas
recebidas por “O
Que Eu Mais Desejo” (79
pontos na Metacritic) faziam prever um desempenho melhor.
Internacional - “Os
Vingadores” bateu
“Sombras da
Noite” também no exterior.
Faturou
US$ 93,8 milhões em seu terceiro fim de semana, acumulando uma
bilheteria de US$ 628,9 milhões. Já ultrapassou os três filme do
“Homem-Aranha” e do “Batman” e se tornou o filme de super-heróis
mais
bem sucedido de todos os tempos. “Sombras da Noite”
abriu com US$ 36,7 milhões em 5760
cinemas, em 42 países. Um bom resultado, mas que ficou abaixo
das
expectativas. Em alguns países da Europa, incluindo a França,
onde
Johnny Depp vive, ficou na primeira colocação. E também
na
Rússia. Estreia no Brasil e no México em
22
de junho.
“American
Pie: O
Reencontro”, o quarto
filme
da série iniciada em 1999, já
é a
maior bilheteria internacional da franquia. Ficou na 3ª
colocação
na semana internacional. Somando à bilheteria doméstica, “American
Pie: O Reencontro” já faturou mais de US$
200
milhões no mundo todo.
“Anjos da
Lei” faturou US$ 2,9
milhões em 1726 salas, de 42 países,
elevando
sua bilheteria total para US$ 49 milhões. À mesma altura, “Titanic 3D”
faturou US$ 2,4 milhões em 1546 cinemas,
de
39 países. “Anjos da Lei” totaliza US$ 282,3
milhões no exterior.
“Um Homem de
Sorte”, a comédia
romântica estrelada por Zac Efron, faturou US$
2,4 milhões em 1605 salas, de 27 mercados,
totalizando
US$ 22,7 milhões. “Piratas Pirados”, em
exibição em 3027 cinemas de 59
países,
faturou US$ 2,2 milhões, totalizando US$ 74,6
milhões no exterior.
“Battleship
- A Batalha dos
Mares” abriu na América
Latina no último fim de semana, mas faturou somente US$ 11,1
milhões, totalizando US$ 215,2 milhões. Saiu-se bem no
México (US$ 3,1 milhões) e no Brasil (US$ 1,6 milhão), embora
enfrentasse “Os
Vingadores” nos
dois países. É possível que enfrente o mesmo problema quando estrear, na
próxima
sexta-feira, nos EUA.
Balanço - As 10 maiores
bilheterias da semana
faturaram
estimados US$ 159,5 milhões, o que significa um aumento
de
26% com relação ao ano passado, quando um dos
Vingadores,
“Thor”,
continuava liderando com US$ 34,7 milhões, e 23% acima
de
2010, quando outro Vingador, o “Homem de Ferro 2”
liderava
com US$ 52 milhões.
Bilheterias -
Filmes de Estúdio no final de semana (fonte:
Rentrak)
Filme
Semana
(US$)
Bilheteria Total
(US$)
“Os Vingadores”
103.052.274
373.071.647
“Sombras da Noite”
29.685.274
29.685.274
“Think Like a Man”
5.816.108
81.432.840
“Jogos Vorazes”
4.505.362
387.007.048
“Um Homem
de Sorte”
4.107.492
53.788.233
“Cinco anos
de
Noivado”
3.314.010
24.623.420
“Piratas
Pirados”
3.143.442
23.047.000
“O Exótico Hotel
Marigold”
2.672.140
3.744.656
“Chimpanzee”
1.755.507
25.717.478
“Safe”
1.447.174
15.717.429
Bilheterias Brasil - Nem as estreias de “Battleship - A Batalha dos Mares”,
baseado no popular jogo de batalha naval, e do bem cotado desenho
“Piratas
Pirados”, foram capazes de destronar “Os
Vingadores” da
primeira posição no ranking Brasil das
maiores bilheterias do fim de semana de 11 a 13
de
maio.
A 3ª estreia
da
semana foi “O
Exótico Hotel Marigold”,
que
ficou na 8ª posição.
“Os
Vingadores”, na terceira
semana de exibição, saiu de cartaz em 30 cinemas, mas ainda
pode
ser visto em 926 salas. Perdeu somente 28% da receita,
faturando
US$ 6,420 milhões. Apesar do amplo circuito para o
Brasil, fez a maior média por sala da semana, US$
6,934.
“Battleship
- A Batalha dos
Mares” foi lançado em
510
salas, fez uma média de US$ 2,699 por sala e
faturou
US$ 1,376 milhão.
“Piratas
Pirados!” estreou em 260 salas, fez
uma
média por sala de US$ 3,429 e totaliza
US$
891,556.
“American
Pie: O
Reencontro”, na
quarta semana, continuou
em
cartaz em 207 salas (-27). Fez
uma
média por
sala de
US$ 1,927, e
acumula uma
bilheteria de
US$ 7,223,241.
“Paraisos
Artificiais”, filme
nacional
de Marcos Prado, perdeu
metade
da bilheteria de estreia, que aconteceu na semana anterior. Saiu de cartaz
em
seis salas, mas permaneceu em cartaz em outras 226, com uma
receita média por
sala de
US$ 1,118.
“Anjos da
Lei”,
em
cartaz
há duas semanas, perdeu 67,1% da
bilheteria, depois de
sair
de cartaz em 19 salas,
permanecendo
em 185.
“Um Homem de
Sorte”, também na
segunda semana de exibição, está em cartaz em 158 salas e faturou
US$ 192,004. Depois de
abrir para mais três salas, fez uma média de US$ 1,215 por
sala. Totaliza US$ 798,642.
“O Exótico Hotel
Marigold” foi lançado
em
apenas 42 salas, mas fez a
segunda melhor média por
sala da semana:
US$ 3,800. Esperemos
que
repita o sucesso norte-americano, e aumente sua receita e seu parque
exibidor na
próxima semana. Com tal elenco, merece.
“Espelho, Espelho
Meu”, há seis
semanas
em cartaz, perdeu 133 salas, mas ainda
ficou com 151, faturando
US$ 555. Totaliza
US$ 9,571,502.
E,
por último, “Xingú”, que há seis
semanas permanece entre as 10 mais da semana. Ainda está em cartaz em
57 salas e faturou
US$ 552,
totalizando
US$ 1,986,740.
Bilheterias
Brasileiras - Filmes de Estúdio no final de semana
(fonte:
BoxofficeMojo)
Filme
Semana
(US$)
Bilheteria Total
(US$)
“Os Vingadores”
6.420.887
43.955.897
“Battleship - A Batalha dos
Mares”
1.376.462
1.376.462
“Piratas Pirados”
891.596
891.596
“American Pie:
o Reencontro”
398.891
7.223.241
“Paraísos
Artificiais”
252.583
1.098.099
“Anjos da Lei”
201.300
1.100.757
“Um Homem de Sorte”
192.004
798.642
“O Exótico Hotel
Marigold”
159.586
161.307
“Espelho, Espelho Meu”
83.864
9.571.502
“Xingu”
31.480
1.986.740
Wanda de
Andrade é jornalista especializada
em
mercado
cinematográfico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário